Como a Employee Experience ajuda a reter talentos?

Está cansado(a) daquele entre e sai de funcionários? Saiba como melhorar a Employee Experience para aumentar a retenção de talentos e acabar com o turnover!

Grupo de jovens em uma reunião colaborativa, com uma mulher loira liderando a discussão. Ambiente moderno e iluminado, ideal para networking.

A relação entre a Employee Experience (EX) e a retenção de talentos é direta e fundamental para o sucesso organizacional, já que uma experiência diferenciada pode atrair, conquistar e ainda manter os melhores profissionais com você.

Conhecida também como Experiência do Colaborador, a EX é um conceito cada vez mais discutido no universo corporativo e até reconhecido pelo relatório de tendências globais do LinkedIn em 2020 como o “novo RH”. 

Nos próximos tópicos, você encontra tudo o que precisa saber sobre o assunto para trazer ainda mais benefícios para você e seus funcionários. 

O que é a Employee Experience?

A Employee Experience nada mais é do que o conjunto de experiências, situações e interações que um colaborador vivencia ao longo de sua trajetória dentro de uma empresa, incluindo desde o seu recrutamento, passando pela integração e desenvolvimento até seu desligamento. 

Ela vai além do ambiente físico de trabalho e de benefícios financeiros, principalmente porque envolve aspectos como a cultura organizacional, o relacionamento com líderes, oportunidades de crescimento profissional, processos de feedback, a valorização e o equilíbrio entre vida dentro e fora do trabalho. 

Por que investir na experiência do colaborador? 

A experiência do colaborador impacta diretamente no engajamento, produtividade e, principalmente, na retenção de talentos, por isso, investir em EX não é apenas uma tendência, mas uma estratégia para reduzir taxas de turnover e manter seus funcionários motivados e felizes. 

Dados levantados pela Deloitte, referência em consultoria e auditoria, revelam o impacto da estratégia, indicando que organizações que priorizam o bem-estar dos seus times e investem em employee experience têm uma taxa de retenção de talentos até 24% maior do que aquelas que não priorizam.

Aplicando o método da forma certa, você consegue diminuir a rotatividade de pessoal em 59%, mantendo os melhores profissionais do seu lado e, de quebra, ainda deixando o clima mais leve no ambiente de trabalho.

Conheça 8 práticas para melhorar a Employee Experience dos seus funcionários 

Criar um ambiente de trabalho agradável com práticas que atendam às necessidades, expectativas, bem-estar dos funcionários e com foco em comunicação eficiente, são algumas das estratégias que você pode implementar para reter talentos e melhorar a experiência dos seus colaboradores. 

Saiba mais detalhes sobre essas melhorias quase instantâneas que podem ser feitas para deixar sua equipe ainda mais satisfeita e reduzir o temido turnover! 

1. Foco no bem-estar dos funcionários 

Investir no bem-estar físico, mental e emocional do seu time é essencial para uma experiência positiva, afinal, trabalhar em um ambiente instável, com insegurança e sem suporte deixa qualquer um desmotivado.

Por isso, investir em programas de saúde com ginástica laboral, meditação e apoio psicológico contribui para uma atmosfera mais saudável, além de incentivar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o que é crucial para evitar problemas como a síndrome de Burnout.

2. Desenvolvimento e oportunidades profissionais 

Oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional é uma bela forma de engajar seus colaboradores! Essa estratégia pode incluir programas de treinamento, planos de carreira bem definidos, cursos de aperfeiçoamento, promoções internas e recursos para que seu time tenha a oportunidade de adquirir novas habilidades. 

Quando as pessoas percebem que têm chances de avançar em suas carreiras dentro da empresa, tendem a se sentir mais motivadas e leais à organização.

3. Feedback contínuo e reconhecimento

O feedback contínuo e o reconhecimento são pilares essenciais na construção de uma EX positiva, já que as práticas ajudam a melhorar a performance individual e coletiva, além de fortalecer o vínculo entre colaborador e empresa. 

O resultado dessa equação não tem como ser outro: retenção de talentos e um ambiente de trabalho mais saudável!

Quando recebem feedback construtivo de forma constante, os profissionais sabem no que precisam melhorar e ficam motivados a alcançar seus objetivos. Ao mesmo tempo, o reconhecimento genuíno faz com que eles se sintam valorizados, promovendo uma cultura de alto desempenho e comprometimento. 

