Aprenda tudo sobre a análise de dados na gestão de pessoas

Quer otimizar os processos de RH da sua empresa? Saiba como usar a análise de dados na gestão de pessoas para criar estratégias efetivas com indicadores.

Análise de estatísticas de projeto em um laptop, mostrando gráficos coloridos e informações de desempenho em um ambiente de trabalho moderno.

A análise de dados na gestão de pessoas permite identificar padrões, prever necessidades e otimizar decisões de negócio a partir de informações reais sobre desempenho, tarefas, avaliações e muito mais. Um prato cheio para melhorar a retenção de talentos e tornar a gestão mais estratégica!

Segundo a revista Exame, uma pesquisa da consultoria McKinsey revelou que empresas que baseiam suas decisões em dados podem ter um crescimento de 15% a 25% a mais do que aquelas que não contam com esse diferencial.

Quer fazer parte dessa boa estatística? Este artigo explica tudo sobre como fazer a análise de dados na gestão de pessoas no RH e ensina você a usar a tecnologia para transformar a forma como você toma decisões, otimiza processos e fortalece sua equipe. 

Explicando um termo que você já deve ter ouvido por aí: people analytics

People analytics é o termo em inglês para gestão de pessoas baseada em dados, uma prática adotada por empresas para coletar, analisar e entender informações sobre seus colaboradores para tomar decisões mais estratégicas e baseadas em fatos concretos. 

Essa abordagem é feita por meio de softwares que integram dados de diversas fontes para melhorar a gestão de recursos humanos, contribuindo para a contratação e retenção de talentos.

Ou seja, com o people analytics e outras tecnologias na gestão de pessoas, os processos de RH se tornam mais estratégicos e orientados para o crescimento da organização.

Tipos de análise de dados na gestão de pessoas para você conhecer e usar

Análise descritiva

A análise descritiva tem como objetivo responder à pergunta “O que aconteceu?”, e é a parte mais simples do estudo. Nela, são analisados eventos que já aconteceram, para responder a perguntas como:

  • Quantos funcionários saíram da empresa no último ano?
  • Quem está participando de treinamentos internos?
  • Quantas promoções aconteceram no último ano?
  • Quantos candidatos se inscreveram para os processos seletivos recentes?

Com essas respostas, é possível entender padrões e tendências por meio de relatórios e gráficos, gerando uma visão mais clara do que está acontecendo na empresa.

Análise diagnóstica

A análise diagnóstica busca entender o porquê de as coisas acontecerem, indo além dos números para descobrir as causas dos problemas. Ela usa técnicas avançadas de extração de dados e análise estatística para entender melhor as informações e encontrar padrões.

Com isso, você consegue entender:

  • Por que algumas equipes têm um desempenho melhor que outras?
  • O que está dificultando a participação nos treinamentos internos?
  • Quais são os fatores que levam a promoções e avanços na carreira?
  • Por que a taxa de rotatividade (turnover) aumentou nos últimos meses?

Esse tipo de observação promove a análise de problemas, a descoberta de relações entre dados e o direcionamento de ações para melhorar a gestão de pessoas na empresa.

Análise preditiva

A análise preditiva em recursos humanos é um estudo que usa modelos matemáticos e de aprendizado de máquina (machine learning) para prever tendências e comportamentos futuros. O objetivo é entender “o que pode acontecer” com base no que já existe.

Algumas perguntas que podem ser respondidas são:

  • Quais funcionários têm mais chances de pedir demissão nos próximos meses?
  • Quais colaboradores precisam de um treinamento para melhorar o desempenho?
  • O que pode aumentar as chances de um funcionário ser promovido?
  • Como a taxa de rotatividade pode mudar no próximo ano?

Com esse tipo de estudo, você consegue prever problemas e encontrar oportunidades de melhorias, sem mencionar que as tomadas de decisões são cada vez mais certeiras.

Análise prescritiva

A análise prescritiva é o nível mais avançado e busca responder “o que fazer a partir de agora”. Nela, não se trata apenas de prever o que pode acontecer, mas também de recomendar ações estratégicas baseadas em dados e sugestões de inteligência artificial.

