27 prompts de ChatGPT para usar no RH (só copiar e colar)

Conheça as vantagens de usar o ChatGPT no RH e torne seu time muito mais produtivo. Veja também 27 prompts prontos para copiar e colar neste guia completo!

Imagem de um laptop exibindo a interface do ChatGPT, rodeado por materiais de escritório e uma lâmpada decorativa. Ideal para tecnologia e produtividade.

O ChatGPT pode ser usado no RH para agilizar a avaliação de currículos, elaborar e-mails com feedback sobre um processo seletivo e até para criar documentos do dia a dia.

Não é nenhuma novidade que profissionais de Recursos Humanos (RH) no Brasil dedicam uma parcela significativa de seu tempo a tarefas burocráticas e repetitivas. 

Uma pesquisa realizada pela Think Work, organização especialista em soluções para o mundo do trabalho, em parceria com a Flash, plataforma de gestão de benefícios corporativos, revelou que esses profissionais gastam, em média, 16,9 horas semanais nessas atividades, o que corresponde a 38% de suas jornadas de trabalho.

Não seria uma maravilha se existisse uma ferramenta que facilita e otimiza os processos no seu dia a dia? Pois ela existe: confira agora como você pode usar o ChatGPT no RH, quais são os benefícios dessa prática e, de quebra, veja 27 prompts prontos para já copiar e colar.

O que é o ChatGPT?

O ChatGPT é uma inteligência artificial desenvolvida com o objetivo de oferecer respostas às perguntas dos usuários através de um chat. Ele formula suas réplicas a partir de um banco de dados e um sistema de deep learning (aprendizagem profunda), ou seja, o sistema usa o que aprende através das interações para se aperfeiçoar e oferecer respostas cada vez melhores.

Isso também significa que, sempre que você fizer uma pergunta ou der um comando, o robô usará o banco de dados para buscar as informações mais atualizadas – na versão paga –, mas dará a resposta usando uma linguagem natural, como em um diálogo com qualquer ser humano.

Essas características fazem do ChatGPT o queridinho de muita gente, inclusive dentro das empresas. 

Se você trabalha com Recursos Humanos, saiba que também há várias vantagens em usar a ferramenta no seu setor. Confira-as no próximo tópico!

Quais as maiores vantagens do ChatGPT no RH?

Usar o ChatGPT no RH traz diversas vantagens, como a automatização de tarefas manuais, o fácil acesso à ferramenta 24 horas por dia e a economia de tempo.

Uma ferramenta que responde todas as suas perguntas, dá ideias e ainda melhora a produtividade no RH? Parece um sonho, não acha? Mas que bom que é verdade! Veja como você sai ganhando ao adotar o uso da IA na sua rotina.

  • Economia de tempo: o ChatGPT pode realizar diversas tarefas de forma rápida e eficiente, e usar a ferramenta na automação de processos no RH permite que os funcionários foquem em tarefas mais estratégicas.
  • Criação de materiais: dentro do chat, basta dar alguns comandos para a ferramenta entregar estruturas de e-mail, comunicados internos e outros tipos de texto. Use os prompts que verá neste artigo como ponto de partida e faça as alterações que precisar!
  • Fácil acesso: o ChatGPT pode ser acessado de qualquer lugar através de um smartphone. Essa facilidade garante que a equipe de RH obtenha respostas ou faça demandas 24 horas por dia.
  • Maior produtividade dos funcionários: com a IA resolvendo atividades mais burocráticas, sua equipe pode focar em fazer coisas que só a inteligência humana pode fazer, como focar em dar feedbacks construtivos pessoalmente, montar planos de carreira e afins.
  • Ferramenta completa: além de texto, o ChatGPT também cria imagens através do DALL-E, outra IA da desenvolvedora do Chat, com base nos seus pedidos, o que pode ser uma mão na roda no dia a dia.

Gostou dessa coletânea de benefícios? Então, o próximo tópico mostra como você pode tirar o máximo proveito da ferramenta. Anote!

