Um dos principais atrativos em uma empresa são os planos de carreira que podem ser oferecidos aos colaboradores, sendo estes benefícios que incentivam e estimulam um crescimento profissional saudável, valorizando quem faz parte da equipe.
Com talentos cada vez mais preparados e completos, uma empresa que busca retê-los faz com que planos de cargos e carreiras sejam necessários e importantes em todos os departamentos.
Porém, o mercado é competitivo e pessoas cada vez mais habilidosas fazem das seleções mais exigentes, ou seja, a empresa espera mais eficiência e resultados dos seus funcionários.
Essa troca de qualificação, em que o colaborador entrega bons resultados e a empresa investe em seu currículo, faz com que seja possível criar um time de alta performance, viabilizando o crescimento contínuo dos negócios e de quem faz parte dele.
Conheça mais sobre o assunto e veja como um plano de desenvolvimento de carreira funciona.
O que é plano de carreira
Antes de continuarmos, é importante deixar claro que existem dois tipos:
Plano de carreira pessoal
É um planejamento que busca atingir objetivos em sua vida pessoal e profissional, seja para uma viagem, conquistar a casa própria, mudar de emprego ou conquistar uma nova posição no trabalho.
Plano de carreira empresarial
É um programa que ocorre em uma ordem que traça o caminho de colaborador dentro da empresa, definindo quais habilidades e resultados ele deverá trazer para sua função para que possa crescer dentro da sua equipe ou na organização para a qual trabalha.
Um plano de carreira empresarial é feito de passos que os colaboradores podem dar dentro de uma empresa com o objetivo de desenvolver o seu currículo e suas habilidades.
É uma forma de aprimorar a equipe a longo prazo e formar um grupo de alta performance.
O mais legal disso é que o plano acontece em alinhamento com o que o contratante e o contratado desejam para a suas vidas profissionais, sendo importante para um desenvolvimento conjunto e contínuo de ambos.
Esse tipo de programa também resulta em mais segurança por parte dos funcionários da empresa, pois sabem que haverá um crescimento ao invés de permanecerem estagnados em suas funções. O que também causa um aumento de produtividade e resultados positivos.
Os objetivos do plano de carreira são oferecer promoções e recompensas para os funcionários, aumento de salário e responsabilidades, transferências de filiais e cargos, desenvolvimento de conhecimentos e habilidades profissionais através de cursos dentro e fora do País, entre outros benefícios.
Esses objetivos são traçados no plano de carreira individual de cada colaborador, ou seja, são de acordo com as ambições e motivações de cada um, levando em consideração também os resultados que traz para a empresa.
Tipos de plano de carreira
Carreira em Y
O tipo de carreira que conhecemos como Y é aquela em que, dentro da empresa, o colaborador deve optar em seguir na área de gestão ou de especialista, melhorando suas habilidades de acordo com a competência que optou.
Os gestores precisam cuidar de suas equipes identificando o desenvolvimento de cada indivíduo, o potencial, o alcance de metas individuais e coletivas. Já um especialista tem como foco somente a sua área e deve desenvolvê-la através da busca por conhecimento.
Carreira em W
A carreira W também agrega as duas opções citadas no tipo de carreira Y, de gestor ou de especialista, porém, traz uma terceira opção: a de gestão de projetos.
Como gestor de projetos, o colaborador é responsável por uma equipe específica de uma área, mas apenas observando o desenvolvimento do trabalho e realizando os feedbacks necessários, sem se responsabilizar pelo desenvolvimento das pessoas.
Assim, um profissional dentro de uma área tem a possibilidade de adquirir outros conhecimentos e aos poucos atingir a máxima de sua especialidade.
Já a empresa precisa estar atenta desde o momento da seleção, recrutando indivíduos que tenham um perfil organizado e flexível para atuar como líder, mas também executar as tarefas necessárias.
Como fazer um plano de carreira
Para traçar o plano de carreira profissional, é necessário observar e avaliar algumas questões que podem servir de bússola para que o caminho certo para o colaborador seja encontrado dentro da empresa, devendo ter como base:
- os valores, interesses, motivações e medos de um indivíduo;
- as habilidades e técnicas que já possui e o que o diferencia dos demais;
- quais são as habilidades e técnicas necessárias para chegar a um determinado cargo dentro da empresa;
- como melhorar ainda mais as habilidades para atingir tal posição; e
- traçar objetivos que, cada vez que completos, serão como um passo mais próximo ao resultado desejado pelo colaborador.
Essas informações podem ser adicionadas em uma planilha e mantidas entre o RH e o colaborador, podendo também abrir a possibilidade de atualizações, principalmente no quesito de conhecimentos e objetivos que são desenvolvidos continuamente e necessitam de revisões.
Um plano de carreira serve para que uma empresa compreenda que as pessoas almejam objetivos diferentes e através deles é possível gerar motivações que tragam o crescimento contínuo da organização e dos membros da equipe, resultando somente em benefícios e ganhos.
Deixe seu comentário