Quais benefícios uma empresa pode oferecer

Os benefícios oferecidos pelas empresas são importantes para conquistar colaboradores satisfeitos e motivados. Saiba como implementá-los e ter uma equipe que prospera pelo sucesso!

beneficios na empresa

A escolha de quais benefícios serão disponibilizados pela empresa fará a diferença para atrair funcionários de qualidade e mantê-los produtivos ao longo da sua jornada nessa empresa.

Por causa disso, é interessante disponibilizar benefícios que vão além dos obrigatórios vigentes na legislação brasileira.

Mesmo que a sua empresa não tenha condições de oferecer salários muito altos, se tiver a oportunidade de dar outras boas vantagens aos colaboradores, eles ficarão satisfeitos da mesma forma.

O mais importante é mostrar que eles são valorizados dentro da companhia.

Como elaborar um plano de benefícios para uma empresa

O principal elemento para levar em conta quando você pensa em como implementar benefícios na empresa é o bem-estar dos funcionários.

Isso pode incluir itens como a flexibilização de horários e possibilidade de fazer home office, planos de saúde familiar, entre outros benefícios que supram as necessidades de cada colaborador.

Por exemplo, para um funcionário que já tem uma vida estabelecida e tem uma família para cuidar, será mais interessante receber um plano de saúde e flexibilização de horários.

Por outro lado, para alguém que está entrando na vida adulta e iniciando sua jornada de trabalho, um vale-cultura ou uma bolsa de estudos pode ser mais atraente.

De maneira geral, criar um plano de vantagens trará ganhos para a própria empresa também. Isto porque terá colaboradores mais motivados, melhor produtividade, maior assiduidade e trabalhadores mais saudáveis.

1.  Benefícios obrigatórios

De acordo com a legislação trabalhista brasileira, os benefícios obrigatórios para quem trabalha com carteira assinada são:

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

Lembre-se: ele constitui 8% do salário total do funcionário e só é recebido após demissão do empregado sem justa causa. A empresa é responsável pelo pagamento.

Vale-transporte

Qualquer valor que ultrapasse 6% do salário do trabalhador, considerado para custear transporte da sua casa até o trabalho, deve ser coberto pela empresa.

Décimo terceiro salário

O funcionário recebe 1/12 do salário por mês trabalhado ao final de cada ano.

Férias

A cada ano trabalhado, o funcionário recebe 30 dias de descanso pago (⅓ do salário regular).

Adicional noturno

Claro que esse benefício é direcionado apenas para quem trabalha no período noturno (entre 22h e 5h) e o funcionário tem direito a receber 20% de acréscimo sobre seu salário.

Hora extra

Se o seu colaborador trabalhar a mais do que consta em seu contrato de trabalho, você deverá pagá-lo a mais, também.

Os valores precisam ser consultados de acordo com cada categoria, mas, de modo geral, o valor mínimo é 50% e pode chegar a 100%, se as horas forem praticadas em feriados e finais de semana.

INSS

A depender da modalidade de tributação que incide na empresa, o INSS é descontado do salário do colaborador, ou seja, é ele quem paga.

Há casos em que quem paga é a empresa, mas, em todas as duas situações, é obrigatório descontá-lo na folha de pagamento.

O seu pagamento ou recolhimento serve para garantir aposentadoria, afastamento e demais benefícios do Seguro Social.

Licença-maternidade

Para mães biológicas ou adotivas, a licença deve ser fornecida por, no mínimo, 120 dias e pode iniciar 28 dias antes do parto, de acordo com comprovação por atestado médico.

Refeitório

Se a empresa tiver mais de 300 colaboradores trabalhando no mesmo espaço, é obrigada a ter um refeitório e oferecer alimentação para eles.

2.  Benefícios adicionais

Além das obrigatoriedades que a empresa deve seguir, há vários outros benefícios que podem ser oferecidos que irão fazer sua empresa prosperar.

É aqui que você pode conquistar aquela equipe super motivada, já que os itens obrigatórios, como o próprio nome diz, são oferecidos por qualquer empresa.

Vale-alimentação e vale-refeição

Mesmo se não for obrigatório o pagamento, algumas empresas oferecem esse benefício.

A primeira opção serve para fazer comprar em padarias e supermercados, enquanto a segunda é exclusiva para restaurantes.

Assistência médica e plano de saúde

Um plano de saúde particular nem sempre é viável para todas as pessoas, de maneira que ter um emprego que garante o benefício de um plano de saúde mais acessível é bastante importante e pode fazer a diferença.

Seguro de vida

Uma empresa que cobre a vida de um colaborador, provendo recursos financeiros para sua família em caso de morte, certamente obterá o melhor de cada um.

Os seus colaboradores valorizam quando são valorizados — e a vida não tem preço.

Vale-cultura

Inclui um crédito extra para gastar em livros, eventos, filmes, etc.

Plano odontológico

Ao invés de um plano de saúde completo, este plano cobre apenas custos com dentistas.

Auxílio-creche

Você pode disponibilizar um valor ou um espaço físico, na empresa ou em outro local, para as mães deixarem as crianças durante o dia de trabalho.

Bolsas de estudo

Pode ser uma bolsa parcial ou integral. Investir nos estudos dos seus funcionários será um benefício para ele e para a empresa também, pois poderá colher frutos da sua produtividade.

Vale-idioma

A empresa pode custear uma parte ou pagar integralmente um curso de inglês (ou alguma outra língua) para o colaborador. Há alguns casos em que o professor vai até a empresa dar as aulas para os colaboradores, em um horário antes ou depois do horário de trabalho.

Vale-academia

Fazer parceria com alguma academia próxima ao local de trabalho será um bom motivador para os funcionários manterem um hábito saudável (e que aumenta a produtividade no dia a dia).

Horário flexível

Flexível e com possibilidade de fazer home office, esse é um desejo (que em muitos casos virou realidade!) de grande parte dos trabalhadores hoje em dia.

Auxílio para custos com internet, luz e telefone

Muitas empresas que adotaram o modelo de teletrabalho cortaram o vale-transporte (já que não há mais custos, pois não há locomoção para o espaço físico da empresa).

Contudo, como quem trabalha em casa aumenta despesas com internet, luz e telefone, algumas empresas estão substituindo o valor do vale-transporte para ajudar no custeamento desses itens essenciais.

3.  Benefícios diferenciados

Além dos obrigatórios e adicionais, você também pode oferecer vantagens diferenciadas que, com certeza, serão um atrativo a mais na hora de anunciar vagas de emprego na sua empresa.

Alguns exemplos são:

  • promover eventos temáticos;
  • fazer torneios internos;
  • comemorar aniversários;
  • fazer o “dia da família”; e
  • oferecer uma sala de jogos ou de lazer dentro da empresa.

Como fazer uma boa gestão de benefícios?

Além de estar por dentro dos benefícios a oferecer aos funcionários da empresa, você precisa também saber como realizar a gestão desses funcionários, de maneira que ambas as partes fiquem satisfeitas com o ambiente de trabalho profissional.

Entre as dicas, estão fatores bastante simples, mas que às vezes passam despercebido, como, por exemplo: considerar o perfil profissional individual dos colaboradores.

A importância dos benefícios para o trabalhador

Cada pessoa tem sua própria personalidade e irá reagir diferente a diferentes situações, então é importante conhecer cada um e entender como eles funcionam dentro do ambiente de trabalho. Da mesma maneira, pense em soluções de gestão de acordo com o “público” que você está lidando.

Uma ação que é bastante interessante dentro da empresa é o uso de benefícios específicos para cada colaborador. Nem todos têm as mesmas necessidades e, mostrar que você está pensando nas necessidades de cada um, ainda que por meio de pequenas recompensas, faz os funcionários se sentirem mais motivados a realizar o melhor trabalho possível.

Os dois lados saem ganhando e essa é uma excelente vantagem para elaborar um plano de benefícios!

Ou seja, não basta apresentar aos funcionários os benefícios obrigatórios. Para ter uma equipe motivada e colaborativa, invista em benefícios únicos e exclusivos que farão a sua empresa ter uma vantagem maior no mercado de trabalho!

Orçamento para Plano de Saúde

Receba orçamento gratuito em
menos de 2 minutos

Para quem é o Plano de Saúde?
Plano de Saúde

Informe seus dados e receba gratuitamente
um orçamento completo!

Ocorreu um erro, por favor
tente novamente

, seu orçamento
foi
enviado para o seu
telefone.
O que você achou do post?

36 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração