Na busca por manter um ambiente adequado e propício para se atingir os resultados e objetivos que uma empresa almeja, é imprescindível possuir ferramentas para medir todos os aspectos (e avaliar bem esses indicadores) que compreendem a relação colaborador/empresa.
Então, vamos conferir juntos o instrumento de pesquisa de clima organizacional nas empresas e como ele pode ajudar a mudar a maneira com que os colaboradores desempenham nas suas funções.
O funcionamento de uma empresa está exposto a diversos tipos de interferências, sendo elas internas ou externas.
E o que isso tem a ver com clima organizacional dentro da companhia? Tudo, pois todas as práticas, processos, políticas, estruturas, sistemas e colaboradores se relacionam coletivamente, e entre si determinam como o clima organizacional é percebido por todos.
Por que e como medir o clima organizacional de uma empresa?
As corporações despendem tempo, e alguns outros recursos, na busca por profissionais eficientes, efetivos e engajados. Esses talentos serão, em parte, os responsáveis pelos bons resultados que a companhia ambiciona.
Porém, eles estão inseridos em alguns grupos de trabalho no ambiente organizacional. Logo, se isso fosse uma equação, poderíamos dizer que uma equipe motivada, produtiva e satisfeita é igual a bons resultados.
A equação contrária também é válida, pois atrasos, faltas, desentendimentos, clima tenso é sinal de alerta para dor de cabeça chegando.
A influência do clima organizacional nas empresas e nas pessoas impõe a necessidade de examinar as condições com as quais as relações de trabalho estão ocorrendo. Aqui, então, entra em cena a pesquisa de clima.
Essa ferramenta realiza o levantamento de indicadores que comprovam a qualidade da atmosfera psicológica da empresa, auxiliando no entendimento sobre o que tem acontecido e como as atividades impactam nos resultados da corporação.
Criando uma pesquisa de clima organizacional nas empresas
A maneira mais simples e tradicional de avaliar o ambiente organizacional é através de um questionário. Mas, atenção: toda empresa é única e possui suas peculiaridades.
Certifique-se de ter em mente todos os aspectos pertinentes durante o desenvolvimento das questões.
Em seguida, planeje seu questionário, partindo do tamanho, por exemplo: entre 20 a 30 perguntas. As perguntas devem ser todas relacionadas ao clima da organização, tais como:
- “você se sente feliz no local de trabalho?”;
- “considera seu superior imediato um bom líder?”.
Na hora de aplicar a pesquisa de clima, preze por uma política forte de confidencialidade. Evite campos de identificação pessoal. Crie uma atmosfera tranquila, proporcione um local adequado, assim como, tempo hábil para realização da atividade.
Isso vai deixar o funcionário à vontade para falar a verdade sobre o que pensa e sente. Afinal de contas, uma resposta mentirosa só levará a um trabalho desnecessário, pois o esforço para realizar a pesquisa não terá gerado resultados reais.
Avaliando os resultados
Após a aplicação da pesquisa de clima, é chegada a hora de cruzar todos os dados para obter as informações pretendidas.
A apuração e análise do questionário requer precisão, pois será através dele que se poderá visualizar de forma quantitativa e qualitativamente o volume de satisfação e insatisfação dos profissionais.
Consequentemente, ficarão conhecidos os pontos fracos e que causam descontentamento no pessoal, ou seja, todos os aspectos que podem estar prejudicando os resultados da empresa.
As conclusões da pesquisa de clima organizacional também apresentarão as forças e virtudes da companhia, até porque notícia boa é sempre bem-vinda.
Implementando melhorias após a pesquisa de clima
O sucesso de uma empresa está altamente relacionado ao seu clima organizacional. Com os dados pontuais sobre os acertos e erros no ambiente da companhia, tem início o processo elaborar um plano de ação (através da ferramenta 5W2H) e implementação de melhorias, visando corrigir falhas e potencializar ainda mais as boas práticas já desenvolvidas.
Para que as melhorias atuem em concordância entre os objetivos da instituição e do colaborador, outra vez, faz-se necessário mencionar a importância de conhecer a equipe e seus anseios.
Variados são os programas de incentivos que podem ser incorporados e proporcionar resultados satisfatórios.
Promover um ambiente organizacional saudável, com flexibilidade para que os profissionais entreguem seus melhores resultados, concedendo recompensas pelo bom desempenho, parece ser uma bela estrada para o desenvolvimento e satisfação de todos.
Pronto para aplicar a pesquisa de clima organizacional na sua empresa?
Deixe seu comentário