No último dia 07 de abril, o Instituto Nacional do Seguro Social - INSS passou a oferecer uma ferramenta dentro do “Meu INSS” para que pessoas que necessitam de auxílio-doença possam enviar o seu atestado médico pela internet.
A medida foi necessária por causa da pandemia de coronavírus, para evitar aglomerações e porque, durante o período de isolamento social, todo o atendimento em agências do INSS está reduzido, e o serviço de perícia médica, suspenso. Confira como auxiliar seus colaboradores a fazerem a solicitação.
O que é o Meu INSS?
É uma ferramenta online disponibilizada pelo governo para que todos tenham acesso aos serviços do INSS de maneira rápida e para evitar filas.
Mesmo sem uma senha, pelo "Meu INSS" é possível fazer, durante o período de atendimento normal, agendamentos e solicitações, emitir guia de pagamento, comunicar acidente de trabalho, entre outros.
Durante o período de atendimento reduzido das agências, em decorrência do isolamento social, o INSS abriu, dentro do "Meu INSS", a possibilidade de enviar também o atestado médico, já que não poderão ser realizadas as perícias médicas nesse momento.
As pessoas podem, afinal, ficarem incapacitadas para o trabalho temporariamente também durante a quarentena, por causa de alguma doença ou acidente. Assim, essa foi a forma que o governo achou para que o cidadão possa receber o seu auxílio-doença.
Passo a passo para envio do atestado médico
É preciso entregar um atestado médico legível, sem rasuras, com descrição da doença e o prazo sugerido pelo médico para o afastamento, além, é claro, de ter a assinatura do médico, com carimbo em que apareça o nome dele e o CRM. O passo a passo:
- Acesse "Meu INSS" (também disponível em aplicativo para celular nas versões Android e iOS).
- Selecione "Agendar Perícia".
- Se você já tiver cadastro no "Meu INSS", basta fazer o login. Se não, vai aparecer uma tela para preencher seus dados. Preencha e clique em “Não sou um robô” e em “Continuar”. Se não tiver o cadastro no "Meu INSS" e quiser criar um login, basta se cadastrar.
- Na próxima tela que vai aparecer, selecione a opção “Perícia Inicial” e, em seguida, clique em “Selecionar”.
- Na pergunta “Você possui atestado médico?”, selecione “SIM” e clique em “Continuar”.
- Preencha as informações solicitadas e clique em “Avançar”.
- Em “Anexos”, clique no sinal "+" para inserir o documento. Além do atestado, você vai ver que é solicitado para anexar um documento de identificação. É possível tirar uma foto pelo celular mesmo e enviar, se não tiver um documento digitalizado.
- Na tela que se abre, clique em “Anexar”. Lembrando que ambos os arquivos não podem ter mais de 11 MB e só são aceitos arquivos nos formatos .pdf, .png, .jpg e .jpeg.
- Agora, basta selecionar o documento que você quer anexar, clicar em “Abrir” e, em seguida, em “Enviar”.
- Depois, selecione a agência do INSS desejada e clique em “Avançar”. Lembrando que o atendimento nas agências está suspenso, então é só para escolher em qual agência o benefício será mantido.
- Selecione o local em que deseja receber o pagamento do benefício.
- Escolha a opção “Declaro que li e concordo com as informações acima” e clique em “Avançar”.
- Pronto! Seu requerimento, ou seja, seu pedido, está realizado. Se desejar, clique em “Gerar Comprovante” para salvá-lo em seu computador ou celular.
Qual o valor do auxílio-doença?
Um perito avalia os documentos enviados. Se estiver tudo certo, ele libera uma antecipação de R$ 1.045, um salário mínimo mensal, durante até três meses. Se for necessário, as perícias presenciais serão feitas depois, assim que o serviço de perícia médica e as agências voltarem ao funcionamento normal.
Quem tiver direito a um benefício maior, receberá a diferença depois, após a perícia médica presencial. Esse valor será pago retroativo à data de entrada da solicitação.
E já que o assunto tem a ver com INSS, que tal conhecer a calculadora do INSS que mostra quanto de desconto o seu colaborador terá, de acordo com as novas regras da previdência?
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