A cerca virtual é uma tecnologia que define um limite geográfico para registrar a jornada de trabalho dos colaboradores. Funciona assim: o sistema utiliza a localização do celular ou dispositivo do funcionário para verificar se ele está dentro da área permitida, como o local da empresa ou um ponto específico acordado em contrato.
Com essa funcionalidade, o trabalhador em questão só consegue registrar a jornada dentro desse perímetro, garantindo um maior controle do que foi acordado e evitando maiores problemas.
Conheça agora essa ferramenta e descubra como ela promete facilitar o controle de jornada, além de se familiarizar com seus benefícios e entender como implementá-la no seu negócio.
O que é a cerca virtual?
A cerca virtual é uma tecnologia de rastreamento que usa dados de localização para delimitar uma área geográfica na qual um colaborador pode efetuar seu registro de ponto.
Ela é bem comum em empresas que fazem uso do ponto eletrônico no celular ou tablet, e torna tudo muito mais ágil principalmente nos escritórios, evitando filas frente a relógios de ponto em horários de maior movimento, como o almoço.
Com a facilidade de registrar horários por esses dispositivos, algumas pessoas mal-intencionadas tiram proveito da situação, fraudando o ponto online ao marcar os horários de entrada e saída quando nem estão na empresa.
Acredite: por mais forte que seja a cultura da transparência em uma empresa, pode acontecer de funcionários tentarem burlar a jornada de trabalho, seja saindo mais cedo ou demorando mais a voltar de um intervalo intrajornada.
E é justamente para evitar isso que serve a cerca virtual: ao criar um perímetro virtual com essa tecnologia, você consegue configurar uma região para o registro de ponto, fazendo com que ele só seja autorizado caso o funcionário esteja dentro do raio delimitado.
Agora, se na sua empresa as pessoas trabalham de casa, pode ficar tranquilo(a) que também é possível usar a ferramenta! Confira, a seguir, algumas ideias de onde utilizá-la.
Onde utilizar a cerca virtual?
Essa tecnologia pode ser usada em escritórios, obras, lojas, nos endereços de funcionários que trabalham remotamente ou em qualquer outra área escolhida pela empresa.
- Escritórios: permita que o trabalhador registre entradas ou saídas apenas nas dependências da empresa, dificultando a vida de qualquer mal-intencionado que queira fraudar os horários.
- Lojas e filiais: monitore a presença dos funcionários em mais de uma unidade e, se um funcionário for para uma filial dar um treinamento, você pode permitir que ele marque presença de lá mesmo. Basta criar uma autorização em cada uma das unidades.
- Trabalho remoto: registre os endereços dos funcionários que trabalham em casa ou em um determinado coworking, garantindo que estejam no local combinado em contrato para executar suas funções.
Com essas delimitações, o sistema não permite que o ponto seja batido de fora do perímetro autorizado, garantindo um controle de ponto livre de fraudes.
E essa não é a única vantagem do modelo! Veja, no próximo tópico, outras maravilhas que essa tecnologia pode fazer pelo seu negócio.
Principais vantagens da cerca virtual para conhecer
Com a cerca virtual, sua empresa mantém o controle e a segurança das operações, ao mesmo tempo em que oferece aos colaboradores uma experiência mais eficiente e alinhada com as necessidades do trabalho moderno.
- Redução de fraudes no ponto: garante que os funcionários registrem o ponto apenas em locais autorizados, evitando fraudes.
- Eficiência no diagnóstico de problemas: com o monitoramento em tempo real, gestores conseguem identificar possíveis irregularidades de forma rápida.
- Zero dor de cabeça: por ser uma tecnologia presente em plataformas de gestão de funcionários, a implementação é bastante simples, pois o recurso vem junto com o sistema contratado, bastando que você o utilize sem qualquer outro custo ou necessidade de instalação adicional.
- Conformidade legal: graças aos dados mais transparentes e confiáveis, sua empresa garante e atesta o cumprimento das leis trabalhistas, evitando processos e punições de órgãos fiscalizadores.
Gerir pessoas já é uma tarefa complicada por si só, então, se existe uma tecnologia capaz de tornar tudo mais transparente, confiável e ainda lhe manter dentro da legalidade, com certeza você só tem a se beneficiar ao experimentá-la!
E o que a legislação brasileira diz a respeito de cerca virtual?
No Brasil, não existe nenhuma lei que fale especificamente sobre a cerca virtual, mas, por se tratar de uma tecnologia usada no contexto corporativo, seu uso deve seguir algumas regras da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Antes de mais nada, ela precisa estar de acordo com as normas de registro de ponto, ou seja, a tecnologia precisa cumprir os requisitos de transparência e autenticidade das informações sobre a jornada de trabalho.
Além disso, a cerca virtual, como qualquer outro tipo de ferramenta de controle da jornada de trabalho, não pode infringir direitos de privacidade do trabalhador, e precisa respeitar os limites estabelecidos pela LGPD.
Afinal, ao optar pela cerca virtual, a empresa também é obrigada a informar os funcionários sobre seu uso.
Deu check em todos os requisitos? Então, só falta saber como implementar o recurso no seu negócio!
Como implementar a cerca virtual em sua empresa em 6 passos simples
Comece escolhendo uma plataforma de confiança, determine os endereços permitidos para registro do ponto e configure o limite geográfico. Esses são os primeiros passos para começar a usar uma cerca virtual na sua empresa.
Veja o passo a passo completo!
- Escolha uma plataforma: busque uma ferramenta parceira confiável e que seja capaz de oferecer as melhores funcionalidades de registro de ponto, além de outras soluções que otimizam a rotina do RH.
- Cadastre seus funcionários no sistema: para garantir que a cerca funcione corretamente, você precisa cadastrar os colaboradores do seu time no sistema contratado. Não se preocupe, uma boa plataforma providencia o suporte necessário durante essa etapa.
- Defina a localidade: com a ferramenta já escolhida e configurada, determine uma ou mais localidades onde a marcação de ponto será permitida, como escritório, filiais, coworkings e/ou endereços dos funcionários.
- Estabeleça os limites geográficos: determine um raio de alcance da autorização para registro de ponto. Imagine um funcionário tentar bater ponto dentro da empresa e não conseguir porque o raio de alcance está muito baixo. Seria péssimo, não acha?
- Treine seus colaboradores: vale ressaltar que o controle de ponto deve seguir a LGPD, e os colaboradores precisam ser informados sobre o uso de tecnologias de rastreamento como a cerca virtual, portanto, faça um comunicado oficial e promova treinamentos ensinando a usar a ferramenta do jeito certo.
- Faça ajustes: a implementação de um novo recurso pode gerar dúvidas ou revelar pontos a serem melhorados, por isso, acompanhe o uso da nova funcionalidade e faça ajustes no que for necessário.
Nesse último ponto, talvez um perímetro esteja com o raio de alcance muito longo ou muito curto, por exemplo. O importante é ficar de olho e garantir que a novidade seja sua aliada na gestão de pessoas.
A cerca virtual pode ser promissora se usada corretamente, e é a chave para criar um senso de confiança e responsabilidade entre a empresa e os funcionários. Pode apostar, essa ferramenta de monitoramento de ponto online vai facilitar muito as coisas por aí!
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