Ela ajuda a responder perguntas como: 

  • Quais benefícios podem ser implementados para reter os melhores funcionários?
  • Que tipo de treinamento deve ser oferecido para melhorar a produtividade da equipe?
  • Como distribuir melhor os talentos dentro da empresa para aumentar a eficiência?
  • Qual é a melhor forma de otimizar o processo seletivo?

Com a análise prescritiva, é possível tomar decisões mais assertivas e proativas, resolvendo problemas que podem estar impedindo o crescimento da empresa.

Juntos, esses estudos auxiliam nas tomadas de decisões baseadas em dados no RH, melhorando o desempenho e o crescimento da organização a longo prazo – e esse é só um dos diversos benefícios da prática!

Os benefícios da análise de dados no RH

Investir em people analytics é transformar dados em decisões estratégicas. Ao analisar as informações sobre sua equipe de forma inteligente, sua empresa ganha mais eficiência, melhora o clima organizacional e impulsiona resultados, dentre várias outras vantagens que você confere agora!

Tomadas de decisões baseadas em dados 

Um bom estudo das informações que você já tem por aí auxilia na tomada de decisão mais inteligente, graças aos dados disponibilizados por softwares e relatórios RH que mostram o que você precisa de forma automatizada.

Com isso, você consegue entender melhor os resultados de suas ações, fazer melhorias constantes e até prever o impacto de uma decisão antes de colocá-la em prática.

Melhoria no recrutamento e seleção

Com informações de contratações que deram certo em mãos, você tem o que precisa para abrir novos processos seletivos e preencher posições em aberto com perfis que realmente atendem às suas necessidades, já que esse “histórico” permite a seleção de candidatos que combinem com o perfil da empresa e que tenham potencial para se destacar.

Esse estudo também prevê quanto tempo o novo talento vai precisar para se adaptar e ser treinado com base em admissões anteriores, além de identificar possíveis conflitos com a equipe.

Otimização da produtividade

O people analytics pode melhorar os processos ao fornecer insights estratégicos sobre sua operação com base nos dados do seu sistema de gestão, permitindo a criação de estratégias que aumentam a produtividade e o bem-estar da equipe. 

Além disso, as informações em questão também auxiliam no planejamento de cargos e salários, promovendo a equidade e eficiência na gestão de talentos.

Com isso, a equipe de RH pode identificar novas formas de desenvolver os colaboradores, implementando ações mais eficazes para melhorar o desempenho de todos.

Menor taxa de rotatividade

As ferramentas de people analytics permitem ao RH encontrar e reter os melhores talentos, identificando quem têm potencial para crescer na empresa e quem pode estar pensando em sair.

Elas também mostram onde há falhas nos processos, gerando ajustes no recrutamento e seleção de candidatos e formando uma equipe mais forte e estável, reduzindo a rotatividade. 

Desenvolvimento de habilidades personalizado

O people analytics ajuda o RH a entender as necessidades de cada colaborador e a avaliar como os investimentos no desenvolvimento profissional impactam suas trajetórias profissionais.

Com esses dados, a empresa cria programas de treinamento alinhados aos seus objetivos e ao crescimento profissional da equipe, garantindo um aprendizado mais eficaz e direcionado.

Planejamento de força de trabalho mais eficiente

Com base em informações como taxa de crescimento, desempenho das equipes e previsão de mercado, o RH garante que a empresa tenha a equipe certa no momento certo.

Um planejamento eficiente evita sobrecarga de trabalho e melhora a alocação de talentos. Isso permite ajustar a distribuição de tarefas, desenvolver novas competências e estruturar novas equipes.

Promoção de uma cultura mais inclusiva

Com dados concretos, fica mais fácil identificar desigualdades dentro da empresa e criar estratégias para promover um ambiente com maior diversidade e inclusão.

Ao acompanhar métricas como representatividade nos cargos de liderança, equidade salarial e feedbacks dos colaboradores, a empresa pode implementar políticas de incentivo à inclusão e ações para tornar o ambiente mais acolhedor a todos.

Avaliação contínua de desempenho 

O people analytics no RH permite o gerenciamento do desempenho dos trabalhadores de forma contínua. Com indicadores de desempenho (KPIs) e relatórios detalhados, a empresa passa a monitorar os resultados em tempo real.

