Mobilidade nas ferramentas de RH na gestão de time remotos

A mobilidade nas ferramentas de RH pode revolucionar a gestão de equipes remotas. Confira 11 práticas simples e exemplos de sistemas para facilitar a rotina!

Pessoa interagindo em uma videochamada em um laptop, com uma tela de TV ao fundo transmitindo notícias e uma caneca ao lado.

Para gerir equipes remotas, você precisa estabelecer uma comunicação objetiva, alinhar as responsabilidades e contar com uma tecnologia feita para facilitar a gestão de pessoas nesse formato mais especificamente.

Por muito tempo, o “trabalhar de casa” foi considerado um tabu, mas muitas empresas optaram por essa solução durante a pandemia e, desde então, o modelo tem se tornado o favorito de muita gente.

De acordo com uma pesquisa da Michael Page – empresa britânica de recrutamento para posições estratégicas – divulgada em fevereiro de 2025, 56,8% dos profissionais consideram o modelo de trabalho híbrido ou remoto como um dos principais fatores na busca por novas oportunidades de emprego.

Se você quiser surfar nessa onda da modernidade e não perder a chance de encontrar os melhores talentos, saiba que oferecer o formato não precisa ser um desafio: entenda agora quais são os desafios de gerenciar times online e confira 11 práticas para aplicar na sua empresa em prol de uma administração mais presente mesmo remotamente.

Principais desafios da gestão remota de equipes

  • Ter um diálogo claro com todos os profissionais
  • Manter os funcionários integrados
  • Estabelecer (e manter) a cultura organizacional
  • Identificar possíveis empecilhos que podem atrapalhar a produtividade
  • Resolver eventuais conflitos entre pessoas e/ou setores de forma ágil, efetiva e justa
  • Avaliar o desempenho por tarefa
  • Fazer uma gestão de ponto eficiente, garantindo que a jornada de trabalho seja cumprida conforme o combinado
  • Enfrentar raras, mas possíveis atitudes de espertinhos que tentam fraudar o ponto eletrônico, principalmente no celular
  • Uso de plataformas com pouca tecnologia que podem acabar lhe deixando na mão quando você mais precisa
  • Facilidade de dispersão por causa de outros membros da família e fácil acesso à TV e smartphone sem supervisão
  • Adaptação a novos processos devido à ausência no escritório

Você já percebeu que a lista não é nem um pouco curta, né? 

Cada um desses desafios, se não combatidos com eficiência, pode significar o desmoronamento da estrutura de trabalho online, reduzindo bastante o desempenho e criando um ambiente que dificulta a colaboração em equipe.

A boa notícia é que estudiosos do comportamento corporativo criaram uma aliada poderosa para contornar todos esses empecilhos. Conheça agora a teoria dos 3 Cs para gerenciar times à longa distância.

Gestão remota de equipe: conheça a técnica dos 3 Cs 

Comunicação, colaboração e coesão formam o tripé da teoria que explica como um time pode trabalhar remotamente sem perder características importantes dentro de uma empresa. O conjunto foi apresentado por Kevin Eikenberry e Wayne Turmel, autores do livro The long-distance team (O time à longa distância). 

Veja como funciona cada um dos três pilares:

1. Comunicação

Ao trabalhar remotamente, é fundamental que a conversa seja direta, transparente e objetiva, seja em uma chamada de vídeo ou num e-mail. 

Além disso, também é importante demonstrar interesse em entender o que o outro lado deseja transmitir pois, diferentemente de um escritório, onde basta ir até um o colega de trabalho para resolver um mal-entendido, não há essa proximidade no home office.

Ou seja, uma mensagem sem clareza e objetividade pode se transformar em uma confusão enorme com potencial para prejudicar todas as tarefas do dia.

2. Colaboração

Mesmo na jornada convencional, a colaboração entre os trabalhadores é algo que qualquer gestor sonha em ver acontecendo de forma orgânica.

Especialmente no meio online, além de saber ouvir ou ler e entender as mensagens com clareza, é importante alinhar as expectativas e responsabilidades, garantindo que todos estejam na mesma página.

Outro ponto abordado pelos autores neste “C” é que, caso haja algum erro, o time precisa estar contra o problema, e não uns contra os outros, tentando apontar e crucificar um culpado.

3. Coesão

Ainda seguindo a mesma lógica, um time coeso é aquele que compartilha da mesma visão em relação às tarefas. O enriquecimento da cultura organizacional, nesse sentido, ajuda a construir um direcionamento capaz de guiar decisões em grupo.

Isso porque, ao conhecer e valorizar a cultura da empresa, todos acabam entrando em consenso de forma mais fácil ao tomar decisões estratégicas diante dos processos, o que fortalece o senso de comunidade e dá propósito ao time, criando um ambiente extremamente produtivo, harmônico e com o mínimo de conflitos.

Agora, que tal usar esses três conceitos como base para aplicar as melhores técnicas elencadas abaixo para gerir equipes home office?

Práticas mais eficientes para gerir equipes remotas

Defina bem as regras

Não dá para esperar um time eficiente sem estabelecer quais diretrizes devem ser seguidas, por isso, deixe bem claro o que você espera quanto a:

  • Horário de trabalho
  • Prazos de entrega das tarefas 
  • Quais ferramentas devem ser usadas

Ter esses combinados desde o início do relacionamento com seus funcionários é o que vai garantir um fluxo de trabalho eficiente.

