As ferramentas de gestão de pessoas podem ainda não ser tão conhecidas, mas elas são de extrema importância para criar uma boa relação entre gestores e empregados, garantindo que todos encontrem motivação e vejam propósito em realizar seus respectivos trabalhos, alinhados com o objetivo da companhia.
A gestão de pessoas como ferramenta estratégica faz parte do planejamento da empresa para o setor de Recursos Humanos (RH), de maneira que a empresa cresça com uma cultura organizacional visando sempre o crescimento não apenas da companhia, mas também dos próprios colaboradores.
Esse quesito faz toda a diferença, já que um funcionário satisfeito rende bem mais que qualquer outro.
Atualmente, as principais ferramentas de gestão de pessoas partem de uma metodologia sistêmica e de humanização, ou seja, seguindo uma determinada técnica enquanto que respeitando e reconhecendo o trabalho individual de cada pessoa na empresa.
Trabalhando, a partir disso, elementos como capacitação, motivação e desenvolvimento pessoal para cada membro da equipe.
Conheça a nossa seleção de algumas ferramentas e faça uso delas imediatamente, para colher resultados o quanto antes.
5 técnicas e ferramentas de gestão de pessoas mais utilizadas hoje em dia
Selecionamos quais as ferramentas que o RH pode oferecer para a gestão de pessoas nas organizações, de modo que, em si, a gestão de pessoas age como ferramenta estratégica.
Em outras palavras, a boa gestão de pessoas, com as ferramentas de recursos humanos adequadas, faz com que a empresa alcance melhores resultados no todo, a partir do desenvolvimento de cada colaborador.
É um trabalho a ser feito pouco a pouco, com constância, para chegar nos objetivos comuns.
1. Clima organizacional
O motivo pelo qual essa é uma das principais ferramentas dentro das empresas é porque, através dela, é possível identificar o grau de satisfação dos colaboradores.
Assim, será igualmente possível pensar e identificar quais as melhores estratégias e soluções criativas para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e torná-lo mais produtivo.
A pesquisa do clima organizacional pode ser feita através de entrevistas ou preenchimento de formulários, nos quais as informações serão analisadas e tabuladas para melhor entender o que está acontecendo dentro da companhia.
A partir disso, o gestor consegue identificar quais os pontos positivos e negativos do momento e pensar nas estratégias para melhorar fatores como a comunicação interna, os relacionamentos interpessoais e a satisfação dos colaboradores de maneira geral.
2. Avaliação de desempenho
A avaliação de desempenho deve ser realizada periodicamente, porque é uma excelente maneira de conquistar melhores resultados.
Trata-se de um método para avaliar como está a produção dos funcionários dentro da companhia, assim como para mensurar as habilidades e capacidades de cada um.
Um avaliador definirá quais aspectos deseja observar e atribuir notas para cada colaborador. Esses critérios devem ser definidos em conjunto com o RH, para que não haja subjetividade na atribuição das notas.
Existem muitas maneiras de realizar uma avaliação de desempenho, como a 90º, 180º, 360º ou por competências. Você deve saber qual delas melhor servirá às suas necessidades.
A partir dos resultados coletados, os funcionários podem ser direcionados de acordo com seu potencial pessoal e também recebem feedbacks para entender no que devem melhorar.
Além disso, um sistema de gestão de desempenho também ajuda a entender o desempenho da empresa como um todo.
3. Feedback
Não há dúvidas de que o feedback é uma das melhores formas de alguém reconhecer suas qualidades e pontuar as questões que precisam ser trabalhadas com maior dedicação.
Quando o funcionário recebe críticas, pode se tornar um tanto quanto hostil e desmotivado, porém, se ele recebe uma avaliação de desempenho bem feita e um feedback em diálogo aberto, mostrando tantos os pontos fortes quanto os fracos, ele será mais suscetível a aceitar e melhorar seu trabalho.
Existem técnicas para oferecer bons feedbacks, de modo que eles tragam resultados positivos. Antes de falar com o funcionário, observe quais críticas e quais elogios deseja fazer.
Anote quais perguntas para feedbacks e frases deseja falar, sem esquecer de nada, de modo que você conduza essa conversa da melhor maneira possível.
4. Programa de capacitação
Os programas de capacitação costumam girar em torno de investimentos em treinamentos e desenvolvimento de habilidades e competências técnicas, emocionais e comportamentais.
Um profissional capacitado é essencial para tornar empresas bem-sucedidas, mas não necessariamente você irá contratar alguém já tão qualificado de primeira.
Por conta disso, é importante oferecer programas de capacitação que estimularão a competência e desempenho de cada empregado.
Outra coisa que os programas de capacitação trazem é a confiança do funcionário na empresa, já que todo esse investimento mostra o interesse da empresa em reconhecer e apostar no potencial de seus colaboradores.
5. Plano de carreira
Oferecer um plano de carreira é, com certeza, uma das ferramentas de gestão de pessoas que mais atrai colaboradores na empresa.
O plano de carreira (além de um plano de remuneração) é uma garantia de que o funcionário tem objetivos e metas a serem cumpridas e que será recompensado por isso, caso faça um bom trabalho.
Quando há uma visão clara e sólida do que o funcionário pode alcançar dentro da companhia, ele será mais comprometido e engajado com a empresa.
Como implementar uma gestão de pessoas
Não basta apenas aplicar as ferramentas: é preciso estimular uma cultura dentro da empresa, aplicando-as com frequência e de maneira que o processo torne o funcionamento da companhia mais eficiente.
Portanto, a nossa sugestão é escolher qual ferramenta (lembrando que uma não exclui as outras) deseja aplicar e determinar datas para sua aplicação, coleta de resultados e mudanças adequadas.
Em outras palavras, podemos deixar um passo a passo para adequação da sua empresa a essas técnicas:
- Identifique a sua maior necessidade (funcionários desmotivados ou alto índice de rotatividade, por exemplo).
- Escolha uma ferramenta para solucionar esse problema (para funcionários desmotivados, sugerimos clima organizacional ou feedbacks; para alto índice de rotatividade, plano de carreira).
- Escolha as datas para aplicar as ferramentas.
- Anote os resultados.
- Estude os resultados obtidos.
- Pense em maneiras de mudar alguns processos, de acordo com o estudo desses dados. Seus funcionários estarão dando grandes chances de boas mudanças acontecerem.
- Repita o processo.
É isso mesmo: como mencionado, as ferramentas não se excluem e, ao criar sua rotina para implementação, é importante misturá-las, para colher resultados ainda melhores.
Uma cultura organizacional (seja nesse sentido de desenvolvimento de pessoas ou em qualquer outro aspecto) leva tempo para se estabelecer.
Portanto, comece logo. Quanto antes você medir os resultados, antes colherá os benefícios.
E aí? Já sabe qual ferramenta vai começar a usar?
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