Proatividade é a competência que leva o profissional a buscar mudanças de forma espontânea, sem a necessidade de estímulos externos. Para ser uma pessoa proativa, é preciso ter uma boa visão de futuro, a fim de antecipar os problemas por identificar as necessidades.
Por isso, é claro que toda empresa deseja ter alguém com esse tipo de percepção na equipe. Mas como desenvolver essa competência e agir com proatividade no trabalho? Neste artigo, contamos como ser mais proativo, além de citar exemplos de proatividade!
Vamos juntos?
O que é proatividade
Quando falamos em proatividade no trabalho, nos referimos a profissionais que não precisam de ordens ou autorização de outra pessoa para agir diante de situações problemáticas ou mesmo diante de oportunidades.
Não tem a ver com desrespeitar hierarquias ou organogramas empresariais, mas saber lidar com imprevistos, agindo de forma positiva e com criatividade para encontrar soluções ou mesmo gerar novas ideias.
Ter essa postura na verdade é uma atitude importante não apenas na vida profissional, mas também na pessoal. Afinal, não buscar culpados, mas estar sempre disposto a resolver os problemas da melhor forma possível, costuma trazer melhores resultados para qualquer situação.
Entre as principais características das pessoas proativas estão:
- Antecipar os problemas
- Agir de maneira autônoma
- Ter capacidade de planejamento
- Priorizar o que mais importa
- Não acumular tarefas
Mas como desenvolver essas habilidades?
Como desenvolver a proatividade
Se você está se perguntando como ser mais proativo, o primeiro passo é ter atenção ao todo das questões. Isso significa que a pessoa proativa não olha apenas para a sua tarefa, mas para o todo.
Entende de onde vem a demanda, para onde vai e seu objetivo maior. Se preocupa em consertar o que já não veio tão adequado e em entregar algo que funcione para a próxima pessoa.
Para isso, é necessário pensar de forma ampla e sistemática. Não precisa saber fazer o trabalho dos outros, mas entender o básico do que todo mundo faz. É assim que pode antecipar os problemas, pois, ao entender o funcionamento, consegue saber quando algo não vai dar certo e pode sugerir melhorias.
É aí que entra a parte de agir de maneira autônoma. Ao manter a visão do todo, tem sugestões a fazer e pode participar de forma ativa dos processos, contribuindo para que aconteçam de forma mais adequada ou sejam consertados. Se você quer desenvolver proatividade, precisa estar atento a cinco dicas.
1. Tenha atitude
Como você pode perceber, é essencial para uma pessoa proativa agir, sugerir, participar, desejar fazer melhor. Não fique esperando alguém dizer o que precisa ser feito, faça! É claro que você não precisa ser aquela pessoa que passa por cima das decisões dos outros ou acaba se metendo em tudo só para “mostrar proatividade”.
Tome ações, sugira e participe apenas depois de analisar com cuidado a situação e ter certeza do que está propondo. Ou seja, apenas conhecendo a real situação é que você deve tomar atitudes. Do contrário, você não será considerada uma pessoa que age com proatividade, mas “pentelha” e chata.
2. Busque por eficiência
Pessoas proativas estão sempre buscando o jeito mais eficiente de fazer suas tarefas e odeiam acumulá-las ou deixá-las para depois apenas por preguiça. Usam ferramentas gerenciais de produtividade e desempenho. É assim que conseguem ganhar tempo. Com o tempo que ganham, podem resolver outras questões que ainda precisam de solução.
Acredite: sempre há o que melhorar, em qualquer lugar. Por isso, quem é proativo nunca está parado ou perdendo tempo. Mas não confunda ser proativo com alguém que respira trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana. Você deve focar no trabalho com eficiência, o que é diferente de fazer milhares de horas extras e esquecer da sua vida pessoal.
Inclusive, ser eficiente é conseguir agilizar processos e otimizar o tempo dentro das horas disponíveis e não além delas.
3. Defina prioridades
Para alcançar o passo anterior, você precisa entender o que é prioridade, para que o que realmente importa não seja deixado de lado. Para isso, é necessário ter não só senso crítico, mas autoconhecimento. Se você não se conhece, não sabe quanto tempo leva para executar as tarefas e não consegue organizar suas prioridades para alcançar eficiência.
