Com a mudança para modelos mais flexíveis de jornada, como o híbrido e o home office, a discussão sobre qualidade de vida no trabalho ganhou ainda mais relevância, já que esse fator impacta diretamente no bem-estar dos colaboradores e na produtividade da empresa, sendo crucial para o planejamento futuro dos negócios.
Jornadas exaustivas, saúde comprometida e falta de diálogo entre funcionários e empresa são algumas das consequências da ausência dessa preocupação no ambiente profissional, e, para remediar isso, você pode implementar programas específicos ou pequenas mudanças no dia a dia da equipe.
Empresas que investem no bem-estar dos colaboradores, cuidando de aspectos como ergonomia e saúde mental, saem na frente, então, se a sua ainda não faz isso, comece a mudança agora mesmo, com a leitura deste artigo!
O que é qualidade de vida no trabalho?
Oferecer qualidade de vida no trabalho implica em tomar ações para garantir que o trabalhador consiga exercer suas funções de maneira justa, saudável, segura e que, a longo prazo, ele consiga produzir mais e melhor por conta desse cenário.
Para prevenir problemas como a síndrome do esgotamento profissional – o burnout – e outros fenômenos, como o quiet quitting e o turnover voluntário, é fundamental que empresas adotem medidas que melhorem o ambiente de trabalho.
E nem é tão difícil assim providenciar isso: a lista de práticas abaixo já é mais do que suficiente para elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho!
- Promover boas práticas no ambiente profissional
- Oferecer um ambiente físico e digital de trabalho seguro e confortável
- Proporcionar equilíbrio entre a vida pessoal e profissional
- Reconhecer e valorizar o trabalho da equipe
- Ter uma cultura organizacional bem definida
- Oferecer suporte psicológico e emocional na empresa
- Promover momentos de integração social e interna
Esses pontos ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável, no qual o colaborador se sente valorizado e motivado a contribuir de maneira eficaz, e, por isso, são muito importantes na hora de pensar em qualidade de vida.
Qual a importância da qualidade de vida no trabalho?
Investir na qualidade de vida dos colaboradores pode aumentar a retenção de talentos e diminuir as chances de demissões, além de melhorar o desempenho das equipes e promover uma cultura empresarial mais saudável.
Inclusive, a saúde e a qualidade de vida no trabalho estão diretamente interligadas, sabia? Segundo uma pesquisa realizada pela Sodexo em 2022, o nível de saúde mental global é considerado médio-ruim para 27% dos colaboradores, sendo o trabalho a principal causa dessa “nota” (em 80% dos casos).
Em relação à saúde física, 65% dos trabalhadores indicaram que a falta de tempo para atividades físicas e uma alimentação saudável está diretamente relacionada às suas carreiras.
Pensando por essa ótica, oferecer benefícios corporativos e promover uma melhor qualidade de vida aos funcionários só traz resultados positivos para você e para a sua empresa, a exemplo do aumento da produtividade, da redução do estresse, da diminuição de afastamentos por questões de saúde e de um maior índice de satisfação e engajamento.
Quer apostar nessa revolução por aí? Então, conheça cinco ideias para começar um programa voltado a esse aspecto no seu negócio!
5 ideias para implementar um programa de qualidade de vida no trabalho
Uma das estratégias mais eficazes para melhorar a qualidade de vida no trabalho é criar um projeto dedicado a garantir condições favoráveis para os colaboradores.
O primeiro passo seria alinhar as expectativas e necessidades da empresa com as dos funcionários, por meio de pesquisas internas, reuniões de feedback e de um espaço para diálogo. Depois, vale dar uma olhada nas cinco ideias práticas abaixo e adotar aquelas que fizerem sentido depois desse alinhamento.
1. Flexibilize os horários
Oferecer flexibilidade no horário de trabalho pode melhorar o equilíbrio entre vida pessoal e profissional e, ao adotar turnos com horários alternativos, trabalho remoto, híbrido ou jornadas parciais, você estará ajudando a reduzir o estresse e aumentando a produtividade dos seus colaboradores, que passam a ter mais autonomia sobre suas rotinas.
Um bom sistema de controle de jornada que permita personalizar as escalas de trabalho, por exemplo, garante que você consiga organizar turnos, dando a opção para que os colaboradores definam seus horários de acordo com seus períodos de maior produtividade.
Para isso, estude bem as possibilidades que a empresa oferece, e veja como encaixar essa flexibilização sem impactar muito o andamento dos processos.
2. Crie programas de saúde mental
Desenvolver programas de apoio psicológico, oferecendo sessões de terapia online, meditação ou até mesmo dias dedicados ao bem-estar, pode ajudar a reduzir os índices de burnout e melhorar o ambiente corporativo.
Promover uma cultura de bem-estar emocional, incentivando conversas abertas sobre a saúde mental dos colaboradores, é o que vai de fato fazer a diferença para que o seu time se comunique de forma aberta e sem medo de represálias quando não estiver confortável com algo.
Se você ainda não tem o orçamento necessário para investir em algo assim, que tal pelo menos criar o “dia da meditação”, e chamar instrutores de yoga para um super aulão durante a manhã ou final da tarde, aberto para todos os colaboradores?
3. Use ferramentas digitais de gestão
Investir em soluções tecnológicas para RH é uma ótima forma de agilizar processos manuais, como o controle de ponto e o gerenciamento de documentos, porque poupa tempo e energia do seu departamento pessoal, que também merece um olhar cuidadoso.
Essas ferramentas permitem automatizar as tarefas, dando mais espaço para o setor focar em ações que realmente impactem na qualidade de vida de todos os colaboradores.
Já pensou, por exemplo, se a automação dos processos para um RH 4.0 ainda não dá brecha para que os seus especialistas em gestão de pessoas possam desenvolver um programa de educação corporativa? Seria demais!
4. Organize ações e eventos internos
Uma outra ideia legal para implementar são as atividades e eventos internos que incentivam a integração e o bem-estar, como workshops de saúde, semanas temáticas voltadas ao autocuidado ou até mesmo celebrações de datas especiais.
Você também pode programar, semanalmente, o disparo de newsletters de comunicação interna com novidades da empresa e mensagens motivacionais para inspirar seus colaboradores mais ainda!
Olha só alguns exemplos prontinhos de frases sobre qualidade de vida no trabalho para enviar ao seu time!
5. Mantenha o diálogo sempre aberto
O diálogo é uma das melhores ferramentas para garantir a satisfação física e mental dos colaboradores. Por meio de feedbacks construtivos e regulares, você consegue acompanhar as necessidades da equipe e implementar as melhores ações, respeitando os limites e as particularidades da empresa ao mesmo tempo.
Essas ações ajudam a criar um ambiente de trabalho mais descontraído e colaborativo, fortalecendo o espírito de equipe e, claro, aumentando a produtividade dos funcionários.
A consequência é clara: ao investir na qualidade de vida por aí, você certamente verá os resultados positivos se multiplicarem com o tempo, afinal, é como disse um dos maiores empreendedores da história, Steve Jobs: “Você não pode impor a produtividade, você deve fornecer as ferramentas para permitir que as pessoas se transformem no seu melhor”.
Deixe seu comentário