São muitos os benefícios que uma empresa pode oferecer e eles são ótimos aliados para a motivação, qualificação e bem-estar dos colaboradores. Além disso, é uma ótima forma de reter talentos e manter a boa reputação da empresa.
No entanto, uma bolsa de estudo é mais que um benefício, pois, qualificando o profissional, a empresa sai tão beneficiada quanto o funcionário, conquistando trabalhadores mais capacitados.
Com essa iniciativa, é possível aumentar o índice de qualidade e produtividade, gerando lucros reais para a organização, de uma forma que traz, também, realização e ganho para o profissional.
Como funciona a concessão de bolsa de estudos pela empresa
Esse benefício corporativo pode funcionar de diferentes maneiras, dependendo de empresa para empresa. No entanto, é necessário ficar atento à legislação, pois há algumas regras.
Segundo a Lei 12.513 de 2011, a bolsa de estudos não se caracteriza como salário, ou seja, não há a necessidade de contribuição previdenciária (INSS), em bolsas no valor de até 5% da remuneração do funcionário, não podendo ultrapassar o valor de um salário mínimo e meio por mês.
Os cursos podem ser de graduação, técnicos, profissionalizantes e de idiomas, por exemplo. O importante é que seja de interesse do colaborador e, se possível, da empresa, também.
Recomenda-se que a corporação disponibilize cursos de acordo com a função do profissional, para que faça sentido tanto com a carreira dele quanto com as necessidades da organização.
Uma forma mais simples de apoiar os estudos, para aquelas empresas que ainda não conseguem colocar no orçamento o auxílio com as mensalidades, é conceder folgas para que o profissional possa estudar. Seja um período por semana ou alguns minutos por dia, já pode ajudar.
Vantagens das Bolsas de Estudos
Funcionários mais motivados e engajados
Parte da motivação de cada um vem da capacidade e da qualificação que se tem para desenvolver as tarefas. Profissionais mais eficientes são também mais engajados e animados, pois se sentem capazes e úteis.
Equipes mais capacitadas
Se os colaboradores têm um grau de instrução maior, a sua empresa terá equipes de alta performance e desenvolvimento, devido à qualificação de cada um.
Retenção de talentos
Conceder bons benefícios, que realmente trazem ganhos para os funcionários, é um caminho eficiente para manter os talentos por mais tempo, na organização.
Prestígio para empresa
Desenvolver o capital humano é uma boa forma da organização ficar bem vista no mercado, fazendo com que outros profissionais desejem fazer parte do seu time.
Alto desempenho em indicadores de qualidade e produtividade
Com profissionais mais qualificados e motivados, a qualidade e a produtividade, com certeza, irão melhorar os resultados obtidos, elevando a empresa a outros níveis.
Redução no índice de turnover
Conceder bolsas de estudos pode ser uma forma de reduzir a taxa de rotatividade, ou seja, de diminuir o índice de turnover, não só por causa da retenção de talentos, mas, também, pela satisfação dos gerentes com a qualidade do trabalho dos profissionais que foram capacitados.
Desse modo, cada vez mais as empresas têm adotado uma política de bolsas de estudos, garantindo a qualidade no trabalho e o sucesso da empresa e dos profissionais.
E a sua organização, já tem um programa de bolsas de estudos? Que tal qualificar e motivar a equipe com essa iniciativa?
Deixe seu comentário