Como o RH pode utilizar o ChatGPT no dia a dia?

A equipe de Recursos Humanos pode usar a ferramenta para ter novas ideias, elaborar perguntas que serão usadas em entrevistas, criar descrições de vagas e traduzir todo tipo de conteúdo.

Para elaborar perguntas

Peça sugestões de perguntas para usar durante o processo de recrutamento e seleção. O ideal é que elas sejam elaboradas de acordo com o cargo e as competências para exercê-lo.

Uma ótima forma de começar é usando a metodologia STAR para fazer questionamentos capazes de conquistar respostas completas e alinhadas à vaga em aberto. Leia um pouco mais sobre ela depois!

Para criar descrições de vagas

A IA pode ser a assistente perfeita para descrever cargos e responsabilidades, então, por que não usá-la para fazer checklists e destacar as qualificações necessárias aos candidatos? 

Você também pode fornecer os detalhes da posição e pedir que o ChatGPT crie uma descrição clara e atrativa sobre ela.

Para traduzir conteúdo

Algumas empresas, principalmente as multinacionais, possuem arquivos e manuais em outros idiomas. Claro que o ideal é contar com um tradutor profissional, mas, em situações mais simples, o ChatGPT e outras IAs de linguagem, como o DeepL, funcionam muito bem para essa tarefa.

Para analisar currículos

Cole os CVs recebidos no chat e peça para a ferramenta analisar as principais habilidades de cada candidato e até criar filtros com base na escolaridade, cursos e diferenciais.

Esse processo vai poupar um bom tempo do seu pessoal, e ainda permite que você foque apenas nos detalhes relevantes sobre cada talento.

Para dar feedback para candidatos

Use a ferramenta para elaborar feedbacks mais pessoais e detalhados sobre os processos seletivos. Vale até pedir para a IA usar um tom de voz amigável na resposta, assim, você demonstra respeito ao candidato e evita aqueles retornos “frios” que se vê por aí.

Inclusive, peça ao GPT para dar feedbacks detalhados, destacando os pontos fortes do candidato e áreas que podem ser desenvolvidas com base nas suas anotações.

Para ajudar os funcionários

Sempre que os funcionários precisam de ajuda em assuntos como férias, benefícios, 13º salário proporcional, horas extras, é comum procurarem o RH, mas o que pouca gente sabe é que pode usar a IA para elaborar respostas rápidas (e completas) sobre assuntos comuns para atender à demanda.

Dessa forma, você garante que as dúvidas sejam sanadas rapidamente, e pode voltar a se concentrar em outras tarefas.

Para criar modelos de documentos

Você também pode usar a ferramenta para criar modelos de documentos, como contratos de trabalho, comunicados de aviso-prévio, fichas de registro de funcionários, políticas internas, manuais, relatórios RH, entre outros.

Para fazer a gestão de treinamentos corporativos

Com a inteligência artificial, você consegue criar planos de educação corporativa e outros treinamentos específicos.

Além de tornar tudo mais organizado, o ChatGPT também lhe permite elaborar tutoriais e materiais de auxílio que serão usados pelos funcionários durante os cursos, palestras e treinamentos.

Para fazer pesquisas de clima organizacional

Na hora de fazer uma pesquisa de clima organizacional, peça que a IA sugira perguntas relevantes e dê ideias de como coletar informações sobre a percepção dos funcionários sobre a empresa.

Ou, se preferir, peça por modelos de pesquisa de clima organizacional. Assim, você só precisa editar as informações de acordo com a sua empresa.

Já deu para perceber que é possível pedir muita coisa aos “robôs” e economizar horas que antes eram gastas buscando ideias, modelos de documento e criação de cronogramas, né? 

Mas, se você quiser obter as melhores respostas sempre, precisa saber como perguntar.

Lista de 27 prompts de ChatGPT para usar no RH + dicas

Para usar a IA no Departamento Pessoal de forma eficiente, você precisa dar bons prompts – perguntas ou instruções claras e objetivas que visam obter as respostas mais assertivas da inteligência artificial –, explicando o contexto e deixando claro o que você precisa.

Se você acessar o ChatGPT e digitar algo como: ideia email candidato, a ferramenta lhe dará algumas respostas, mas percebe como essa frase é totalmente genérica e deixa margem para diversas interpretações?

Imagem de uma conversa no ChatGPT, onde o prompt foi "ideia de e-mail para candidato" e a resposta se referiu a um e-mail de campanha política.

Saiu algo completamente fora do que você esperava, né? Comandos assim acabam confundindo a IA, gerando respostas nada específicas, por isso, em vez de usar palavras soltas, experimente algo como:

“Acabei de entrevistar um candidato para a vaga de assistente administrativo que, infelizmente, não passou para a próxima etapa. Crie três opções de e-mail agradecendo pela participação e diga que seu currículo permanecerá no nosso banco de talentos.”

Imagem de uma conversa no ChatGPT, onde o prompt foi mais elaborado e a resposta foi mais precisa.

Soa bem melhor, não acha? Ao dar informações mais detalhadas, a IA consegue ser mais assertiva e entregar, rapidamente, a resposta que você procura.

Por isso, a equipe Coalize separou alguns prompts para você usar no ChatGPT e tornar a sua rotina no RH muito mais fácil. É só copiar e colar, alterando as informações entre colchetes para o que você está buscando por aí!

3 prompts para fazer perguntas em uma entrevista de emprego

  1. “Sugira [quantidade desejada] perguntas de entrevista para avaliar as habilidades de [habilidade desejada] de um candidato.”
  2. “Elabore [quantidade desejada] perguntas para avaliar a experiência em [habilidade desejada] dos candidatos à posição de [nome do cargo].”
  3. “Prepare [quantidade desejada] perguntas de entrevista que me ajudem a entender a compatibilidade cultural de um candidato com os valores da empresa, como [valores da empresa].”

3 prompts para criar uma descrição de vaga

  1. “Escreva uma descrição de vaga para o cargo de [nome do cargo]. Apresente os requisitos, responsabilidades, benefícios, e fale também um pouco sobre a cultura da empresa. Use as informações abaixo:”
            a. [requisitos]
            b. [responsabilidades]
            c. [benefícios]
            d. [valores da empresa]
  2. “Desenvolva uma descrição de vaga que destaque os principais desafios no dia a dia de um [nome do cargo]. Mostre que, apesar do desafio, a empresa oferece [ferramentas e benefícios da empresa] para ajudar a superá-los.”
  3. “Faça uma descrição de vaga para [nome do cargo] e destaque que precisamos de uma pessoa [adjetivo] e [adjetivo].”

3 prompts para traduzir conteúdo

  1. “Traduza o conteúdo de [idioma original] para [idioma desejado], mantendo o tom e o estilo da mensagem original, mas adaptando para o contexto cultural do [país ou região].
    [Texto a ser traduzido]”
  2. “Traduza o texto de [idioma original] para [idioma desejado], ajustando expressões e palavras-chave que pessoas [público-alvo] entendam de forma natural.
    [Texto a ser traduzido]”
  3. “Faça a tradução do conteúdo de [idioma original] para [idioma desejado], adaptando o vocabulário para pessoas [público-alvo], e o tom para combinar com o ambiente corporativo.
    [Texto a ser traduzido]”

3 prompts para fazer a análise de currículos

  1. “Revise o currículo deste candidato e faça uma análise das principais habilidades e experiências, destacando como elas se alinham com os requisitos para o cargo de [nome do cargo].
    [Cole o conteúdo do currículo]”
  2. “Avalie o currículo de um candidato para a vaga de [nome do cargo], resumindo os pontos fortes, as áreas de desenvolvimento e o potencial de adequação à cultura da empresa.
    [Cole o conteúdo do currículo]”
  3. “Analise este currículo e destaque as experiências anteriores do candidato. Veja se essas experiências são úteis para o cargo de [nome do cargo].
    [Cole o conteúdo do currículo]”

3 prompts para criar um e-mail de feedback

  1. “Escreva um e-mail breve de feedback para um candidato que não foi selecionado para o cargo de [nome do cargo], mencionando os pontos fortes observados [detalhes das qualidades], e agradecendo pela participação no processo.”
  2. “Redija um e-mail curto para informar um candidato que foi aprovado para a próxima fase do processo seletivo para [nome do cargo], parabenizando-o pelo desempenho até agora, e dando detalhes sobre o restante do processo. [Informações sobre os próximos passos]”
  3. “Elabore um e-mail breve de feedback para um candidato que não avançará no processo seletivo, destacando áreas de melhoria: [descrever] e incentivando-o a se candidatar para futuras oportunidades.”

3 prompts para ajudar e responder a perguntas dos funcionários

  1. “Crie uma resposta para esclarecer as dúvidas de um funcionário sobre o período de férias, incluindo as regras de solicitação, aprovação e os direitos relacionados.”
  2. “Elabore uma resposta explicando como funciona o pagamento de horas extras, incluindo as regras sobre os limites, a forma de cálculo e quando elas são aplicáveis de acordo com a CLT.”
  3. “Desenvolva uma resposta para explicar aos funcionários os benefícios oferecidos pela empresa, incluindo detalhes sobre plano de saúde [nome do plano], vale-refeição [no valor x] e outras vantagens disponíveis [descrevê-las].”

3 prompts paracriar modelos de documentos

  1. “Crie um modelo de contrato de trabalho para um novo funcionário, incluindo informações sobre o cargo de [nome do cargo], com o salário no valor de [valor do salário] e jornada de trabalho de [jornada de trabalho].”
  2. “Elabore um modelo de aviso-prévio para um colaborador que está se desligando da empresa, no dia [data de saída] por motivo de [motivo da rescisão].”
  3. “Crie um modelo de política interna para a empresa, abordando temas como código de conduta, uso de equipamentos, horário de trabalho, dress code e procedimentos de segurança.”

3 prompts para fazer a gestão de treinamentos

  1. “Desenvolva um plano de treinamento para a equipe de [área/setor], com o objetivo de [preencher objetivos]. Faça um cronograma para as datas [datas desejadas] e inclua tópicos como [tópico desejado] e [tópico desejado].”
  2. “Crie um modelo de avaliação de desempenho para o treinamento sobre [tema], incluindo critérios como [critério desejado] e [critério desejado].”
  3. “Elabore um guia de conteúdo para um treinamento sobre [tema], com módulos [módulos]. Sugira [quantidade] atividades práticas para engajar os participantes.”

3 prompts para montar uma pesquisa de clima organizacional

  1. “Crie [quantidade] perguntas para uma pesquisa de clima organizacional, que ajudem a medir a percepção dos funcionários sobre o ambiente de trabalho.”
  2. “Elabore um modelo de pesquisa de clima organizacional que inclua perguntas sobre [áreas desejadas], com um espaço para sugestões dos funcionários e um plano de ação para melhorar os pontos negativos identificados.”
  3. “Desenvolva um questionário de clima organizacional anônimo, abordando temas como [temas desejados], para coletar opiniões honestas dos colaboradores sobre a cultura e o ambiente da empresa.”

Prontinho! Esses prompts vão ser uma mão na roda para agilizar tarefas, mas tem um detalhe: a IA ainda não consegue substituir um profissional treinado. Essa é apenas uma ferramenta que pode auxiliar na rotina e fazer o trabalho burocrático em algumas tarefas.

A expertise e o senso crítico de um bom funcionário devem guiar as respostas da ferramenta, e não o contrário, por isso, sempre verifique as respostas para usar o que for proveitoso e descartar o que não for.

Sua planilha foi enviada para
seu e-mail.

Caso não receba, lembre-se de conferir o SPAM ou Lixo eletrônico.

O que você achou do post?

0 Respostas

Deixe seu comentário

Ponto eletrônico e Banco de Horas

Pedir demonstração