Usar a tecnologia na avaliação de desempenho significa entender como seus colaboradores estão performando com base em dados e estatísticas, o que facilita qualquer tomada de ação para tornar empresas ainda mais eficientes e competitivas.
Ela veio para substituir aqueles métodos tradicionais, como avaliações anuais em papel ou feedbacks informais, que têm pouca eficiência e não são muito precisos, afinal, eles levam em conta apenas a visão do gestor e colaborador, sem o apoio e a comprovação real que vem dos dados.
Inclusive, um estudo da Deloitte, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, mostrou que empresas que adotam tecnologias avançadas de RH são 30% mais propensas a superar seus concorrentes em indicadores de engajamento e produtividade.
Neste artigo, você vai entender qual o impacto que uma boa avaliação com uso da tecnologia tem no seu negócio e quais ferramentas podem ser utilizadas para fazer essa análise. Siga na leitura e garanta competitividade para a sua empresa!
Qual a importância da avaliação de desempenho para uma empresa?
Fazer uma avaliação de desempenho ajuda a identificar talentos, promover o desenvolvimento pessoal, aumentar o engajamento, facilitar a tomada de decisões, alinhar funcionários com o objetivo da empresa, melhorar a performance no geral e também diminuir a taxa de turnover.
Ajuda a identificar talentos
É bem comum em empresas – especialmente naquelas com um número grande de funcionários – que alguns deles se destaquem em suas áreas de atuação. Seja na eficiência geral, na gestão do próprio tempo ou na qualidade do trabalho que realizam, esses colaboradores com certeza precisam ser valorizados.
Mas, sem sistemas de avaliação de desempenho, é quase impossível saber quem são eles ou o que essas pessoas têm feito nas suas rotinas. Quando você faz essa análise de forma manual e sem ajuda da tecnologia, você só enxerga o resultado do projeto finalizado, quando ele já passou por várias mãos – que talvez não tenham contribuído com o mesmo nível de empenho.
Usar uma ferramenta de acompanhamento de reuniões 1:1 e realmente realizar esse tipo de conversa periódica com cada um é o que vai garantir que você esteja valorizando os melhores e mais engajados profissionais do seu time.
Promove o desenvolvimento pessoal
Identificar como anda a performance individual também traz luz a outra questão muito importante: as dificuldades e oportunidades de crescimento.
Se o RH percebe, através de um acompanhamento próximo e da análise de dados na gestão de pessoas, que um número grande de colaboradores tem problemas com alguns sistemas que a empresa usa, na execução de certas tarefas ou até na convivência, dá para colocar em prática treinamentos e ações para mudar esse cenário.
O resultado é o crescimento profissional de toda a equipe e, por consequência, da empresa.
Aumenta o engajamento dos colaboradores
Um dos grandes desafios do mercado de trabalho atualmente é manter colaboradores engajados e participativos nas tarefas que desempenham. Mesmo quem é apaixonado pelo que faz não está imune de ter sua produtividade afetada por fatores internos e externos, que podem ir desde uma atividade repetitiva e monótona até a sobrecarga de trabalho.
Quando o trabalhador sabe que seu esforço está sendo observado e vai ser recompensado no futuro, a moral e a produtividade costumam se manter mais alta, gerando um ciclo positivo de desempenho e desenvolvimento profissional.
Obviamente, o cenário ideal é que nenhum funcionário se sinta sobrecarregado, mas, quando houver necessidade de “suar a camisa”, sua equipe precisa saber que vai ser recompensada pelo esforço.
Facilita tomadas de decisões
Ter dados e gráficos em mãos para visualizar a performance do seu time e comprovar seus resultados é uma grande vantagem competitiva, pois fornece uma base sólida para diversas decisões estratégicas.
E a melhor parte disso tudo é que os dados são coletados de forma automática, sem que você precise ficar microgerenciando o trabalho alheio. Enquanto você executa suas funções estratégicas na gestão, você pode contar com relatórios RH automatizados que vão fornecer as informações necessárias sobre o desempenho e resultado dos times sem que você esteja “em cima” o tempo todo.
