A gestão de benefícios nas empresas pode salvar a alta rotatividade dos colabores, uma vez que eles se sentem fortemente valorizados quando participam de algum destes programas. Saber como gerir estes benefícios é mais fácil do que parece - e vamos fornecer, nesta leitura, as melhores práticas, inclusive demonstrando algumas que podem ser implementadas hoje mesmo pela sua empresa.
Todo trabalhador tem, mesmo que não seja o seu principal motivador, o desejo de ser reconhecido e valorizado dentro do cargo que ocupa - e da carreira que quer perseguir. Quando a empresa entende e acolhe este lado humano do colaborador, ela dá um salto gigantesco em frente à concorrência, tendo por base uma equipe completamente motivada, que irá produzir melhor e será fiel à empresa.
Se você ainda tem dúvidas de como otimizar os processos com a gestão de benefícios, iremos explicar direitinho como funciona - e você vai ver que será mais fácil do que você imagina a implementação desta gestão na sua empresa, independentemente do porte.
Os gestores, gerentes e empresários sabem que é da própria condição humana esse desejo de receber reconhecimento na execução de alguma tarefa. Imagine, então, uma tarefa que costumamos repetir ao longo da vida, como é o caso do trabalho.
Assim, para que o gestor possa otimizar os processos da empresa, ou seja, para que eles sejam eficientes, os funcionários devem estar produzindo com alto nível de desempenho o que é esperado que eles entreguem. E, num grande círculo, para que os funcionários assim o façam, é importante criar um ambiente motivacional e é aí que a gestão de benefícios poderá ajudar.
Os benefícios mais conhecidos são:
- Vale-alimentação;
- Seguro médico;
- Auxílio-creche;
- Descontos em academias;
Destes, que são os mais comuns, já se pode compreender que eles não possuem o objetivo de beneficiar a relação de trabalho do empregado, mas, sim, a sua vida pessoal. O desconto para academia é para manter seu nível de saúde elevado, assim como o seguro médico, uma proteção na hora de uma possível eventualidade.
Assim, um colaborador motivado é aquele que sabe que a empresa está fornecendo além do salário, mas uma espécie de acolhimento que valoriza o seu trabalho. Isso fideliza o seu empregado.
Por outro lado, para a empresa, é interessante o fornecimento de benefícios que tenham custo zero, ou quase. E isso, apesar de parecer algo fora de alcance, é mais comum do que se pensa.
Benefícios conforme o perfil do funcionário
Para fazer uma boa gestão de benefícios, é necessário, antes de tudo, conhecer o seu funcionário: qual o perfil dele e o que ele mais busca ao estar empregado?
Há alguns tipos de perfis, como é o caso do funcionário que tem preocupações mais fisiológicas (como alimentação e moradia, por exemplo) e outro cujas preocupações estão mais relacionadas ao batimento de metas, pois é isto que o satisfaz.
Conhecer bem estes perfis é interessante, pois poderão ser criados benefícios específicos para cada cargo, deixando tudo bem amarrado. O funcionário que trabalha num cargo "x" possui o perfil adequado e, se conseguir aquela vaga, sabe quais benefícios terá - e estes benefícios serão, justamente, aqueles que se adaptam ao perfil indicado.
Com custo zero - ou quase - podemos citar os seguintes benefícios:
- Flexibilização de horários;
- Possibilidade de fazer home office algumas horas (ou todas) por semana;
- Mais tempo de folga;
- Dar uma "folga" para que o funcionário possa realizar um curso de seu interesse;
- Sistema de reconhecimento e recompensas.
Dentre as possibilidades listadas acima, é importante lembrar de uma coisa, na hora da concessão do benefício: o gestor deverá constantemente fornecer feedback do desempenho, o que pode ser medido pelas avaliações de desempenho, realizadas consistemente.
Parece, lendo assim, que o gestor de recursos humanos e pessoas teria muito trabalho ao implementar cada uma destas micro gestões - como administrar, além da folha de pagamento, estes benefícios, por exemplo.
E é por isso que hoje há no mercado softwares que, através da tecnologia, unem, numa única plataforma, toda a parte da gestão de colaboradores, benefícios, desempenho em relação a meta e objetivos da empresa e treinamentos gamificados, o que facilita bastante a vida dos gestores na hora de aplicar a gestão de benefícios na prática.
Deixe seu comentário