Por essa razão é que pessoas proativas precisam saber planejar. No final de cada dia, já deixe a pauta do próximo preparada, ou no início da manhã. Nunca comece a trabalhar sem um roteiro.
Pode ser que imprevistos aconteçam e ele mude ao longo do dia, mas é essencial se planejar e, mais do que isso: saber delegar tarefas e pedir ajuda, para não se sobrecarregar.
Ser proativo também não é querer fazer tudo sozinho ou que tudo tenha a sua participação. Na verdade, é confiar muito na equipe e agir em prol da empresa, nunca de si próprio. Ao ajudar o todo, consequentemente as pessoas verão valor em você, pois você ajudará a trazer resultados positivos para todos e não para si.
4. Antecipe os problemas
Pessoas que têm planejamento e conseguem definir prioridades alcançam a visão do todo que falamos no início e conseguem enxergar lacunas e falhas, por isso conseguem antecipar os problemas.
Uma boa forma de treinar sua visão para isso é investir em treinamento e desenvolvimento na sua área de atuação. Quanto mais exemplos você ver e mais vivência tiver, mais facilmente vai identificar padrões de comportamento e antecipar erros e problemas.
Quando você consegue prever os problemas, pode tomar as atitudes certas, reduzindo impactos e encontrando soluções.
5. Seja criativo
A proatividade anda lado a lado com outra competência importante, que é a criatividade. Diferentemente do que muitos pensam, não é preciso ter um dom para ser criativo, porque ser criativo nada mais é do que resolver problemas.
Talvez, na sua caminhada rumo a ser proativo, você comece a antecipar os problemas, mas demore um pouquinho para encontrar as soluções. Quanto mais você tentar resolver problemas e tentar encontrar novas formas de fazer as tarefas, mais criativo será.
Se você está no começo da carreira, uma boa ideia é conversar com profissionais mais experientes que você e trocar ideias. Como citamos antes, você não deve agir sozinho e pode usar todas as ferramentas que tiver à disposição, inclusive a experiência de outras pessoas.
Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda para evoluir e priorizar o que importa.
Exemplos de proatividade no trabalho
Para ficar mais claro, listamos algumas atitudes proativas para você se inspirar e começar a tentar praticar no dia a dia corporativo.
- Não seja a pessoa que busca culpados. Independentemente de quem foi a culpa, busque sempre soluções e não apenas para erros que você cometeu. Os erros cometidos por quem quer que seja podem prejudicar a empresa e você deve se preocupar com tudo que pode ser melhorado.
- Participe. Para ter a visão do todo, você não pode ser aquela pessoa que é a “última a saber”. Se puder, vá a reuniões da empresa e tenha interesse pelo planejamento estratégico, bem como por ferramentas que vão otimizar seus processos. Pessoas proativas são o inverso de pessoas acomodadas ou que não aceitam mudanças.
- Seja flexível. Saber se adaptar às mudanças e adversidades é fundamental para manter a proatividade no trabalho. Se você cria barreiras diante de problemas e de questionamentos, não consegue ser a pessoa que resolve, mas a que complica.
- Busque se qualificar e estar sempre bem informado. Não há como resolver problemas se você não deseja aprender e evoluir.
- Seja uma pessoa determinada, resiliente e perseverante. Isso porque nem sempre vai ser fácil manter uma atitude proativa e nem sempre tudo vai correr como o esperado - e tudo bem! Apenas nunca desista e siga firme no seu propósito.
- Auxilie os colegas que precisam de ajuda e saiba que compartilhar conhecimentos é fundamental para o sucesso de todos, inclusive o seu. Também saiba pedir ajuda quando for difícil demais para você resolver alguma questão. Ou seja, trabalhe em equipe.
- Deseje encarar novos desafios e procure se manter motivado. Aceite novas tarefas, novas funções, novas ideias. Não tenha medo do novo.
- Entregue além do que esperam de você, não faça apenas o básico, faça melhor.
- Busque cumprir as metas da organização e engaje seus colegas nisso também, inovando sempre que for preciso para alcançá-las ou mesmo ir além delas.
Seguindo essas dicas de proatividade, temos certeza que você terá muito valor no mercado de trabalho e para a sua empresa. Pessoas com essa visão e atitude raramente ficam desempregadas e são vistas como quem entrega resultados para os negócios. Que tal começar a ser mais proativo hoje mesmo?
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