8 dicas para escolher um aplicativo de banco de horas

Quer adquirir um aplicativo de banco de horas e não sabe como escolher? Preparamos algumas dicas do que não pode faltar no app da sua empresa, tornando o registro de horas mais moderno e funcional.

Aplicativo de banco horas

A tecnologia traz cada vez mais novidades para ajudar e aprimorar as atividades do dia a dia. E as empresas não ficam de fora, já que surgem constantemente softwares e aplicativos que melhoram a praticidade nas organizações.

Entre as ferramentas de RH, o aplicativo de banco de horas é um sucesso, funcionando por meio de um dispositivo móvel de fácil acesso e indispensável nas empresas que necessitam da mobilidade corporativa.

É claro que o mercado possui muitas opções de controle de banco de horas, por isso é necessário estar atento aos benefícios que cada um oferece para escolher a ferramenta ideal — e é nesse ponto que vamos ajudá-lo hoje.

Confira!

Aplicativo para banco de horas: como escolher o ideal em 8 passos

Existem muitos tipos de app de banco de horas, cada um com diversas funções e características que podem ser utilizadas para melhorar o controle de tempo de serviço dos colaboradores.

Essa diversidade pode tornar mais difícil a decisão de adquirir um dos sistemas disponíveis, por isso separamos as principais funcionalidades que não podem faltar no aplicativo da sua empresa.

O download da Planilha de Horas completa começou automaticamente.

Caso não tenha iniciado,
clique aqui para baixar.

1.  Facilidade de uso

O aplicativo deve servir para melhorar o procedimento de entrada e saída de funcionários da empresa, certo? Por isso, o registro precisa estar disponível online e offline, ou seja, com ou sem acesso à internet. É necessário pensar nos colaboradores que constantemente viajam a negócios ou acabam prestando seus serviços em regiões mais afastadas.

2.  Redução de custos

Pense bem: essa forma de controlar as horas não utiliza papel, tinta, cartões e reduz o risco de perdas e erros. Optar por um aplicativo deve sempre gerar economia, pois os eventuais problemas são solucionados com a manutenção da assistência técnica, gerando menor custo — quando não gratuita, dependendo da empresa contratada.

3.  Segurança dos dados

Outra vantagem que o seu aplicativo de ponto tem é a eliminação de fraudes, pois com o uso da tecnologia é muito mais seguro para a empresa controlar a presença verdadeira do colaborador, já que é difícil enganar o sistema. Ele também é imune aos erros humanos, ao contrário de um controle manual.

4.  Emissão prática de relatórios

O aplicativo é capaz de emitir relatórios completos sobre entradas, saídas, atrasos, faltas, horas extras, entre outros dados referentes às jornadas de trabalho registradas em seu sistema, facilitando o trabalho do RH da empresa na hora de efetuar pagamentos ou confirmar informações que geram dúvidas.

5.  Fácil manuseio

Leve em consideração que alguém na empresa pode ter dificuldade em lidar com tecnologia ou, ainda, imagine precisar realizar treinamentos ou constantes explicações devido a complexidade para o registro das horas? Seria chato, né?

Por isso é tão importante o uso de uma ferramenta acessível para todos os colaboradores. Na hora da escolha, observe a interface do aplicativo, quanto mais intuitiva e explicativa, melhor.

6.  Gestão de escalas de trabalho

Se a empresa trabalha com diferentes escalas de trabalho, é possível adaptá-las e modificá-las com rapidez através do aplicativo, representando uma excelente otimização para o aumento da produtividade de quem está dentro ou fora da organização.

7.  Uso de qualquer dispositivo para o controle de ponto

Atualmente, o mercado de sistemas operacionais em dispositivos móveis estão focados em Android e iOS, sendo extremamente necessário que o aplicativo seja compatível com ambos os sistemas, para estar acessível para qualquer aparelho que os colaboradores e gestores possuírem.

8.  Registro de faltas e atrasos

O objetivo de um app banco de horas é facilitar todos os procedimentos que envolvem os dados do funcionário. Portanto, se o sistema permitir o lançamento de faltas justificadas, atrasos e atestados médicos, pode ser considerado completo. Isso significa que, cada vez que fechar o mês, não será necessário correr atrás de informações perdidas ou incompatíveis.

Afinal, qual a importância do controle de horas?

A ausência de uma forma segura de registro pode gerar a inconsistência de dados, levando a descontos desnecessários da folha de pagamento de um colaborador, uma cobrança desleal de um funcionário e até mesmo processos trabalhistas na empresa devido aos pagamentos indevidos.

Sem o uso de um banco de horas confiável, a organização não conseguirá provar como chegou a determinados valores. Por isso, quanto mais dados for possível armazenar em um só local, mais abrangente for a solução de um aplicativo, melhor para todos que trabalham na empresa.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário