A assiduidade é a presença constante e pontual de um funcionário no ambiente de trabalho, sem faltas ou atrasos. Ela demonstra compromisso e responsabilidade, ajudando a manter a produtividade e o bom funcionamento da equipe.
Imagine um funcionário que chega pontualmente todos os dias e raramente falta. Essa regularidade permite que ele cumpra todas as suas tarefas no prazo, sem sobrecarregar os colegas ou atrasar projetos: isso é assiduidade, uma atitude vista como um diferencial positivo no ambiente de trabalho.
Um estabelecimento que é referência nessa característica tem pessoas de confiança assumindo os cargos da empresa e, por isso, é mais competitivo e lucrativo. Então, se você deseja essa realidade para o seu negócio, este conteúdo é um prato cheio para sua gestão.
Acompanhe!
O que é assiduidade?
A assiduidade é a atitude de comparecer a um compromisso ou atividade com regularidade, ou seja, uma característica de se fazer presente de forma contínua, sem faltas, atrasos ou interrupções constantes.
O termo é associado à frequência constante e à pontualidade em relação às obrigações diárias de um indivíduo, como responsabilidade e comprometimento com o trabalho, escola e academia.
Se você comparece religiosamente de segunda a sexta-feira às 8h da manhã no seu local de trabalho e, ali, permanece até o final do expediente, até dá para dizer que você é uma pessoa assídua, mas só “bater ponto” talvez não seja suficiente para ter assiduidade, já que essa característica implica esforço, dedicação, precisão e qualidade nas tarefas desempenhadas.
No fim das contas, a pontualidade é apenas uma consequência da assiduidade.
Por que a assiduidade é importante?
A assiduidade é uma via de mão dupla: não tem quem não se beneficie com suas vantagens, por isso ela é tão importante e valorizada dentro de organizações de sucesso.
- Oferece margem competitiva: empresas que valorizam essa característica em seus funcionários alcançam seus objetivos de forma mais rápida e fácil, saindo à frente da concorrência.
- Possibilita bons resultados: um time assíduo é determinante para o sucesso de suas ações empresariais, porque é mais comprometido com os resultados.
- Tem impacto direto na performance: uma equipe assídua costuma apresentar um alto desempenho na execução de seus afazeres diários.
- Mantém o padrão de qualidade: com uma equipe completa e comprometida, os processos fluem de maneira consistente, garantindo que prazos, atendimento ao cliente e entregas de qualidade sejam mantidos.
- Facilita o manejo de tarefas e colaboração entre os membros da equipe: um time assíduo garante que os processos avancem conforme o planejado e executam o trabalho de forma consistente e confiável.
- Permite a distribuição equilibrada de carga de trabalho entre o time: profissionais que sabem que podem contar com seus colegas são mais produtivos, realizados e dificilmente desenvolvem problemas como o burnout, porque têm qualidade de vida no trabalho.
- Tem o poder de tornar uma carreira promissora: colaboradores que adotam a assiduidade como característica profissional melhoram sua reputação, aumentam seu potencial de produtividade e, consequentemente, aumentam muito suas chances de promoção.
Para além da sua equipe, tudo isso ainda serve como indicador para fazer uma gestão de pessoas cada vez mais humanizada e resolutiva, como você pode conferir no próximo tópico.
Como a assiduidade é um indicador que auxilia na gestão de pessoas?
Ficar de olho na assiduidade é uma maneira de medir o engajamento dos colaboradores e a produtividade da empresa, além de ser uma forma de verificar se a jornada de trabalho da equipe está sendo cumprida corretamente, como previsto em contrato.
Com esse dado importante em mãos, gestores conseguem fazer um balanço de sua atuação para prevenir ou corrigir questões que podem impactar no engajamento e na atuação dos colaboradores, a exemplo da implementação de advertências por atraso.
Isso quer dizer que o indicador diz muito sobre a eficiência da gestão de RH e, por isso, pode demonstrar indícios de má gestão, comunicação falha ou mesmo de políticas internas desatualizadas. Por outro lado, também é uma oportunidade de rever processos e definir novas estratégias.