Percebeu pelas entregas que tem um setor ficando para trás nas demandas e um integrante se destacando com potencial para ser um líder competente e motivador? Una os dois. Identificou que existe uma equipe com mais horas trabalhadas que o restante? Faça mais contratações ou reorganize os setores, distribuindo melhor as tarefas.
Alinha funcionários com os objetivos do negócio
O que é considerado óbvio para algumas pessoas pode ser um completo mistério para outras, principalmente quando o assunto é o funcionamento e os objetivos de uma empresa, principalmente se ela possui vários departamentos e setores.
Isso porque alguns grupos acabam tendo pouco contato com outros, e esse contato, quando acontece, é muitas vezes por meio de líderes e intermediários que levam e trazem demandas.
Ao longo do tempo, isso gera diferenças de alinhamento, que também podem ser resolvidas com uma boa conversa e com a troca de informações e relatórios baseados em dados. Esse tipo de papo reestrutura prioridades e coloca todos no mesmo pé para trabalhar de acordo com os objetivos da organização.
Diminui a taxa de turnover
O índice de turnover é um dos mais importantes indicadores de retenção para o RH, porque detalha como está a rotatividade de funcionários dentro da empresa. Admissões e demissões são coisas comuns, mas existem dois tipos que acendem um alerta vermelho: o turnover voluntário e o disfuncional.
Quando um funcionário qualquer decide se desligar da empresa por conta própria, ele entra para o chamado turnover voluntário, já quando a organização perde um funcionário altamente capacitado para a concorrência, esse pedido de demissão se considera um turnover disfuncional.
E as duas situações são preocupantes pois significam que a empresa não está conseguindo manter profissionais nas vagas, o que muitas vezes é resolvido com um bom incentivo, dado a quem merece após uma avaliação com ajuda da tecnologia.
Melhora a performance
Todas essas ações citadas acima têm em princípio um único objetivo: identificar pontos fortes e fracos dos seus colaboradores e como trabalhá-los para melhorar o desempenho da empresa como um todo.
E sem dúvidas a melhor forma de chegar nessa meta é fazendo uma avaliação de desempenho com tecnologia. Isso porque a tecnologia não só agiliza grande parte desse trabalho, como também consegue apresentar dados que muitas vezes seriam difíceis de identificar por métodos mais tradicionais de avaliação.
Gostei! Como fazer avaliação de desempenho com ajuda da tecnologia?
Dê uma olhada neste guia simples para orientar os próximos processos avaliativos de forma mais moderna na sua organização!
- Defina o que será avaliado: escolha os critérios de desempenho mais relevantes para o seu negócio, como entrega de metas, competências técnicas, comportamentais e alinhamento com os valores da empresa.
- Escolha a ferramenta ideal: opte por plataformas que permitam aplicar formulários personalizados, gerar relatórios automáticos e acompanhar resultados em tempo real. O próximo tópico traz boas sugestões.
- Engaje o time no processo: comunique os objetivos da avaliação, capacite os líderes para conduzir reuniões 1:1 e garanta que todos saibam usar as novas ferramentas corretamente.
- Analise os dados coletados: use dashboards e relatórios visuais para identificar talentos, gargalos de desempenho, necessidades de desenvolvimento e padrões comportamentais.
- Dê feedbacks e crie planos de ação: compartilhe os resultados com cada colaborador, reconheça pontos fortes e proponha metas ou treinamentos personalizados com base nos dados.
- Acompanhe a evolução continuamente: reforce o processo com avaliações frequentes e uso estratégico dos dados para acompanhar o crescimento individual e da equipe ao longo do tempo.
Pronto(a) para conhecer boas plataformas para auxiliar nessa missão?
3 softwares de avaliação de desempenho para testar
Se você pretende começar a automatização da avaliação de colaboradores por aí, experimente as funcionalidades das plataformas citadas abaixo!
- Qulture.Rocks: foca na cultura organizacional, OKRs e feedbacks contínuos, além de permitir anotações e realizações de 1:1s online e acompanhamento de Planos de Desenvolvimento Individuais (PDIs). A partir de R$ 15 por colaborador/mês.
- Feedz: plataforma de engajamento com foco em cultura de feedback. Em torno de R$ 18 por colaborador/mês.
- Mindsight: especializada em people analytics e mapeamento comportamental. Preço sob consulta.
Juntamente com o apoio dessas ferramentas digitais que têm como propósito automatizar o processo de avaliação e feedback, você pode implementar outras tecnologias para fazer o trabalho do pós-feedback, impulsionando os resultados da equipe. Acompanhe!
Como melhorar a performance dos seus colaboradores com tecnologias no RH em 4 passos simples
1. Conheça o People Analytics
O People Analytics é uma metodologia que consiste em analisar o trabalho dos colaboradores por meio de números e informações estatísticas, extraídas de quatro tipos de análise: descritiva, diagnóstica, preditiva, e prescritiva.
- Descritiva: tem o objetivo de utilizar os dados descrever o que aconteceu em um determinado período, como número de desligamentos, promoções, processos seletivos e treinamentos.
- Diagnóstica: ajuda a entender quais fatores estão influenciando nas promoções, desligamentos e treinamentos, encontrando pontos em comum para que você descubra o que está ajudando e o que está atrapalhando nesse sentido.
- Preditiva: toma como base os tipos anteriores, mas utiliza ferramentas de IA para elaborar possíveis cenários futuros, como quantos funcionários poderão se desligar ou quem tem mais chances de receber uma promoção.
- Prescritiva: tenta elaborar soluções para os problemas identificados nas outras etapas, como maneiras de diminuir o turnover e possíveis benefícios para reter talentos.
Se você ficou interessado(a) em saber mais, aqui tem um guia completo sobre como aplicar o people analytics no RH. Vale a pena ler em seguida!
2. Faça uso de softwares para comunicação e organização
A comunicação é uma das partes mais fundamentais de qualquer empresa. Ter certeza de que as mensagens estão chegando – e estão chegando de forma clara – para todos que precisam ouvir é uma das primeiras preocupações que líderes devem ter.
Existem maneiras de fazer isso que vão muito além dos grupos de Whatsapp. Aplicativos como Microsoft Teams, Slack e o Discord permitem um nível mais customizado de comunicação, com separações por times, notificações, salas privadas entre várias outras funcionalidades.
Mesmo que seu time trabalhe presencialmente, um espaço digital dedicado à comunicação interna pode otimizar tempo e agilizar a troca de mensagens e demandas. Já pensou nisso?
3. Use aplicativos próprios para gestão de desempenho
Você já viu alguns softwares de avaliação de desempenho na lista ali de cima, mas existem outras opções disponíveis no mercado que permitem especificamente acompanhar diretamente como anda a performance dos seus colaboradores e seu bem-estar dentro da empresa, como:
- Qulture.Rocks
- Clickup
- Perdoo
- Betterworks
- SerDesempenho
- Timo
Cada um desses aplicativos tem suas funcionalidades específicas, planos de assinatura e foco em determinados setores. O ideal é que você pesquise o que cada uma oferece e identifique qual se encaixa melhor nas necessidades da sua empresa.
4. Utilize um sistema robusto para gestão de colaboradores
No fim do dia, de nada adianta focar todos os esforços nas avaliações e na melhora do desempenho dos seus funcionários se você não oferece a eles uma boa plataforma de gestão de horas que facilite a vida de todo mundo.
Um bom sistema nesse sentido integra dados e oferece funcionalidades automatizadas como:
- Admissão digital
- Banco de horas integrado
- Controle de ponto facilitado para os times registrarem jornada de onde estiverem
- Assinatura digital de documentos sem burocracia
- Envio de atestado e outros documentos por app
Para ter tudo isso e muito mais em um lugar só, conte com uma plataforma completa de gestão que ainda apresenta relatórios e estatísticas detalhadas para ajudar na automatização da avaliação de colaboradores.
Quanto mais cedo você começar, mais cedo vai colher os resultados. Sucesso!
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