Como escolher o sistema de ponto online ideal para empresa?

Modernizar o registro de ponto da sua equipe nunca foi tão fácil: descubra como escolher o melhor sistema de ponto online para atender a demanda do seu negócio!

Imagem de uma mulher sorridente segurando um tablet que possui um sistema de ponto eletrônico.

O ponto online é uma forma moderna e segura de controlar e gerir a jornada de trabalho de seus colaboradores. Para escolher o melhor sistema do mercado, garanta que a solução funcione de acordo com a lei, mantenha seus dados seguros e seja fácil de usar.

Esse recurso permite o registro da frequência de cada funcionário e sincroniza os dados em tempo real, desde que haja conexão com a internet. Do contrário, a sincronização acontece assim que o dispositivo for conectado à rede.

O modelo online é, inclusive, uma das principais opções que suprem as necessidades de todas as modalidades de trabalho adotadas por uma empresa, em especial os formatos híbrido e remoto de trabalho, que, mesmo sendo executados fora da sede física, precisam manter o controle da jornada em dia.

Em resumo, o registro em tempo real é a cara século XXI: você está pronto(a) para subir mais um degrau na escada de transformação digital da sua empresa? Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Ponto online: como funciona?

O ponto online funciona da seguinte forma: a empresa contrata um software de controle de ponto eletrônico e cadastra a equipe na plataforma, os funcionários, por sua vez, fazem o download do aplicativo e, por meio de login e senha, biometria ou reconhecimento facial, registram o ponto online enquanto o sistema sincroniza os dados em tempo real.

Fácil, né? É porque o ponto digital nada mais é do que um software que recorre à internet para coletar informações de ponto dos colaboradores da empresa. Para manter a operação segura, o sistema utiliza o recurso do ponto por geolocalização para estabelecer um tipo de cerca virtual, delimitando os lugares de onde o ponto pode ser batido.

Na Coalize, o recurso funciona assim:

  1. O(a) gestor(a) se encarrega de fazer o primeiro login na plataforma e cadastrar todos os funcionários no sistema.
  2. Os líderes pedem a todos os colaboradores que acessem o link enviado nos seus próprios celulares. Também dá para disponibilizar o ponto via tablets suspensos na parede e/ou mesa de entrada da sede.
  3. A região em que os funcionários podem registrar o ponto é delimitada diretamente pelo painel gestor, assim como as jornadas de trabalho e a configuração de carga horária conforme as regras do expediente do time ou de toda a empresa, que devem ser feitas pelo mesmo painel.
  4. Por fim, cabe à gestão controlar os turnos, horas extras e faltas dos colaboradores em tempo real.
  5. Na hora de fechar o pagamento, o sistema também automatiza a folha de ponto e o holerite, para que você os distribua para os colaboradores assinarem digitalmente também pela própria plataforma.

Para que tudo isso funcione perfeitamente, basta que o ponto seja coletado e sincronizado. Desse jeito, todos os dados serão armazenados na nuvem e poderão ser acessados quando e de onde você quiser.

E quais são os tipos de ponto online?

No vocabulário juridiquês, o ponto digital online pode ser classificado como Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A) ou Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P). Ambos devem seguir as regulamentações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), principalmente o que é definido na Portaria 671.

Entenda cada um deles em detalhes.

Registrador Eletrônico de Ponto Alternativo (REP-A)

O REP-A funciona por meio de um sistema ou aplicativo instalado em dispositivos móveis, e seu uso só é liberado se aprovado em acordo coletivo ou convenção de trabalho. Com ele, é possível acompanhar a jornada de trabalho, horas extras e a frequência da equipe.

Registrador Eletrônico de Ponto via Programa (REP-P)

O REP-P também é um software de ponto que permite que os colaboradores façam os registros e acompanhem sua jornada de trabalho por meio de um sistema online de forma instantânea, e a sua principal diferença em comparação ao modelo anterior é que o REP-P não necessita de aprovação por acordos ou convenções.

Por outro lado, esse tipo de sistema tem que ter um registro no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) para funcionar.

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13 vantagens do ponto online para empresa e empregado

O ponto online é democrático e permite que sua empresa controle as horas trabalhadas de todos os funcionários, sem exceção. De casa ou do escritório, a liberdade para bater e acompanhar o ponto do time é um dos pontos mais fortes de contar com essa tecnologia.

Confira, a seguir, mais benefícios do modelo!

