Talvez você já deva ter percebido que o que realmente importa, ao fim de cada dia de trabalho, são os resultados obtidos.
O processo é parte importante, pois sem ele não há produção. Mas a verdade é que a meta está no resultado final.
Uma gestão orientada para resultados foca exatamente nisso: o objetivo a ser alcançado.
Nesse modelo de gestão, o processo não está em evidência, mas o que realmente conta é onde chegar e não como chegar. Claro que algumas regras ou formas de trabalho devem ser respeitadas, porém não há enrijecimento nos processos diários.
Nesse modo de administração, é possível engajar a equipe e aumentar a produtividade, já que todos passam a ser responsáveis pelos resultados e cada colaborador perceberá que realmente é importante para que o grupo alcance a meta.
Além disso, por se tratar de uma administração com base em dados e números, o papel do líder nas organizações modernas passa pela tomada de decisões com mais segurança e assertividade, já que tem por base os resultados.
O que é Gestão Estratégica de Resultados
Essa é uma gestão que transforma os números em informações e tem os resultados como principal foco.
Isto é, não há imposição na forma como as ações serão realizadas ou mesmo na quantidade de horas trabalhadas por dia, uma vez que o que realmente importa são os resultados obtidos pela equipe.
Dessa forma, o grupo precisa estar bastante comprometido e entender que a responsabilidade por cada objetivo alcançado é de todos. É, também, fundamental que todos os setores da empresa caminhem juntos, cada um com a sua tarefa, mas todos a favor de uma mesma meta.
Características deste modelo de gestão
- Todos são responsáveis pelos resultados;
- a empresa toda trabalha junto;
- lideranças devem ser mais participativas;
- o processo não deve ser imposto;
- foco nos resultados.
Vantagens desse Modelo de Gestão
Facilita a tomada de decisões
Baseando-se em números e resultados, o gestor consegue tomar decisões com mais tranquilidade e segurança, pois sabe exatamente onde quer chegar e em qual situação se encontra.
Motivação
Os funcionários ficam mais envolvidos com as tarefas, nesse modelo de gestão, pois percebem que sua contribuição realmente reflete no trabalho de toda a equipe.
Perceber que o resultado final está diretamente ligado ao seu esforço pode ser muito motivacional.
Melhora a comunicação
Nesse modelo de gestão, as pessoas ficam mais à vontade para expor ideias e dar sugestões, já que se sentem mais valorizadas e responsáveis por cada tarefa.
Aumento da produtividade
Os colaboradores se sentem mais engajados nas tarefas, gerando, assim, maior sensação de pertencimento e de responsabilidade com a equipe.
Com isso, cada membro tende a contribuir de forma mais produtiva e eficaz.
Equipe unida
Como cada indivíduo do grupo se sente mais responsável e atuante, a comunicação mais ativa tende a deixar os colaboradores mais unidos. Além disso, todos estarão em prol de um mesmo objetivo, o que também irá fortalecer o grupo.
Como aplicar a Gestão por Resultados
1. Focar no objetivo da empresa
É preciso que os objetivos da empresa estejam estabelecidos e claros, afinal todo o processo se dará com base neles.
Partindo desse pressuposto, tenha como base os propósitos e ambições da empresa e qual será o planejamento estratégico a se seguir.
2. Definir os objetivos e tarefas de cada um
Todos os setores da organização devem trabalhar juntos em prol de uma mesma meta: alcançar os propósitos da empresa.
Mas isso não significa que cada equipe ou colaborador terão os mesmos objetivos. Ao contrário. Por isso, determine as tarefas e metas de cada um, estabelecendo prazos de entrega.
3. Monitorar o processo
Durante o processo, é importante que os gestores e os colaboradores avaliem se estão no caminho certo para alcançar os objetivos traçados e, caso necessário, deve ser feito reajustes nas tarefas.
4. Avaliar o desempenho
Ao fim das atividades, é preciso analisar o desempenho individual e da equipe, através de um sistema de avaliação de desempenho, para comparar com a meta estabelecida, certificando-se de que o objetivo foi alcançado.
5. Recompensar
Quando o objetivo é alcançado com sucesso, os colaboradores devem ser recompensados por seus esforços.
Essa é uma prática que irá estimular e motivar a equipe.
A gestão por resultados tem se mostrado uma grande aliada para gestão empresarial e pode garantir o sucesso da sua empresa.
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