Estabeleça uma rotina

Junto à definição das regras, aproveite para estabelecer uma rotina diária para os times, elencando responsabilidades e prioridades com base nos prazos. Isso mostra que tudo deve ocorrer normalmente como se as equipes estivessem em um ambiente físico – e ainda ajuda a tornar os trabalhadores menos dispersos.

Comunique-se de forma transparente

Mesmo online, é possível criar um ambiente em que as interações sejam claras e respeitosas, e isso deve partir principalmente de você, afinal, você será o “espelho” de como seus subordinados devem se comportar, portanto, preze sempre por direcionamentos claros e objetivos, que não deixem margem para dúvidas, e incentive seu time a fazer o mesmo.

Esteja disponível para conversar

Enquanto gestor(a), é seu papel deixar claro que as pessoas podem sempre contar com você, independente do ambiente. Seja para tirar dúvidas, pedir ajuda ou até mesmo relatar um problema, manter essa via aberta aumenta a proximidade e confiança de equipes remotas.

Alinhe as responsabilidades

Diferentemente de um escritório, onde você pode ir de um setor a outro e dar um recado, no trabalho remoto, não funciona bem assim. Por isso, avalie reuniões ou mesmo trocas de mensagem em grupos diariamente para que cada um diga quais são suas tarefas e prioridades no dia, atualize as lideranças e avise as próximas etapas do projeto.

Esse tipo de alinhamento é primordial para que as responsabilidades fiquem claras, evitando atrasos, sobrecarga, retrabalho e conflitos desnecessários.

Promova a integração

Trabalhar remotamente não quer dizer que não existe integração entre os funcionários. Existem diversas formas de manter um time unido e, como liderança, é sua função manter essa chama sempre acesa.

Planeje reuniões mais informais e faça dinâmicas para incentivar o papo entre os colaboradores. Pode ser desde uma conversa mais livre antes de uma call, até mini gincanas que coloquem funcionários que não possuem muito contato no dia a dia no mesmo time. 

Evite conversas por WhatsApp

Todo mundo usa o WhatsApp para falar com família, amigos e afins, por isso, evite usar o aplicativo como ferramenta de trabalho para não misturar as coisas. Escolha se comunicar através de canais oficiais, como ferramentas de chat corporativo ou até e-mail. 

Demonstre confiança na equipe

Monitorar o horário dos profissionais faz parte da rotina mas, quando isso acontece em excesso, pode causar estresse, desmotivação e criar um forte senso de desconfiança. Não é porque você não vê as pessoas trabalhando diretamente que elas não estarão cumprindo com as atividades.

Dê autonomia para que as pessoas desempenhem suas atividades e entreguem o combinado: não vale a pena ficar chamando a cada 5 minutos para conferir se estão online. Cobre apenas se as entregas não estiverem sendo feitas conforme o combinado.

Mantenha uma cultura do feedback mesmo online

Estabeleça momentos específicos para dar feedbacks a cada membro e, claro, ouvir o que eles têm a dizer. Isso permite que o funcionário saiba exatamente se está cumprindo o que se espera dele, e abre uma via de mão dupla para que também compartilhe suas percepções sobre a rotina, empresa, tarefas ou liderança.

Manter uma agenda de reuniões one on one é uma ótima forma de fazer isso.

Reconheça o trabalho bem feito

Todo bom trabalho deve ser reconhecido para manter o time motivado e mostrar que a empresa valoriza seus esforços, independentemente do formato que o profissional opera, se híbrido, presencial ou totalmente remoto.

Portanto, sempre destaque as contribuições de cada um e parabenize o cumprimento de projetos dentro do prazo. O reconhecimento é uma poderosa ferramenta ao lidar com pessoas.

Use tecnologias que facilitem a gestão

É impossível falar em gestão de equipes sem destacar a importância de soluções digitais para o RH. Já pensou como seria perder informações importantes apenas porque a plataforma que você usa não funciona direito?

Se você quer mais mobilidade nas ferramentas de RH, conte com ferramentas feitas especialmente para lhe ajudar a exercer uma gestão humanizada, não importa de onde seu time esteja, como um bom sistema de controle de ponto remoto com cerca virtual, que garante que o ponto só possa ser registrado no local de trabalho combinado, evitando qualquer tipo de fraude.

Top 5 soluções digitais para o RH na gestão de equipes remotas (com exemplos!)

  1. Plataformas de gestão de colaboradores: são ferramentas que centralizam informações dos colaboradores, facilitando o gerenciamento de folha de ponto, solicitação de férias e admissão digital. Exemplo: Coalize.
  2. Software de controle de ponto eletrônico: geralmente, são aplicativos que permitem o registro remoto de jornadas de trabalho, assegurando conformidade legal e transparência, seguindo o que pede a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para seus colaboradores home office. Exemplo: Coalize.
  3. Ferramentas de comunicação e colaboração: são sistemas que oferecem chat, videoconferência e compartilhamento de arquivos, mantendo a equipe conectada e alinhada. Exemplo: Microsoft Teams ou Slack.
  4. Softwares de avaliação de desempenho: são ferramentas que auxiliam na definição de metas, acompanhamento de KPIs e feedback contínuo, promovendo o desenvolvimento dos colaboradores. Exemplo: Qulture.Rocks.
  5. Plataformas de bem-estar e engajamento: são soluções focadas na saúde mental e no engajamento da equipe, proporcionando recursos para monitorar o clima organizacional e implementar programas de bem-estar. Exemplo: Pulse.

Outro artigo publicado aqui, no blog sobre gestão de ponto e colaboradores da Coalize, traz as principais ferramentas para automatizar o seu RH este ano e transformar a rotina na sua empresa. Aproveite para complementar esta leitura!

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