  1. Permite o controle de jornadas híbridas e remotas.
  2. Proporciona o controle em tempo real de todas as entradas, saídas, intervalos e horas extras da equipe.
  3. Diminui a ocorrência de erros e rasuras no registro de jornada.
  4. Protege sua empresa de possíveis fraudes na hora do registro.
  5. Entrega um controle maior das horas extras (para a empresa e para o funcionário).
  6. Centraliza as informações relacionadas ao ponto em um só lugar.
  7. Conta com segurança jurídica, uma vez que marca e emite comprovante de ponto com precisão.
  8. Reduz custos com a compra e manutenção de equipamentos de ponto.
  9. Agiliza o registro de ponto no fim do expediente.
  10. Moderniza e otimiza a gestão do RH.
  11. Torna a emissão da folha de ponto mais rápida.
  12. Aumenta a disciplina e assiduidade dos colaboradores.
  13. Possibilita o upload de atestados médicos no aplicativo de ponto, a fim de justificar faltas em tempo real.

Ok, as vantagens da ferramenta são inegáveis, mas como saber se o software que você está de olho está alinhado com a lei? A resposta vem logo abaixo!

O que diz a lei sobre o ponto online?

A Portaria 671, normativa mais atualizada sobre o assunto, foi publicada em 2021, trazendo clareza sobre a utilização do ponto online e estabelecendo regras para sua implementação. A lei trata também de temas relacionados à Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

No entanto, o ponto online é regulamentado desde que a Portaria 373 (agora substituída pela 671) foi publicada em 2011! A partir dessa primeira publicação, o uso de softwares para gestão de ponto foi liberado, e o registro de jornada se tornou mais prático e moderno.

Os principais pontos defendidos pela legislação para o formato são os seguintes:

  • o REP-A só pode funcionar se aprovado em acordo coletivo ou convenção de trabalho;
  • todo ponto online deve ser capaz de emitir comprovante de registro, seja em formato impresso ou eletrônico;
  • todos os registros de ponto devem gerar um Arquivo Fonte de Dados (AFD) e um espelho de ponto eletrônico;
  • o espelho deve conter identificação do empregador, do empregado, data de emissão e período do relatório, horário e jornada contratual do empregado, marcações efetuadas e marcações tratadas (incluídas, desconsideradas e pré-assinaladas) e duração da jornada realizada; e
  • não é permitido nenhum tipo de restrição sobre a marcação de ponto dos colaboradores, assim como a empresa não pode abrir nenhum tipo de permissão para os funcionários alterarem ou deletarem seus registros.

Se você concorda com os pontos delimitados acima, é só seguir para o tópico abaixo e conferir as dicas infalíveis dos especialistas Coalize para escolher o melhor ponto online para seu negócio e para os seus colaboradores!

Como escolher ponto online para empresa em 5 passos simples

Para escolher o melhor ponto online do mercado, você precisa garantir que a ferramenta esteja de acordo com a lei, pesquisar sobre reputação desse sistema na praça, entender se a plataforma é segura e fácil de usar e, se possível, testá-la antes de fechar o contrato.

1. Certifique-se de que a ferramenta esteja dentro do que exige a lei

Este será o momento de usar tudo o que você aprendeu com este artigo e garantir que a empresa contratada esteja de acordo com a Portaria 671. A identificação da empresa e do colaborador no registro de ponto e a emissão do comprovante digital ou impresso são exemplos de funcionalidades previstas em lei que não podem faltar.

2. Pesquise sobre a reputação do sistema de ponto online no mercado

Avaliações no Google, no PROCON, comentários nas redes sociais da empresa e conversas com usuários atuais e antigos da solução podem ajudar você a tomar a melhor decisão. Pontos como experiência, satisfação e confiabilidade devem ser avaliados.

3. Contrate uma ferramenta que leve a segurança de dados a sério

Os dados da empresa e das pessoas que trabalham com você devem ser protegidos a todo custo, por isso, é importante que o software se preocupe com o tópico e esteja adequado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

A LGPD traz regras rígidas do que as empresas podem ou não fazer com os dados recolhidos. Esse é um ponto inegociável. Esteja atento(a)!

4. Escolha uma plataforma intuitiva e fácil de usar

Garanta que o software contratado conte com uma interface amigável e acessível, afinal, nem todos os funcionários da sua empresa terão a mesma maturidade digital, portanto, opte por uma plataforma com linguagem simples e navegação intuitiva.

5. Experimente a ferramenta antes de decidir

Solicite uma demonstração e, se possível, teste a ferramenta antes de decidir se deseja continuar trabalhando em parceria com o sistema. A Coalize, por exemplo, permite o teste gratuito do seu controle de ponto online!

Para experimentar a solução, basta acessar a plataforma, fazer o cadastro e o login no site, cadastrar seus colaboradores e começar a aproveitar ainda hoje os benefícios de fazer parte da família Coalize. Conte com a gente para otimizar a rotina de RH na sua empresa.

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