Ponto eletrônico no celular: o melhor amigo do RH e da equipe

Saiba por que o ponto eletrônico no celular pode ser a solução que seu RH tanto procura. Confira as vantagens e como implementar essa tecnologia na sua empresa!

Imagem de uma mulher assinando o ponto eletrônico no celular.

As melhores plataformas de controle de jornada oferecem a funcionalidade de ponto eletrônico que pode ser usado no celular, você só precisa contratar a empresa certa, implementar o sistema e, por fim, configurar as jornadas da sua organização e treinar a equipe para usar o recurso.

Essa alternativa tem conquistado o coração de gestores de RH e também dos próprios funcionários, que não precisam mais de um cartão para bater o ponto, podendo usar um dispositivo que já está à disposição o tempo todo: o celular.

Neste artigo, você entende como funciona a tecnologia, quais suas vantagens e como implementá-la sem dores de cabeça. Boa leitura!

O que é e como funciona o ponto eletrônico pelo celular?

O ponto eletrônico pelo celular é uma funcionalidade presente nos melhores sistemas de controle de jornada disponíveis no mercado, que permite aos colaboradores registrarem entrada, saída e pausas durante o expediente através de um aplicativo no celular.

Ele funciona de forma extremamente simples, olha só!

  1. O colaborador liga o GPS do dispositivo e faz o login no aplicativo de registro de ponto contratado pela empresa, que pode ser baixado através das lojas de apps dos celulares.
  2. Na página inicial, o trabalhador seleciona “Ponto” no menu, e clica no botão “Bater ponto”.
  3. Na tela, vai aparecer a localização, o horário do ponto e a data para que o funcionário confirme o registro.
  4. Por fim, é só clicar no botão e feito: jornada registrada de forma simples e sem burocracia!

Por meio do recurso, é possível registrar os horários de forma online e em tempo real ou mesmo offline caso os gestores ativem esse recurso no sistema, o que é perfeito para trabalhadores em jornada externa que nem sempre têm acesso à internet no momento da batida de ponto.

Quem trabalha em home office também se beneficia da funcionalidade, já que o ponto eletrônico pelo celular pode ser feito de qualquer lugar.

Além disso, os colaboradores in loco também podem bater o ponto com total flexibilidade e não precisam esperar aquelas filas quando todo mundo decide sair ao mesmo tempo para o almoço.

Ainda assim, assuntos como esse, que envolvem relações trabalhistas, costumam gerar algumas dúvidas quanto à sua legalidade. Então, veja a seguir o que a lei diz sobre o assunto.

A lei permite bater ponto pelo celular?

Sim. O ponto eletrônico para celular é 100% legal e está amparado pela legislação através da Portaria 671 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Toda empresa pode usar esse tipo de sistema desde que o software cumpra algumas normas técnicas, que servem para garantir a autenticidade dos registros e permitir auditorias por parte dos órgãos competentes.

A Portaria 671 exige que:

  • a versão eletrônica do comprovante seja arquivada no formato PDF e assinada eletronicamente com as qualificações da Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira (ICP-Brasil) de acordo com a Lei 14.063/2020;
  • o trabalhador possa acessar o comprovante eletrônico do registro, independentemente de autorização da empresa, e os arquivos precisam estar disponíveis no prazo máximo de 48 horas; e
  • o sistema disponibilize a extração de arquivos no formato AFD (Arquivo Fonte de Dados), colaborando com o trabalho de fiscalização do Auditor Fiscal do Trabalho, responsável pela avaliação das jornadas de trabalho.

Essas exigências garantem que tudo seja feito com total transparência, além de assegurar a veracidade das informações contidas nos comprovantes arquivados.

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6 vantagens de usar um aplicativo de ponto eletrônico para celular

Trocar o ponto tradicional por um aplicativo no celular torna tudo mais rápido, fácil e transparente. Além de gerar economia, esse modelo traz diversos benefícios para a empresa e para os próprios trabalhadores.

Confira a seleção dos principais benefícios!

  1. Mais flexibilidade, principalmente para membros da equipe que trabalham de casa ou estão sempre fora do escritório.
  2. Economia com papel, infraestrutura e manutenção de dispositivos físicos de registro.
  3. Ponto por geolocalização que permite ao gestor saber onde o funcionário estava na hora do registro.
  4. Nada de filas ao sair ou voltar do almoço, respeitando o tempo e a produtividade dos funcionários.
  5. Dados criptografados que não podem ser alterados após o registro, o que dá mais segurança e transparência às empresas e aos trabalhadores.
  6. Redução de erros humanos na hora de registrar o ponto e maior proteção contra um possível funcionário de má fé.

Às vezes, é até difícil acreditar que uma solução tão simples consegue trazer tantos benefícios assim, né? Mas é verdade. E, para ter certeza, confira, no próximo tópico, como você pode aplicar essa tecnologia no seu negócio.

Como fazer um ponto eletrônico pelo celular na sua empresa em 3 passos simples

Se você quer contar com um sistema de ponto eletrônico por celular na sua empresa, encontre uma plataforma confiável que cumpra todos os requisitos legais, faça a implementação do sistema, ajuste-o de acordo com as regras internas e capacite sua equipe para usar a nova tecnologia.

Isso facilita o trabalho do RH, agiliza o dia a dia dos funcionários e protege a empresa contra erros e fraudes. Pronto(a) para colher os frutos dessa tecnologia? É só seguir os passos abaixo

1. Escolha a plataforma ideal

Durante sua busca pela melhor plataforma de controle de ponto que ofereça o recurso através do celular, verifique se a sua opção preferida segue o que pede a Portaria 671 e também se ela oferece recursos adicionais que fariam a diferença no seu negócio.

Algumas oferecem, além do controle de jornada, admissão digital, assinatura eletrônica de holerites e folha de ponto, relatórios RH automatizados, banco de horas integrado e muito mais.

2. Configure o sistema

Depois de contratar um bom sistema, configure as regras de acordo com a sua política interna, fazendo ajustes que se adequem às necessidades do seu negócio.

Você pode personalizar a tolerância de atraso nas batidas de ponto, estabelecer horários para o intervalo e também o limite diário de banco de horas, garantindo que tudo ocorra conforme o planejado pelo RH.

3. Treine sua equipe para usar o ponto pelo celular

Ao adotar um novo sistema, é sempre interessante capacitar os funcionários que vão utilizá-lo.

Mas fique tranquilo(a): se você contratar uma ferramenta de qualidade, é provável que a própria fornecedora do sistema ofereça um treinamento rápido e gratuito, ainda que as melhores plataformas costumem ser bem simples de operar e possuam um layout totalmente intuitivo, que os próprios trabalhadores consigam usar sem nenhum problema.

No fim das contas, basta seguir esses passos para garantir maior eficiência no controle das horas trabalhadas, agilidade no processo e, claro, conformidade com as leis trabalhistas.

Agora que você já sabe dos benefícios e como é fácil implementar essa facilidade ao seu negócio, comece a buscar uma ferramenta completa e que vai cuidar da “parte chata” do registro, lhe deixando livre para cuidar de outros aspectos mais estratégicos do seu negócio, que só você poderia colocar a mão na massa.

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