Antes de conhecer as vantagens de proporcionar aos seus colaboradores um plano de saúde vinculado à sua empresa, é necessário entender como funciona o plano de saúde empresarial. Assim, ficará simples reconhecer a utilidade do benefício, concorda? Então, vamos lá!
O plano de saúde empresarial, como você pode imaginar, é um convênio estabelecido entre as empresas e uma operadora de planos de saúde, com o intuito de proporcionar o benefício corporativo aos colaboradores de uma organização.
Ou seja, o plano de saúde deverá ser contratado pela empresa e, depois, oferecido à equipe, de modo que colaboradores e empresa tenham esclarecimento de como o benefício funcionará.
Vale ressaltar que o plano de saúde empresarial poderá ser custeado:
- Integralmente pela empresa;
- Parcialmente pela empresa;
- Pelo colaborador.
Geralmente, as empresas que oferecem um plano de saúde empresarial, disponibilizam-o como um benefício para seus colaboradores e, por este motivo, arcam parcialmente com os custos dos planos, descontando o restante da folha de pagamento do funcionário.
Quem pode ser dependente do plano de saúde empresarial?
Para usufruir do plano de saúde empresarial, é preciso que o indivíduo esteja vinculado à uma pessoa jurídica (empresa), em um vínculo empregatício. Portanto, todos os colaboradores que fizerem parte de uma empresa que ofereça o benefício e que tenham interesse em fazer parte do plano, poderão utilizá-lo.
Um dos grandes diferenciais do plano de saúde empresarial é que ele poderá incluir, além do funcionário, os familiares do colaborador, com até 3º grau de parentesco sanguíneo e 2º grau de parentesco por relação.
Como funciona o plano coletivo empresarial?
Como dito anteriormente, o plano empresarial é destinado aos colaboradores de uma organização e tem como objetivo proporcionar a eles as vantagens do benefício.
Vale lembrar que, quando feito qualquer plano de saúde, há certa carência de tempo para o plano entrar em vigor. Com o plano de saúde empresarial não é diferente.
No entanto, caso a empresa possua o número exato ou superior a 30 colaboradores, os novos contratados que aderirem ao plano em até 30 dias após a assinatura do contrato com a empresa, estarão aptos a usufruir do benefício, sem ter que esperar o prazo de carência.
Entretanto, em alguns casos, quando negociado entre empresa e operadora, é possível reduzir o prazo de carência ou, até mesmo, retirá-lo, tanto para os novos contratados quanto para colaboradores que decidirem aderir ao plano mais tarde.
Quais são as vantagens do plano de saúde empresarial?
O plano coletivo empresarial traz muitas vantagens para o colaborador, mas, também, para a empresa. Um plano de saúde empresarial bem estruturado pode ser um dos diferenciais da sua empresa, algo que sirva de motivação para desenvolver o capital humano.
Dessa forma, os colaboradores continuam motivados, enquanto você os mantém assegurados para continuarem desempenhando bem suas respectivas funções, mantendo-os, portanto, produtivos.
O que muitos não sabem, e você poderá esclarecer, é que os planos de saúde corporativos são mais viáveis, financeiramente, do que os planos de saúde individuais. Por isso, oferecê-lo na sua empresa torna-o ainda mais atrativo.
Em resumo, tanto para colaborador quanto para a companhia, as principais vantagens são:
- Atendimento imediato em caso de acidente de trabalho;
- Aumento da produtividade dos colaboradores;
- Preços mais baixos;
- Inclusão das famílias no plano;
- Diferencial competitivo.
As empresas que fornecem o plano de saúde empresarial aos seus colaboradores podem ganhar abatimento no Imposto de Renda, visto que a contribuição da empresa para com os funcionários serve como incentivo fiscal. Bacana, não?
Por último, não custa nada lembrá-los: escolha bem uma corretora de planos. Apenas desta maneira, você garantirá uma boa cobertura e também as melhores taxas, certo?
Deixe seu comentário