Os gestores de RH sabem que é preciso entender como funciona o plano de saúde empresarial e oferecer aos colaboradores um ótimo benefício, tanto para a organização quanto para os funcionários.
O seguro de saúde para os colaboradores aumenta o investimento da empresa, porque isso faz com que os funcionários sintam mais seguros em relação ao trabalho e traz uma vantagem competitiva na retenção de talentos.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Ibope, trabalhar em uma empresa que ofereça plano de saúde é o terceiro maior desejo dos brasileiros.
Vamos entender melhor como funciona o plano de saúde empresarial ?
O que é um plano de saúde empresarial?
É um plano de saúde que garante a todos os colaboradores da empresa.
Algumas organizações optam por pagar o valor integral, mas o plano empresarial mais escolhido é o parcial, em que pouco é subsidiado pela empresa (por isso é um benefício) e outra parcela é paga pelo próprio funcionário.
Ou seja, uma empresa paga metade do valor do plano de saúde e desconecta o restante do valor da folha de pagamento do colaborador.
Como funciona o plano de saúde empresarial?
Como citado anteriormente, a organização estabeleceu um contrato com a operadora de seguro de saúde e, então, selecionou o método mais adequado para os colaboradores e a empresa.
Ao aderir ao seguro de saúde, lembre-se de que é necessário um tempo de carência para o plano que possa entrar em vigor.
No entanto, existem alguns casos que podem afetar a regra, como por exemplo:
- caso uma empresa possua mais de 30 colaboradores, os novos funcionários admitidos a assinar o contrato de seguro de saúde em até 30 dias após a admissão, podem utilizar o plano de saúde sem esperar o tempo de carência; e
- em outras situações, é possível que a organização negocie com a seguradora e consiga diminuir o prazo de carência para qualquer funcionário, seja ele recém-contratado ou somente tenha optado por aderir ou planejar mais tarde que outros colegas.
Quais são as coberturas de um plano de saúde empresarial?
Cobertura é o nome dado ao conjunto de procedimentos que faz parte de um plano de saúde, sem acréscimos de valor ou pagamentos adicionais.
Algumas coberturas podem incluir, por exemplo:
- consultas;
- exames;
- internações;
- cirurgias;
- tratamentos (quimioterapia, hemodiálise etc.); e
- partos.
As coberturas podem mudar muito de uma operadora para outra, assim como mudam as coberturas de acordo com o segmento escolhido para a empresa.
De acordo com a legislação, existem diferentes segmentos de cobertura em planos de saúde, sendo tais segmentos:
- ambulatorial;
- hospitalar;
- hospitalar com obstetrícia; e
- odontológico.
Cada segmento possui um valor e uma cobertura específica, por isso, antes de escolher o plano de saúde empresarial, verifique o que ele cobre e se irá suprir as necessidades básicas dos colaboradores.
Pode haver dependentes no plano de saúde empresarial?
Sim. O plano de saúde empresarial é destinado a todo colaborador que possua vínculo empregatício direto com a organização que oferece o benefício.
Para ser mais exato, parentes de até terceiro grau e relações até segundo grau, como pai, mãe, avós, filhos e cônjuge, podem ser incluídos como dependentes no plano de saúde empresarial do colaborador.
Entretanto, caso o colaborador queira incluir como dependente no seu plano algum familiar, esta ação só será possível se o plano de saúde escolhido e oferecido pela empresa permitir - além de que é necessário que seja comprovado o grau de parentesco e/ou relação.
Ressaltamos, portanto, que a inclusão varia de acordo com o plano, já que algumas operadoras não oferecem este serviço ao beneficiário.
Importância do plano de saúde corporativo
Você sabia que empresas que oferecem o plano de saúde para seus colaboradores apresentam um número muito menor de faltas justificadas por motivo de doença?
Isto mesmo! O motivo é bem simples: com um seguro de saúde de boa qualidade, os funcionários passam menos tempo em filas do SUS por causa de consultas e marcando exames e, por conseguinte, ficam mais tempo dentro da empresa produzindo.
Como escolher um plano de saúde empresarial?
Opções não faltam no mercado das operadoras de seguro de saúde. Entretanto, existem muitas dúvidas que surgem para os gestores no momento de escolher um plano de saúde empresarial adequado.
Para facilitar a sua escolha, selecionamos algumas dicas que podem auxiliar a sua decisão.
Procure por um plano baseando-se nos seguintes detalhes:
- ofereça bom atendimento e cobertura;
- tenha boa reputação no mercado;
- tenha uma boa rede de profissionais credenciada no plano;
- é importante conhecer os benefícios da operadora;
- disponibilize o contrato para ser avaliado com muita atenção;
- negocie os prazos de carência; e
- analise os preços e as cotações das operadoras e dos seus segmentos;
Com base nessas dicas, fica mais fácil entender como escolher um plano de saúde empresarial de maneira eficaz.
Plano de saúde empresarial: existe desconto para o empreendedor nos impostos?
Independentemente do tamanho ou segmento da empresa, é necessário declarar o Imposto de Renda e existem várias despesas empresariais que são dedutíveis, como o plano de saúde dos colaboradores, por exemplo.
Para obter uma quantia significativa de desconto em imposto, o empreendedor precisa lançar todos os custos com os planos de saúde na declaração como “Despesas Operacionais”, pois, desta forma, o abatimento poderá garantir um desconto maior.
Mesmo que o benefício seja permitido pela empresa, seja apenas parcial, o empreendedor ainda poderá ajustar a dedução necessária para a declaração de imposto de renda .
Neste caso, é necessário apresentar apenas uma parte do valor pago pela empresa e o mesmo acontece quando existe cobertura para dependentes no plano dos colaboradores, ou seja, deve ser apresentado somente o valor pago pela organização.
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