Todo empreendedor precisa se preocupar em aplicar boas práticas no ambiente de trabalho de suas empresas, a exemplo de ações para integrar os colaboradores e melhorar o bem-estar dos times e do estabelecimento.
Se você é dono(a) de um negócio e ainda não prioriza nada disso, fique sabendo que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), trabalhadores satisfeitos com o local onde exercem suas profissões tendem a ser até três vezes mais criativos e produtivos.
Os dados são de 2022, mas expressam a realidade atual e, com certeza, dizem muito sobre o futuro, não acha?
Este artigo explica como chegar a um bom patamar no que diz respeito aos cuidados com as equipes e com saudabilidade, inclusive, da sua própria empresa. Continue lendo!
O que são as boas práticas no ambiente de trabalho?
O nome já diz tudo! Boas práticas são técnicas e estratégias extremamente válidas de serem inseridas no dia a dia de uma empresa. Elas servem para aprimorar o convívio entre os colaboradores e até para transformar o espaço físico de trabalho em um lugar melhor.
A ideia de aplicá-las está ligada a fazer todos se sentirem bem emocionalmente e profissionalmente, mas também a permitir que gestores sejam mais capazes de observar pontos fortes e fracos dentro de seus negócios, para aprimorar tudo o que for necessário.
Dentre as boas práticas estão, ainda, aquelas voltadas à solução de conflitos e à redução de frustrações, bem como as mais “técnicas” e menos “teóricas”, voltadas para definição e cumprimento de metas etc.
E como as boas práticas melhoram a produtividade no trabalho?
Quando todos se sentem confortáveis e felizes dentro da empresa, as taxas de estresse e desânimo caem, enquanto crescem as de produtividade e qualidade. O “vestir a camisa” da empresa é outro reflexo natural das estratégias, porque, quando um colaborador é valorizado, ouvido e recompensado, ele tende a se sentir muito mais parte dos processos.
A importância das boas práticas no ambiente de trabalho se torna ainda mais nítida à medida que elas vão sendo aplicadas, mas, caso você ainda não tenha entrado em ação por aí (um cenário que vai mudar até o final da leitura deste artigo), fique sabendo que, dentre os benefícios das mudanças, destacam-se:
- melhora da comunicação empresarial;
- redução dos erros;
- aumento da criatividade e da disponibilidade para brainstorms – conversas que resultam em ideias e insights valiosos tanto no âmbito individual quanto no coletivo;
- identificação e retenção de talentos;
- ajustes nos times através do realocamento de profissionais que demonstrem aptidões específicas; e
- não custa reforçar: muito mais produtividade e lucratividade!
Ainda no que diz respeito ao turnover voluntário, atente-se a outro dado: de acordo com uma pesquisa feita 2023 pela Great Place To Work (GPTW), especialista em avaliação de clima nas empresas, a qualidade de vida no trabalho é o 2° maior fator de permanência de um colaborador em empresas brasileiras.
Você acha que pode melhorar alguma coisa aqui e outra ali para dormir mais tranquilo(a) e ajudar seus funcionários a fazerem o mesmo?
Foque em necessidades e desafios, coloque os principais problemas à mesa e pense no todo, ou seja, leve em conta o “conjunto da ópera”, pois, assim como os negócios, os trabalhadores também devem se beneficiar das suas estratégias.
Aqui vão algumas dicas!
14 dicas de como desenvolver boas práticas no ambiente de trabalho
Fazer um levantamento dos problemas atuais, conhecer as perspectivas dos colaboradores e estimular a comunicação entre setores são só algumas das 14 dicas que vão ajudar você a melhorar o clima organizacional por aí.
Dá uma olhada na lista completa!
1. Faça um levantamento dos problemas
Descubra o que pode ser “B.O.” por aí: falta de produtividade, desânimo coletivo, excesso de rotatividade, falhas nas entregas, erros de comunicação etc. Assim, você sabe em quais pontos o dinheiro está “indo pelo ralo” e consegue identificar os ajustes necessários para, em seguida, definir quais são urgentes e quais podem esperar.
2. Conheça as perspectivas dos colaboradores
Entenda o perfil de cada um, os diferentes temperamentos, seus anseios e, acima de tudo, suas perspectivas e expectativas.
Busque ser uma “ponte” para os trabalhadores – entre o trabalho e seus objetivos particulares – deixando claro que as boas práticas dentro da empresa os ajudam a chegar mais longe também fora dela.
3. Estimule a comunicação entre setores
Aprimore o jeito que os departamentos se comunicam e trocam “figurinhas”: isso, por si só, já é uma prática a ser desenvolvida para as coisas melhorarem!
Aproveite para mostrar a todos o que cada pessoa faz e qual é seu papel para o desenvolvimento da empresa e para que os processos fluam. Faça isso por comunicados online ou em reuniões, por exemplo.
Outra estratégia que pode ajudar nesse sentido é a criação de um organograma empresarial – para que todos saibam a quem recorrer quando precisarem de alto, tornando a comunicação muito mais fluida no ambiente.
4. Reconheça bons profissionais e recompense-os
Premiar quem é destaque faz com que os outros colaboradores se sintam desafiados para ir além do esperado.
Diferentes formatos de bonificação e gratificação por metas alcançadas são uma boa alternativa e, quando aplicados corretamente, fazem parte de práticas para a melhora do clima organizacional.
Você também pode escolher outros meios de remuneração estratégica dentre os apresentados em mais um artigo do blog da Coalize.
5. Disponibilize benefícios que vão além do esperado
Os benefícios também são uma espécie de reconhecimento, não de uma meta alcançada, mas da importância que cada funcionário tem para a empresa.
Eles podem ir dos mais tradicionais – plano de saúde e odontológico, vale-alimentação e vale-transporte – até viagens, um voucher para SPA, parcerias com academias ou escolas de idiomas e participações nos lucros.
Também dá para você pensar em benefícios que só faz sentido uma empresa do seu nicho oferecer! Essa pode ser, além de uma boa prática, uma maneira divertida e positiva de surpreender os times.
6. Dê e peça feedbacks
Acredite você ou não, a boa prática não está só em dar feedbacks construtivos, mas também em pedi-los e estar aberto(a) a ouvir cada um deles, fazendo os ajustes cabíveis no seu comportamento e no ambiente corporativo.
Faça pesquisas de satisfação com regularidade ou distribua caixinhas de sugestões em locais neutros da empresa, como o refeitório ou a sala de reunião, mas, antes de agir, apresente a estratégia aos colaboradores explicando sobre os comentários serem anônimos, se assim eles preferirem, e sobre os motivos pelos quais a novidade está sendo implementada.
7. Escute a equipe antes de tomar decisões
Ainda dentro do feedback, lembre-se de que empresas bem-sucedidas não funcionam “no grito” e de que, além de falar, você precisa ouvir quem participa dos processos.
Insights agregadores e que evitam retrabalho ou prejuízo chegam exatamente nesses momentos, e a prática é boa porque demonstra valorização ao que cada um tem para dizer!
8. Seja flexível quando necessário
O uso do bom senso é fundamental, então, não basta você implementar, por exemplo, a flexibilidade de horário na sua empresa se você não é flexível como líder.
Se um colaborador ficar doente, estiver com sua saúde mental abalada, precisar tirar uns dias de folgas por motivos pessoais ou apresentar uma proposta de trabalho híbrido, ajude-o, buscando um ponto de equilíbrio para que o seu negócio não deixe de ser “ajudado” em contrapartida.
9. Invista em conhecimento e inovação
Inscreva seus funcionários em workshops, palestras, feiras e cursos específicos de sua área de atuação e faça o mesmo por você!
As chances de as pessoas continuarem trabalhando num lugar em que aprendem novidades com mais frequência são bem maiores e, não à toa, mais de 55% das empresas atendidas pela consultoria internacional Robert Half em 2023 optaram por fazer investimentos nesse sentido.
10. Aposte no endomarketing
Usufrua de iniciativas de marketing interno para mostrar os valores da empresa aos funcionários, divulgar a cultura organizacional e suas mudanças e, aos poucos, gerar ainda mais identificação entre eles e o ambiente corporativo.
O endomarketing também aparece na hora de celebrar um aniversário ou de comemorar mais um ano de tempo de casa. Tudo isso agrega valor e é considerado boa prática em grupo, só não esqueça de que, antes de um cupcake ou de um bombom – ou, ao menos, junto com eles! – devem vir reconhecimentos maiores.
11. Dê preferência a perfis diversos
Promover diversidade e inclusão na sua empresa vai muito além de surfar na crista da onda das tendências de mercado para fazer bonito para os investidores, viu?
A pluralidade de ideias e de pessoas só traz benefícios para os trabalhadores e para gestores, sem contar que é muito importante até na hora de elevar os índices de criatividade e produtividade.
12. Monitore a saúde mental individual e coletiva
Se o corredor da sua empresa vira e mexe parece com o confessionário do Big Brother, mude essa realidade com ações concretas: ouça os colaboradores por meio de conversas individuais, promova diálogos entre eles e profissionais da área de psicologia e informe sobre situações que podem afetar a saúde mental, tratando o assunto com seriedade.
Você pode ajudar essas pessoas e perceber pontos a serem melhorados dentro da realidade da companhia, além de tirar um peso das costas de quem gostaria de desabafar sobre algo e não sabia, até então, a quem se dirigir.
13. Faça mudanças no espaço físico
Pesquisando por conta própria ou contratando um profissional de arquitetura especializado em ambientes corporativos, veja o que pode ser modificado para você conseguir um espaço mais acolhedor e confortável.
Janelas e luz natural entrando através delas são fundamentais e, se não for possível conseguir isso, pelo menos coloque algum verde no escritório.
Instale climatizadores de ar, mude as cores das paredes seguindo as que são mais indicadas para cada processo criativo, mantenha os banheiros limpos, tenha uma copa com cafézinho fresco e um espaço apropriado para refeições.
Parecem iniciativas básicas, mas elas fazem a diferença na vida de cada trabalhador!
14. Padronize as boas práticas para uso do celular no ambiente de trabalho
O smartphone é peça fundamental para o trabalho e para a realização de diversas atividades, então, proibi-lo pode causar mais problema do que ajudar você. Em vez disso:
- peça para que os aparelhos dos funcionários fiquem sempre no silencioso;
- antes de reuniões e encontros, avise sobre levarem o aparelho ou deixarem fora da sala;
- caso necessário, especifique horários livres para uso pessoal do telefone; e
- elabore e distribua um manual sobre o uso apropriado do aparelho na sua empresa.
Para prestadores de serviços, o celular é uma ferramenta indispensável, enquanto, em outras empresas, como as que têm manipulação de alimentos entre seus processos, seu uso precisa ser restrito e controlado, portanto, cada companhia deve elaborar suas próprias regras, garantir que elas sejam acessíveis a todos e explicá-las aos trabalhadores.
Agora, que tal mais alguns exemplos antes de você entrar em ação?
Outros exemplos de boas práticas no trabalho |
Escuta ativa: ouvir de verdade o que os outros têm a dizer Combate ao preconceito e ao assédio: evitar, repreender e ensinar sobre os assuntos Respeito ao limite de horário de trabalho: entender que trabalhar a mais não é bonito Promoção da sustentabilidade: para deixar claro que a empresa se preocupa também com o futuro da comunidade Decisões tomadas com base nos valores da empresa: sinalizando coerência nos atos da liderança Mediação: de conflitos, diálogos, trocas de ideias, com o objetivo de mostrar que a busca por equilíbrio é o que importa, independentemente de as opiniões serem ou não as mesmas |
E então, #partiu virar uma empresa cinco estrelas e transformar em fato aquela máxima de que “quem está dentro não sai e quem está fora quer entrar”?
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