Já no dia a dia da empresa e na realidade de sua mão de obra, atentar-se ao índice também ajuda o setor a refinar processos seletivos e esculpir um perfil de profissional mais alinhado com os propósitos da organização.
Outro ponto importante é que essa observação pode apontar os profissionais que estão prontos para ocupar cargos de liderança e confiança, por exemplo.
Portanto, fique ligado(a) e cuide do seu capital humano.
Para começar a ter um olhar mais cuidadoso sobre esse indicador, a melhor dica é saber como calculá-lo.
Como medir a assiduidade no trabalho?
Para chegar ao índice de assiduidade no trabalho de cada profissional do time, você deve subtrair o total de faltas e atrasos do total de dias trabalhados, em seguida, divida o resultado pelo total de dias trabalhados e, por fim, multiplique o montante por 100 para obter o percentual.
Caso o trabalhador tenha atrasado apenas algumas horas, converta-a para frações de dia. Se alguém se atrasou pelo total de 4 horas no período analisado, use 0,5 – que é o correspondente a meio dia de trabalho perdido.
A fórmula foi resumida abaixo!
Aqui vai um exemplo: se um funcionário deveria trabalhar 22 dias no mês, mas faltou 2 dias sem justificativa e chegou 2 horas atrasado em outro dia, o cálculo ficaria assim:
- Total de dias trabalhados: 22 dias.
- Faltas: 2 dias.
- Atrasos: 2 horas, que precisam ser convertidas para dias. Supondo uma jornada diária de 8 horas, 2 horas equivalem a 0,25 dia.
Aplicando na fórmula, a conta ficaria como mostrada abaixo.
Assiduidade = [19,75 ÷ 22] x 100
Assiduidade = 89,77%
Em outras palavras, ele foi assíduo em 89,77% dos dias esperados.
Mas fique atento(a), pois há faltas que não contam e não podem entrar no cálculo, como aquelas justificadas por atestado médico ou em situação de casamento, nascimento ou adoção de filho, doação de sangue, acompanhamento de filho menor de 6 anos em consulta médica e falecimento de familiar.
E como estimular a assiduidade? 7 dicas de especialistas
A assiduidade pode e deve ser estimulada dentro do seu negócio, e isso envolve promover um ambiente amistoso, motivar genuinamente seu time e montar um plano de carreira que atenda aos objetivos profissionais de cada um dos colaboradores.
Ou seja, tem muita coisa legal para virar o jogo ao seu favor. Confira as melhores dicas elencadas pelo time Coalize!
1. Promova um ambiente amigável e saudável
O clima organizacional não é uma lenda, e passa longe de “papo de coach”. Só é assíduo quem trabalha em um ambiente correto, amistoso e positivo.
Pense no seu dia a dia. Que tal oferecer uma área de descanso aconchegante? Um espaço onde gestores e seus times possam relaxar um pouco pode fazer uma enorme diferença. Experimente também criar momentos de integração, como uma “hora do café” semanal.
Esse tipo de “happy hour” permite que todos conversem de maneira mais descontraída e fortaleçam laços para além do trabalho.
2. Pense em formas genuínas de motivar seus colaboradores
Você, melhor do que ninguém, conhece os profissionais da “firma”, e deve saber como despertar essa motivação, afinal, pessoas desmotivadas faltam mais e, quando comparecem, podem acabar praticando uma tendência conhecida como grumpy staying, mostrando-se insatisfeitos, críticos e “reclamões” ao longo do dia.
Pergunte como estão os profissionais, ouça suas ideias e leve suas preocupações a sério. Esses gestos mostram que você valoriza cada pessoa, criando um ambiente de confiança e apoio.
Com essa atmosfera amigável, você verá que a equipe se sentirá mais motivada a estar presente e a contribuir, até porque todo mundo gosta de trabalhar em um ambiente positivo e acolhedor.
3. Entenda quais são os motivos que causam baixa produtividade no trabalho
Da privação do sono à ausência de benefícios, são muitas as razões para um rendimento baixo ou mediano no ambiente corporativo. Conhecer esses motivos e traçar uma rota alternativa para superá-los impactará no índice de assiduidade por aí.
Converse com sua equipe de maneira franca. Pergunte o que tem dificultado a concentração ou reduzido a disposição para o trabalho.
A partir dessas informações, pense em ajustes viáveis. Se o sono é um problema, incentive horários de trabalho mais flexíveis ou pausas estratégicas, e avalie oferecer benefícios corporativos que valorizem o bem-estar da equipe.
4. Monte um plano de carreira para seus colaboradores
Seus profissionais esperam que seus esforços sejam recompensados, mesmo que não falem abertamente sobre isso, até porque todo mundo quer se sentir seguro e caminhar em direção aos seus objetivos. Se o colaborador se sentir estagnado, a motivação cai, e a assiduidade também.
Outro artigo publicado aqui, no blog da Coalize, fala sobre como montar planos de carreira na sua empresa. Salve-o para ler depois!
5. Dê feedbacks construtivos
Os feedbacks construtivos potencializam boas qualidades e corrigem pontos negativos, tornando a atuação do profissional mais “limpa” e previsível, alinhando expectativas e evitando constrangimentos. Reuniões one-on-one cumprem bem esse papel.
Para além disso, peça também um feedback da parte do funcionário sobre a organização ou a gestão, e avalie o que pode ser melhorado nesse sentido. Lembre-se de que um ambiente confiável é uma via de mão dupla.
6. Não caia na mesmice
Rotina excessiva pode desmotivar até os colaboradores mais dedicados. Para manter o ânimo e incentivar a assiduidade, desafie sua equipe periodicamente – uma dose de novidade pode fazer maravilhas para o engajamento!
Experimente propor novos projetos ou permita que sua equipe explore diferentes habilidades dentro de suas funções. Se um colaborador sempre trabalha com um mesmo tipo de tarefa, incentive-o a participar de uma nova iniciativa ou a liderar uma pequena equipe em um projeto especial.
Outra opção é organizar desafios criativos mensais, onde todos podem contribuir com ideias para inovar processos ou resolver problemas do dia a dia.
7. Ofereça incentivo financeiro, se possível
O incentivo financeiro ainda é um dos melhores aliados quando o assunto é instituir uma nova política na empresa, principalmente quando isso envolve mais dedicação e trabalho por parte dos colaboradores da marca.
Portanto, se você tiver margem para esse tipo de investimento no caixa, considere criar um adicional de assiduidade para aqueles que mantêm presença constante e chegam pontualmente.
Esse bônus pode ser mensal ou até trimestral, e serve como um reconhecimento direto pelo comprometimento. Outra ideia é implementar recompensas graduais: quanto mais tempo o colaborador mantiver um padrão de assiduidade, maior o incentivo recebido.
Dicas anotadas, vai ser só implementar essa nova política interna por aí!
Por fim, como implementar políticas de assiduidade na empresa?
Para implementar uma política de assiduidade, o seu foco deve estar em diminuir o absenteísmo no trabalho (atrasos e faltas em excesso), ao mesmo tempo em que serão necessários investimentos em estratégias que aumentem o engajamento e a produtividade do time.
Você pode começar assim…
- Determine quais serão as regras de assiduidade, ou seja, quais serão os critérios utilizados para avaliar esse indicador e se existirão eventuais tolerâncias em relação a atrasos e faltas.
- Leia o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para saber quais são as faltas justificadas que não devem interferir no cálculo de assiduidade dos profissionais da organização.
- Considere fatores externos ou adicionais que possam interferir no índice de cada profissional e decida se eles passarão em branco ou se serão classificados como eventuais alertas, como o fato de o colaborador precisar de transporte público ou conexão com a internet para trabalhar.
- Use um relógio de ponto eletrônico para marcar com exatidão a jornada de trabalho da sua equipe.
- Estipule metas individuais, afinal, seu funcionário precisa de uma motivação “extra” para se dedicar mais, se ela for pessoal, melhor ainda. Busque entender como pode ajudar.
- Divulgue a nova política de assiduidade da organização através de comunicados internos.
Depois disso, é só uma questão de tempo para seus esforços darem retorno. Não deixe de implementar essas práticas e contar pra gente no Instagram da @Coalize.rh como foram os resultados!
Deixe seu comentário