Ao analisar pesquisas de comportamento e engajamento, o RH também entende o que motiva os funcionários e quais fatores impactam seu desempenho, partindo do estudo dos principais indicadores de performance. 

7 indicadores de desempenho de colaboradores

Existem diversos indicadores de desempenho relacionados ao desempenho dos funcionários que podem ser utilizados, e a escolha depende do objetivo da sua análise de dados, mas os mais populares incluem produtividade, cumprimento de prazos e taxa de retenção de talentos.

1. Produtividade

A produtividade mede a quantidade e a eficiência do trabalho realizado pelos colaboradores em um período. Um exemplo é monitorar quantas atividades cada um finaliza por semana para identificar gargalos e melhorias.

Além de volume de entrega, considere a qualidade e o contexto das tarefas: algumas tasks podem ser mais demoradas e exigir mais capricho que outras – e tudo bem!

De todo modo, a análise desse indicador vai otimizar processos, equilibrar demandas, identificar gargalos e aumentar a eficiência da equipe.

2. Qualidade do trabalho

Este indicador avalia a precisão e a excelência das entregas realizadas, e pode ser observado por métricas como:

  • Número de erros cometidos
  • Retrabalho
  • Conformidade das entregas com padrões da empresa

Um exemplo é acompanhar quantos erros são identificados em projetos para corrigir falhas e aprimorar processos. A análise desse indicador permite o ajuste de treinamentos, o reforço de boas práticas e a garantia de entregas consistentes e eficazes.

3. Pontualidade

A pontualidade analisa a frequência e o cumprimento de horários por parte dos colaboradores. Ela pode ser medida pelo número de faltas, atrasos ou ausências em determinados períodos.

Ao monitorar esse indicador durante um mês ou identificar padrões de comportamento, você consegue medir o comprometimento de cada trabalhador com a empresa e até montar planos de ação para diminuir essas ocorrências, como oferecer workshops ou testar ferramentas de gestão de tempo. 

4. Cumprimento de prazos

O indicador de cumprimento de prazos verifica se as tarefas são entregues dentro do tempo estipulado, garantindo a eficiência e a organização. Ele pode ser medido através do percentual de entregas realizadas dentro do prazo, um cálculo simples e que pode até ser feito à mão.

5. Engajamento e alinhamento

Esses indicadores vão mostrar a você o quanto os trabalhadores estão engajados e alinhados com a cultura da sua empresa, e podem ser avaliados por meio de pesquisas de clima organizacional focando em aspectos como motivação e satisfação.

Analisar a nota média em pesquisas assim permite a identificação de áreas de melhoria na organização, o fortalecimento da cultura da empresa e uma maior retenção de talentos.

6. Satisfação do cliente

Saber o que os seus clientes acham sobre o trabalho do colaborador, refletindo a qualidade dos serviços prestados ou a qualidade do atendimento também é um indicador imprescindível para acompanhar, já que um mau atendimento pode fazer você perder muitos negócios. 

As pesquisas NPS (Net Promoter Score), CSAT (Customer Satisfaction Score) e as tradicionais avaliações deixadas em formulários, websites e até nas redes sociais são boas formas de medir a qualidade dos serviços prestados e compreender quais os pontos de melhoria.

7. Taxa de retenção de talentos

A taxa de retenção de talentos mede o quanto a sua empresa consegue manter por um bom tempo os funcionários estratégicos. Ela pode ser avaliada pelo percentual de colaboradores-chave que permanecem na empresa por mais de um ano.

Utilizar um indicador assim auxilia na compreensão das práticas relacionadas à gestão de pessoas e retenção de talentos. Assim, o RH pode identificar as ações que devem ser realizadas para melhorar o ambiente de trabalho e reduzir a rotatividade.

E, se você já está se perguntando como administrar tudo isso e ainda montar relatórios, não se preocupe: uma boa plataforma de gestão de colaboradores será uma mão na roda para administrar todas as equipes e ainda ter informações fresquinhas e automatizadas na sua mão todos os dias, aproveitando tudo de melhor que a análise de dados pode oferecer. Sucesso!

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração