A retenção de funcionários, ou retenção de talentos, como também é conhecida, costuma ser um diferencial competitivo para empresas no mercado de trabalho. Isso acontece por conta da grande rotatividade de funcionários que costuma acontecer, seja por pedido de demissão do próprio funcionário ou por escolha da empresa.
No entanto, quando você encontra um bom profissional, é normal que você queira usá-lo perto - até porque, convenhamos, talento sempre atrai mais talento. Então, são necessárias algumas estratégias e táticas para os funcionários que continuam trabalhando para a empresa.
Confira um pouco mais sobre:
• O que é retenção de talentos?
• Quais os benefícios de ter essa prática na empresa?
• Como aplicar a retenção de funcionários?
• Tendências e dicas para 2020
O que é retenção de talentos
A retenção de talentos trata de um conjunto de práticas que são adotadas pela empresa para os funcionários que continuam trabalhando no meio em que estão inseridos.
É importante que o seu ambiente de trabalho seja bem visto e atraia bons funcionários, mas, além disso, que os colaboradores que estejam ocupando seus empregos a longo prazo.
Essa prática visa diminuir a rotatividade dos funcionários, procurando sempre manter aqueles que mais se encaixam no perfil da empresa e que têm conhecimento de suas áreas.
Benefícios da retenção de talentos
Essa é uma prática em que ambos os lados têm vantagem, pois isso garante uma melhor avaliação para a empresa e um melhor ambiente de trabalho e colaboração entre uma equipe.
Também é uma economia para a empresa manter funcionários a longo prazo, principalmente para quem trabalha com registro em carteira e precisa lidar com pagamentos de rescisões.
Como praticar a retenção de funcionários
Existem diversas práticas que podem ser usadas como estratégias para retenção de funcionários dentro da empresa e tudo vai depender de qual é a cultura da empresa, qual a política que segue e o estilo de trabalho que têm. Na maior parte dos casos, podemos ver o uso de metas e recompensas, assim como o uso de feedback - do chefe para os funcionários e vice-versa.
É importante saber como o empreendedor quer gerir a empresa, pois apenas a partir dessa informação será possível montar a melhor estratégia de retenção de funcionários.
Primeiro é preciso que todos os colaboradores tenham os objetivos alinhados, que todos saibam qual é a visão da empresa e estejam trabalhando de acordo com isto. Outras dicas para usar a prática de retenção são:
- reconhecer habilidades e qualidades individuais;
- ter uma boa liderança;
- boa comunicação entre a equipe;
- reconhecimento com bônus, prêmios, etc.
Tendências para 2020 no RH das empresas
Nessa área de Recursos Humanos e, mais especificamente, na questão de engajamento e retenção de funcionários, estamos vendo algumas tendências de RH para o ano de 2020. Além de tendências, essas são ótimas dicas para melhorar o gerenciamento da empresa ao longo do próximo ano.
1. Funcionário em primeiro lugar
A cultura voltada mais para o funcionário do que para a empresa, por exemplo, tem sido cada vez mais utilizada. Isto porque são os colaboradores que fazem o negócio funcionar e ter uma boa credibilidade no mercado, então eles estão sendo vistos com uma importância maior do que tínhamos há pouco tempo atrás.
2. Confiança e diálogo
Igualmente, vemos uma maior relação de confiança entre chefe e empregado, onde o funcionário não é motivado mais na base do medo, mas sim através de uma boa comunicação. Quando a pessoa recebe explicações de maneira explícita e atenciosa do que está errado e como fazer da maneira certa, as chances de que os erros e problemas ocorram diminuem imensamente.
3. Individualidade de funcionários
Notar as individualidades de cada funcionário para realizar análises de desempenho também têm sido uma tendência bastante forte. Nos últimos anos já percebemos essas mudanças que, agora, estão vindo com ainda mais força.
Qualificar os contratados a partir de suas próprias qualidades é a melhor opção para saber como tirar o melhor proveito de suas especialidades.
Por exemplo, às vezes alguém é contratado para o setor de vendas, mas estaria melhor encaixado no suporte e isso pode ser identificado tratando da personalidade e singularidade de cada funcionário.
4. Sistemas de gestão
O uso de sistemas de gestão é outra solução facilitadora que surgiu para ficar. Tendo seu apoio na tecnologia, os sistemas de gestão são aplicativos para computadores e celulares que ajudam o RH da empresa a fazer seu trabalho - até por conta da necessidade de notar a individualidade de cada funcionário, o sistema auxilia imensamente a gerir a empresa.
Através de registros e análises, o software de gestão consegue armazenar dados e manter históricos de cada funcionário, identificando qual o potencial de cada um e sugerindo treinamentos e atividades que desenvolvam ainda mais essas particularidades, assim como o trabalho em grupo.
Além disso, também com questões de pagamento e benefícios do funcionário (como vale-alimentação, vale-transporte, etc.); e gerenciamento de tarefas operacionais, como controle de ponto e banco de horas .
Dentre as tendências citadas, essa é uma das mais prováveis mudanças revolucionárias em empresas em 2020. Afinal, uma ajuda da tecnologia já está presente em grande parte dos setores de mercado de trabalho e teve sucesso em todas as áreas.
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