A gestão de performance e os indicadores KPI (do inglês, Key Performance Indicators) são fundamentais para melhorar as atividades operacionais da sua organização. Isto porque, essa forma de administração, consiste na mensuração de dados da gestão, para avaliação de riscos, nas decisões diárias.
Com isso, torna-se mais fácil a visualização de falhas e/ou problemas administrativos e, assim, é possível rapidez na hora de corrigi-los.
É uma gestão fundamental para criação de planejamentos estratégicos mais coerentes e de alto impacto, pois parte de relatórios aprofundados, baseados nos resultados anteriores, facilitando a previsão de cenários futuros.
Conceito de Gestão de Performance
Esse é um método de gestão empresarial com base na análise de indicadores de desempenho, que permite a ação rápida em casos de erros ou problemas e ajuda na elaboração de um planejamento estratégico, com base em fatos e na situação real da empresa.
Desse modo, é possível aumentar a produtividade e lucratividade do seu negócio, melhorar a organização, motivar os colaboradores e avaliar os riscos, pois essa administração é baseada em números e fatos, gerando indicadores para análises.
Para aplicar essa gestão, é imprescindível saber:
O que são Indicadores
Os Indicadores de Desempenho são métricas que medem resultados de acordo com os objetivos da organização, isto é, medem a eficácia das estratégias e dos planos adotados. Além disso, são excelentes para a tomada de decisões, pois exibem os resultados em tempo real.
São utilizados, também, para comunicar, eficientemente, os resultados a empresa, contextualizando os colaboradores sobre situações importantes, dentro da organização.
Dessa forma, todos ficam informados, o mais rápido possível, e, se há a necessidade de corrigir algum problema, os processos podem ser otimizados, principalmente os mais urgentes.
Os principais Indicadores de Alto Desempenho
Índice de Produtividade
Mede a relação entre a produção e os recursos utilizados, inclusive o tempo gasto. Com essa métrica, os custos podem ser reduzidos, aumentando a produção e os planejamentos tornam-se mais eficazes.
Esse cálculo dependerá de qual recurso será medido. Confira o exemplo de cálculo de produção em relação ao tempo:
Índice de Qualidade
Essa é a relação entre tudo que foi produzido com o que foi produzido com excelência. É um indicador que deve andar junto com o indicador de produtividade, afinal, não é interessante produzir muito, se não for um produto de qualidade.
Índice de Lucratividade
Essa é uma mensuração imprescindível na gestão de performance para análise de riscos, pois indica o lucro em relação às vendas totais. É uma métrica importante para estabelecer o preço dos produtos ou serviços, assim como saber qual deve ser a meta de venda.
Índice de Capacidade
Estabelece qual a capacidade de entrega de um produto adequado, em um determinado tempo. Esse é um ótimo dado para elaboração de metas.
Índice de Sucesso em Vendas
Determinando a taxa de sucesso em vendas, é possível perceber se as vendas reduziram em determinado mês e logo tomar as devidas providências. Esse indicador é a relação das vendas obtidas com as oportunidades de venda.
Desse modo, é possível perceber se as vendas caíram porque as oportunidades diminuíram ou se houve outro problema.
Índice de Desempenho Estratégico
Esse é o indicador relacionado ao sucesso da empresa. Com ele é possível identificar se o objetivo geral da gestão de performance organizacional está sendo alcançado.
Ou seja, deve ser um comparativo entre o cenário atual da empresa com o cenário ideal.
Como aplicar a Gestão de Performance
- Estude cada indicador da sua organização;
- Crie metas claras, pois todo indicador depende de um objetivo;
- Escolha os indicadores certos, que realmente fazem sentido para o seu negócio;
- Comece devagar, pois essa pode ser uma tarefa um pouco complicada;
- Não mensure trabalho, mas, sim, resultados;
- Elabore um Painel dos Resultados (Dashboard) e deixe-o visível para os colaboradores, lembrando de escolher apenas os indicadores certos para mostrar. Alguns só interessam à gerência.
A gestão de performance pode ser a chave do sucesso da sua empresa, basta ser bem aplicada!
Deixe seu comentário