Além disso, líderes também devem estar dispostos a ouvir e agir com base no feedback recebido por parte dos trabalhadores, mostrando a importância da opinião deles para a empresa. 

4. Comunicação transparente 

Além do feedback, uma comunicação clara e assertiva também é um fator essencial para evitar o turnover e construir um ambiente leve e respeitoso. 

Manter sua equipe informada sobre as decisões da empresa, mudanças organizacionais, próximos passos, e, claro, os resultados e metas alcançadas, cria um clima de confiança, onde o colaborador se sente incluído nos objetivos da empresa e motivado a alcançá-los.  

5. Reforço da cultura organizacional 

A cultura organizacional é um dos elementos mais poderosos na construção de uma Employee Experience impactante e positiva. Uma cultura sólida, que esteja alinhada aos valores da empresa, faz toda diferença e serve como base para todas as interações e comportamentos internos. 

Quando os colaboradores entendem e compartilham esses valores, o ambiente acaba se tornando mais harmônico e produtivo, com senso claro de propósito e pertencimento, o que fortalece os laços e motiva os funcionários a contribuírem para os objetivos da empresa, uma vez que se sentem parte de algo maior.

6. Promoção de mais autonomia e flexibilidade

A flexibilidade está diretamente ligada à necessidade de equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, o que muitas das vezes uma jornada tradicional não permite. Por isso, oferecer uma jornada de trabalho não linear, com horários flexíveis, trabalho remoto ou híbrido, é uma ótima opção. 

Assim, dá para adaptar agendas e ambientes de trabalho de acordo com necessidades individuais, o que melhora seu bem-estar e reduz o estresse, além de ser uma ótima forma de mostrar que a organização se preocupa com a saúde mental das equipes.

Toda essa flexibilidade leva a mais autonomia para o seu time, que tem mais liberdade de tomar decisões dentro de seus papéis e responsabilidades, sem a necessidade de microgerenciamento. 

7. Atenção à diversidade e inclusão

Promover diversidade e inclusão no ambiente corporativo é fundamental para criar uma cultura em que todos se sintam respeitados, independentemente de gênero, etnia e orientação sexual.

Ter atenção a esse ponto específico é o que vai tornar a sua marca uma referência de local onde as diferenças são realmente celebradas!

Nesses espaços, pessoas com qualquer característica individual se sentem encorajadas a ser verdadeiras consigo mesmas, a expressar suas opiniões de forma autêntica, sem medo de discriminação ou julgamento, além de contribuir com suas ideias e olhares únicos. 

Colaboradores com diferentes perspectivas e experiências de vida podem trazer ideias novas e que desafiam as normas tradicionais, gerando abordagens criativas para os desafios organizacionais. Esse tipo de ambiente dinâmico e multifacetado ajuda a empresa a se manter adaptável e competitiva. 

Em uma organização inclusiva, todos têm acesso igualitário às oportunidades de crescimento profissional, desenvolvimento de habilidades e progressão na carreira, o que fortalece o vínculo emocional dos colaboradores com a empresa. 

8. Investimento em tecnologia e ferramentas de trabalho 

A tecnologia pode ser a sua grande aliada nessa missão! Investir em ferramentas adequadas pode impactar e facilitar o dia a dia dos seus colaboradores e da empresa em geral, tornando todo o trabalho mais eficiente, ágil e produtivo. 

Uma plataforma para gestão de funcionários, por exemplo, vai automatizar os processos de controle de ponto, admissão digital, banco de horas e gestão de documentos, garantindo conformidade com as leis trabalhistas e a precisão dos pagamentos. 

E os benefícios de automatizar o controle de ponto não incluem apenas vantagens competitivas para a sua empresa. Dá uma olhadinha no que mais esse tipo de ferramenta pode ajudar:

  • Facilidade na hora de criar e ajustar as escalas de trabalho
  • Otimização do tempo de gestão, dando aquela mãozinha para o RH
  • Diminuição do turnover, garantindo que a sua empresa não tenha mais aquele entra e sai de funcionários
  • Melhor gerenciamento das horas trabalhadas e consequente aumento da produtividade
  • Integração com outros sistemas e ferramentas modernas que podem ajudar você a agilizar processos financeiros, como softwares de folha de ponto
  • Mobilidade e flexibilidade, oferecendo opções de registro de ponto móvel e permitindo que seus funcionários façam jornadas de trabalho remoto, com horários flexíveis e autonomia garantida.

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