Muito utilizado na psicologia, o termo “inteligência emocional” se refere aos indivíduos que possuem a capacidade de ter consciência de suas emoções. Quanto mais conhecimento de suas próprias emoções ele tiver, mais hábil emocionalmente será.
Como grande parte das pessoas passam seu tempo no emprego, a inteligência emocional no trabalho passou a ser uma necessidade, visto que esses tempos trazem consigo maiores cobranças profissionais e pessoais.
Por esse motivo, trouxemos alguns métodos que auxiliam no equilíbrio e controle sentimental e que podem ser aplicados no cotidiano, com pequenos gestos valiosos para o desenvolvimento do autocontrole.
Mas o que é inteligência emocional?
O termo “inteligência emocional” é um conceito da psicologia utilizado para caracterizar os indivíduos que possuem a capacidade de reconhecer e controlar emoções, sejam elas suas ou dos outros.
Entre as habilidades desses indivíduos, estão as competências de se automotivar, persistir, controlar os impulsos e o humor, ser empático, esperançoso e buscar o autoconhecimento.
Com todas essas características, o indivíduo possui um nível alto de Quociente Emocional (QE), que hoje é altamente associado com inúmeros benefícios para a carreira e passou a fazer parte das exigências em processos de recrutamento.
Por que a inteligência emocional é importante no trabalho?
Grande parte das situações no trabalho exigem decisões e compreensão, habilidades humanas que geram consequências profissionais e sentimentais. A inteligência emocional é responsável por controlar diversos cenários negativos e positivos vivenciados no serviço.
Quem as possui, é capaz de transmitir mais tolerância e empatia, sabendo lidar melhor com ocasiões conflituosas, momentos de pressão e importantes decisões. Quando sabemos o que sentimos, somos capazes de dosar nossas reações e palavras, colocando-nos no lugar do outro.
Isso tudo auxilia a evitar ofensas, mágoas, contratempos e mantém o clima organizacional, preservando relações de qualidade e resultando em impactos positivos na convivência e produtividade de todos que trabalham na empresa.
5 dicas para desenvolver a inteligência emocional
1. Crie um ambiente positivo
Para que as pessoas sintam bons sentimentos, precisam que o clima ao seu redor seja positivo. Isso significa conceder liberdade e incentivo na criatividade, na execução das habilidades profissionais e nas relações amigáveis e de companheirismo para ajuda e troca de conhecimento no trabalho.
É importante ressaltar que um ambiente positivo não é aquele que se aceita erros, mas sim um lugar onde se entende que errar faz parte do processo e ensinar, corrigir e repreender com educação e ética são passos para serem cumpridos sempre que necessário.
2. Desenvolva o autoconhecimento
O autoconhecimento pode ser desenvolvido através de atividades e dinâmicas que gerem reflexões sobre atitudes, valores, sentimentos e habilidades. Outra forma de exercê-lo é manter a mente aberta para opiniões diferentes do que você normalmente acredita, inteirando-se de diferentes perspectivas e desenvolvendo ainda mais a si mesmo.
3. Pratique e incentive a empatia
A empatia deve ser praticada não somente no ambiente de trabalho, mas em todo relacionamento social, contribuindo pelo desenvolvimento geral da comunidade e crescimento uniforme de todos os indivíduos que dela fazem parte, sem agir de forma discriminatória.
É importante trabalhar a empatia com projetos que visem entender o lugar do outro e compreender suas necessidades, auxiliando de alguma forma para que o objetivo do próximo se cumpra de forma menos dificultosa.
4. Treine Yoga e meditação
Os benefícios dessas práticas surgem a longo prazo, pois exigem treinos constantes e evolução em suas posições, porém são perfeitos e muito indicados para quem busca o autoconhecimento e automotivação. Essas práticas auxiliam no controle e reconhecimento emocional e afastam os pensamentos negativos.
5. Faça psicoterapia
Com o auxílio de um psicólogo, você pode desenvolver suas emoções de muitas maneiras e em vários níveis. Iniciando um autoconhecimento profundo, o resultado obtido ao longo das sessões será o reconhecimento e controle dos seus sentimentos. Além disso, o auxílio de um profissional torna a busca mais certeira e garante a melhora emocional.
Exemplos de dinâmicas para trabalhar a inteligência emocional
As dinâmicas motivacionais sempre geram interação, aproximação e reflexão, mas, em se tratando de emoções, é importante contar com um profissional da psicologia ou um orientador capacitado para lidar com os sentimentos das pessoas.
Isso porque as lembranças e o íntimo a ser descoberto podem despertar diversas consequências em um indivíduo.
Seguem, abaixo, alguns exemplos de dinâmicas que auxiliam no desenvolvimento da inteligência emocional.
1. Você vale a pena
Objetivo: demonstrar o Efeito Pigmaleão
Tempo necessário: 30 minutos
Tamanho do grupo: até 20 pessoas
Local: sala ampla
Materiais necessários: dez moedas e um papel cartão com um círculo pintado no meio
Passo a passo da dinâmica
- O líder solicitará dois voluntários. Eles devem sair da sala enquanto a dinâmica é explicada ao restante do grupo.
- Os participantes são divididos em dois subgrupos: o grupo 1 deve incentivar e motivar o primeiro voluntário e tratar o segundo voluntário com indiferença.
- O grupo 2 deve agir de maneira neutra com o primeiro voluntário e desencorajar o segundo.
- O primeiro voluntário entra e é convidado a jogar as moedas cerca de 2 metros de distância dele, tentando acertá-las no círculo central do papel cartão.
- Repita com o segundo voluntário.
- No final, faça uma reflexão sobre o resultado e como os voluntários se sentiram. O líder introduz o que é o efeito Pigmaleão e se discute a importância de acreditar no outro.
Observação: o Efeito Pigmaleão é, na psicologia, o fenômeno em que, quanto maiores as expectativas que se têm em uma pessoa, melhor o seu desempenho.
2. Destaque o positivo
Objetivo: melhorar as ideias sobre si através da troca de impressões
Tempo necessário: 20 minutos
Tamanho do grupo: até 20 pessoas
Local: sala ampla
Materiais necessários: canetas e papel
Passo a passo da dinâmica
1. O orientador deve começar explicando a importância de reconhecer o que há de bom em si mesmo. Logo depois, ele pedirá que você se sente em duplas.
2. Todos devem dizer ao seu parceiro:
- Duas partes do seu corpo que gosta.
- Duas qualidades que ele gosta em si mesmo.
- Uma capacidade ou conhecimento que se orgulha.
Observação: não pode ser dito nenhum comentário negativo ou neutro, deve-se encontrar a resposta positiva.
3. Por fim, há um momento de reflexão com todo o grupo em que será analisado como ocorreu a troca, se eles se sentiram à vontade para falar sobre si mesmos de maneira positiva, se foi fácil enxergar coisas boas em si, etc.
3. Usando metáforas
Objetivo: aprender a expressar as emoções relacionadas a uma determinada área através do uso de metáforas
Tempo necessário: 45 minutos
Tamanho do grupo: 15 pessoas ou individual
Local: sala ampla quando em grupo, sala tradicional quando individual
Materiais necessários: não é preciso nada
Passo a passo da dinâmica
1. O orientador do grupo deve pedir para que todos selecionem uma área de sua vida na qual gostariam de refletir: trabalho, lazer, família, amigos, saúde ou o que desejar.
2. Individualmente, cada um pensa em histórias da área que escolheu e as emoções e sentimentos que essas memórias trazem.
3. Então, os participantes devem pensar na imagem das pessoas que fazem parte das histórias da área escolhida, tentando conceituá-las com apenas um adjetivo ou uma imagem que não seja de fato uma perfeita descrição humana (cor de olhos, cabelos, estilo, etc) e comentar com seu orientador.
4. As pessoas que desejarem, podem compartilhar seus pensamentos sobre a área com o resto de seus colegas e falar de forma metafórica sobre as pessoas que cercam essas lembranças.
Todos esses estímulos auxiliarão no desenvolvimento da inteligência emocional que, além de transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais otimista e acolhedor, desperta a autoestima e autoconhecimento, ambos essenciais para o crescimento pessoal e profissional.
É inteligente aquele que desvenda suas emoções, pois só assim é possível controlá-las.
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