Você sabe montar uma escala de trabalho eficiente para a sua organização?

Saiba como uma boa gestão de recursos humanos é importante e aprenda a desenvolver uma escala de trabalho eficiente para a sua organização.

Como montar uma escala de trabalho

Montar uma escala de trabalho pode ser um desafio para muitos gestores. Porém, esse é um fator muito importante a ser considerado, pois é através dele que os objetivos de desempenho de uma organização podem ser alcançados.

Quer saber como criar uma escala de trabalho eficiente para a sua empresa?

Continue lendo esse artigo para aprender:

  • O que é uma escala de trabalho e qual sua importância?
  • A importância de uma boa gestão de recursos humanos;
  • Dicas para montar uma escala de trabalho eficiente.

O que é uma escala de trabalho e qual sua importância?

A escala de trabalho é uma ferramenta de distribuição dos funcionários de uma empresa, de acordo com os turnos de trabalho.

Os termos “escala de trabalho” e “jornada de trabalho” podem ser facilmente confundidos, mas eles não significam a mesma coisa. A jornada de trabalho é a carga horária que o trabalhador está destinado a cumprir.

Já a escala de trabalho é a organização entre essas jornadas dos trabalhadores, estabelecendo em quais dias e horários eles vão cumprir a sua jornada trabalhista, sendo distribuídos em diferentes turnos.

Um exemplo que ilustra essa diferença é o serviço de vigilância 24 horas de um edifício residencial. Geralmente, cada funcionário cumpre a jornada 12x36, trabalhando 12 horas e tendo um período de descanso de 36 horas.

Desta forma, para que o serviço de vigilância seja cumprido 24 horas por dia, é necessário que seja estabelecida uma escala de trabalho entre 4 funcionários trabalhando na jornada 12x36 cada.

Para organizar uma escala de trabalho, é necessário seguir a legislação estabelecida pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina as jornadas de trabalho permitidas para os colaboradores.

Um ponto muito importante que também deve ser considerado é a questão da ergonomia, que é regulamentada pela NR 17.

No exemplo citado anteriormente, no caso de uma pessoa que faz o serviço de vigilância, a jornada de trabalho noturna pode causar alguns danos ao trabalhador, como alterações no sono, cansaço físico e mental e a diminuição da produtividade.

Por isso, realizar uma escala de trabalho entre os colaboradores é muito importante para o bem-estar e a motivação dos mesmos, além de contribuir diretamente na qualidade do trabalho realizado por eles.

Mas você sabia que uma escala de trabalho eficiente é consequência de uma boa gestão de recursos humanos? Continue lendo esse artigo que vamos explicar melhor!

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

A importância de uma boa gestão de recursos humanos

A gestão de recursos humanos é uma das maiores dificuldades enfrentadas pelas empresas atualmente. Porém, é através dela que os objetivos organizacionais podem ser atingidos de forma eficiente.

Uma boa gestão de pessoas engloba várias questões relevantes ao trabalhador, como a remuneração, a motivação e a satisfação com o trabalho, a capacitação dos colaboradores, entre outras.

Desta forma, para que a gestão de pessoas seja mais estratégica, algumas práticas se fazem necessárias, como:

  • Direcionamento de talentos: consiste na alocação de pessoas certas nas atividades certas;
  • Premiações e reconhecimentos: fazem com que o colaborador se sinta valorizado e, consequentemente, esteja mais motivado a desempenhar as suas tarefas;
  • Alinhamento de propósitos: auxiliar no processo de engajamento do time com o propósito da empresa; e
  • Remuneração atrativa: disponibilizar salários competitivos frente ao mercado.

Uma das funções de um gestor de pessoas também é organizar a escala de trabalho entre os funcionários. Isso deve ser feito visando o bem estar do colaborador e, consequentemente, aumentando a sua produtividade.

Sendo assim, é de extrema importância que a gestão de recursos humanos de uma organização seja realizada de forma a alinhar os colaboradores com o planejamento estratégico da empresa.

Agora que você já sabe a importância de uma boa gestão de pessoas nas organizações, e entende o papel da escala de trabalho nessa gestão, confira algumas dicas para conseguir montar uma escala de trabalho eficiente.

Dicas para montar uma escala de trabalho eficiente

Uma escala de trabalho eficiente reflete no bom desempenho dos funcionários e, sem dúvidas, no crescimento da empresa. Para que você consiga criar e implementar uma escala de trabalho eficiente, os seguintes passos são importantes:

  • Cadastro dos funcionários;
  • Definição das jornadas de trabalho necessárias;
  • Separação dos horários de descanso;
  • Avaliação da equipe de trabalho; e
  • Definição da escala.

Cadastro dos funcionários

O primeiro passo para montar uma escala de trabalho eficiente é realizar um cadastro dos funcionários. Nesse cadastro, é importante conter o nome do colaborador e qual é a função cumprida por ele na organização.

Esse cadastro pode ser feito por meio de uma planilha no Excel, que otimiza muito o processo. Além disso, realizar esse controle por meio de uma planilha eletrônica torna o processo de correção ou alteração da escala de trabalho muito mais rápido.

Definição das jornadas de trabalho necessárias

Após o cadastro dos colaboradores da equipe, é necessário definir as jornadas de trabalho que cada um deverá cumprir. Essas jornadas são regulamentadas pela CLT e não devem ser desobedecidas.

Neste passo, deve ser feita uma avaliação da necessidade de quais turnos serão estabelecidos e cumpridos pelos trabalhadores, para que seja definido em quais jornadas de trabalho eles precisarão atuar.

Separação dos horários de descanso

Em conjunto com a definição das jornadas de trabalho, também devem ser estabelecidos horários de descanso aos colaboradores.

Esses períodos de descanso também são regulamentados pela CLT e incluem os períodos intrajornada, como o horário de almoço, e os períodos interjornada, que são os períodos de descanso entre um turno de trabalho e outro.

Avaliação da equipe de trabalho

Nesse passo, é necessário avaliar as habilidades e as afinidades dos colaboradores para dividi-los em tarefas e cargos compatíveis com isso.

Outra questão importante que deve ser avaliada é a agilidade de cada pessoa, para que a tarefa destinada a ela seja compatível com o tempo que ela consegue
realizar.

Um exemplo disso, é colocar os trabalhadores mais ágeis em turnos de maior movimento, visando melhorar a performance do atendimento ao cliente.

A análise desses fatores possibilitará a criação de uma escala de trabalho muito mais alinhada e eficiente.

Definição da escala

Após a execução dos passos citados anteriormente, criar sua planilha de escala de trabalho fica muito mais simples, não é mesmo?

Basta seguir essas dicas, avaliando qual é o horário de funcionamento da sua empresa, quais são as jornadas de trabalho a serem cumpridas e quais são os horários de maiores demandas.

Além disso, a escala de trabalho deve ser revisada periodicamente, analisando se ainda está compatível com as necessidades da organização, ou se precisa de alguma alteração.

Essas práticas farão com que a sua escala de trabalho esteja alinhada com os objetivos da empresa, contribuindo para a melhor gestão dos recursos humanos e, consequentemente, para o crescimento da organização.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

1 Resposta

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração