O mercado de trabalho mudou muito nos últimos anos e, com isso, surgiu o conceito de líder moderno. Já não cabe mais a figura de um chefe que dita regras e usa da autoridade para administrar.
Atualmente, o sucesso de uma equipe está pautado, principalmente, numa boa liderança.
Claro que um gestor não pode ser responsável por todo e qualquer resultado de vendas, aliás, esse pensamento não seria saudável. Fatores como a qualidade do produto, a situação do mercado e outros setores da empresa contam muito.
Mas é verdade que, com uma boa administração, uma equipe de vendas pode decolar rumo ao sucesso. Por isso, vale seguir nossas dicas de como ser um bom líder.
Qual a função de um líder
Um líder, independente de qual área, é o responsável por conduzir pessoas a cumprirem suas metas ou objetivos, certificando-se de que elas estão aprendendo e crescendo durante o desenvolvimento.
Ele deve, além de guiar, ensinar a sua equipe, estimulando cada membro do grupo a evoluir. Por essa razão, deve entender muito do seu trabalho e saber lidar bem com pessoas.
Essa não é uma função que delega poderes, mesmo que precise usar de certa autoridade. A ideia é outra, o líder deve fazer com que seu grupo cumpra com as suas tarefas porque querem e não porque são obrigados.
As palavras-chave são: motivação e inspiração.
Acho que não sirvo para liderança, e agora?
Algumas pessoas podem acreditar que não servem para administrar uma equipe, mas nem sempre estão certas. A verdade é que, saber como liderar nem sempre é uma característica inata do sujeito.
Mesmo aqueles que nascem com uma predisposição a essa função, precisam trabalhar duro para adquirir o conhecimento de um gestor e administrar com excelência.
Então, se há o desejo, há também a possibilidade, fique tranquilo! Porém, saiba: não há como tornar-se um bom gestor do dia para noite. É preciso dedicação!
Que tal começar agora mesmo, se inspirando com as nossas dicas? Conheça, a seguir, as 5 principais características de um líder de sucesso:
1. Motiva e empodera a equipe
A motivação e empoderamento de pessoas é essencial na função de um líder. Isso porque o grupo não deve apenas seguir ordens e fazer as tarefas por obrigação ou seguir manuais prontos.
É necessário que os vendedores tenham ambição e façam seu trabalho porque querem! O supervisor é o mediador desse processo e não o “mandão”.
Para que isso ocorra, o gestor precisa saber como motivar a equipe e como empoderar cada colaborador, para que tome as rédeas do seu trabalho e cumpra seus objetivos porque assim deseja, e também, porque sabe o que fazer.
Empoderar e motivar tem tudo a ver com capacitar
A vontade de cada um de realizar algo também está relacionada à sua capacidade de fazê-lo. Por isso, deve-se investir em cursos e workshops, além do ensinamento diário no trabalho.
Vale ressaltar que, nesse quesito, conta muito o quanto o líder é capaz de planejar o trabalho da equipe, para garantir com que o grupo seja mais produtivo e ganhe mais tempo.
Além de, ainda, ter a habilidade de fazer uma boa avaliação de desempenho, para dar feedbacks e saber onde a equipe deve melhorar.
2. Estuda tudo sobre seu trabalho
Um bom profissional, de modo geral, deve sempre buscar conhecimento, e o líder não deve ser diferente. É imprescindível que ele saiba tudo sobre seu trabalho, inclusive, mais do que sua equipe.
O líder é também professor, por isso, deve garantir que entende tudo sobre os produtos que vende, sobre a empresa, sobre o mercado e técnicas de vendas.
Isto é, um bom gestor de equipe de vendas deve saber, primeiro, como ser um bom vendedor, além de como administrar.
3. Consegue tomar decisões e usar estratégias
Para ser um administrador, é necessário ter uma visão estratégica e saber tomar decisões com base em dados reais. Um líder não pode acreditar que suas ideias e pensamentos são suficientes para decidir algo.
É preciso que ele seja capaz de, a partir dos Indicadores de Desempenho, analisar dados, escolher metodologias eficazes, pensar em reduzir custos, além de saber escolher as ferramentas de trabalho certas - como um sistema inteligente que o ajude com a organização.
4. Trabalha junto com equipe
É essencial que o líder trabalhe junto da sua equipe e saiba tudo que acontece nela, primeiro. Só assim ele conseguirá fazer uma boa gestão, e segundo, os vendedores precisam saber que podem sempre contar com seu líder.
Além disso, o líder é o responsável por guiar o grupo, desse modo, deve estar presente dando ideias, ensinando tarefas, ouvindo os funcionários, dialogando, entregando feedbacks e, o principal: dando bom exemplo!
Por esse motivo, deve trabalhar junto à equipe, ser responsável e prestativo. E nunca deixar que seus vendedores não gostem de trabalhar perto dele, por se sentirem intimidados ou, mesmo, por terem medo. É preciso que ele crie um vínculo amigável com o grupo.
Nessa missão, precisará ser ético, justo e coerente, além de muito sério com o seu trabalho. Precisa, ainda, ser a pessoa mais respeitada da equipe, não por sua autoridade apenas, e sim, por seus atos.
5. Tem Inteligência Emocional
Por último, mas não menos importante, para uma boa gestão de pessoas é fundamental ter inteligência emocional. Isso porque, certamente, terá situações complicadas, além de que, lidar com pessoas, de modo geral, já é uma tarefa complexa. Por isso, empatia será um sentimento indispensável nessa função.
Desse modo, para se destacar nessa função, deve conseguir administrar pessoas das mais diferentes personalidades e entender o limite pessoal de cada um, inclusive o seu. Assim, deve saber pedir ajuda, perguntar em momentos de dúvidas e admitir seus erros, pedindo desculpas.
Lembre-se: Se você quer ser um excelente gestor, mantenha-se estudando. E se necessário, busque ajuda profissional.
Deixe seu comentário