O setor de RH, ou melhor, de Recursos Humanos, é dentro de uma organização o responsável pela gestão de relacionamentos dos colaboradores.
A importância do setor de RH está em, principalmente, ser encarregado de questões burocráticas, estratégicas e, juntamente com o gestor, elaborar procedimentos capazes de manter as equipes da empresa incentivadas.
Diariamente, eles buscam expandir os resultados da organização de forma positiva, prezando para que todos os funcionários acompanhem a visão, missão e valores pregados pela empresa.
Esse setor funciona mantém-se em constante estudo para que se possa:
- realizar pesquisas de mercado;
- montar estratégias de retenção de talentos;
- organizar planos de cargos e funções;
- gerir as atribuições do colaborador;
- garantir o bem-estar financeiro dos funcionários;
- contribuir com decisões estratégicas;
- manter a satisfação do empregado;
- reduzir o índice de turnover;
- a busca pelo ambiente ideal;
- realizar bons processos de recrutamento.
Em resumo, o que o setor de RH de uma empresa faz é gerenciar todos os assuntos referentes à relação entre empresa, empregador e empregado, cuidando para que todos eles estejam alinhados.
RH e possíveis soluções durante a pandemia de Coronavírus
Ao enfrentar uma pandemia como a que atualmente temos no Brasil, o setor de RH precisa garantir a saúde dos funcionários da empresa, buscar soluções para lidar com o trabalho dos colaboradores e otimizar os processos para a organização não estagnar. Separamos algumas dicas que podem ser implantadas:
Trabalho remoto ou home office
O trabalho remoto é implantado em muitos setores dentro de uma empresa de forma efetiva, porém, em uma situação de emergência como a que estamos vivenciando, a adoção do home office pode ser temporária.
Algumas seções da empresa podem encaixar nesse tipo de trabalho que consiste em, da sua casa, o colaborador prestar os mesmos serviços que faz na instituição na qual trabalha. Lembre-se que cabe à organização oferecer os equipamentos necessários para a realização das tarefas do funcionário.
Banco de horas
Para ajudar na flexibilização da jornada de trabalho, o banco de horas pode auxiliar no armazenamento de horas para que seja trabalhado além da jornada normal diária, mas sem o pagamento de horas extras.
Férias coletivas ou recesso
As férias coletivas ou recessos são comuns durante datas comemorativas como Natal e Ano Novo, mas surge como alternativa no caso da pandemia de Covid-19, um vírus de fácil contágio. Se a alternativa for a única cabível, realize uma reunião - online - que contemple os gestores e responsáveis pelo RH para avaliar a situação e a legislação vigente.
Treinamentos remotos
Realizar processos à distância para aprimorar e desenvolver habilidades através de treinamentos é uma ótima ideia para engajar a equipe através da aprendizagem.
Por meio do uso de ferramentas como, por exemplo, o Skype ou o Google Meet, é possível fazer videoconferências com um grupo de pessoas e trocar experiências e aprendizados.
Também existem muitos cursos online gratuitos que podem ser feitos individualmente. Basta pesquisar alguns que encaixem nos setores da empresa e enviar para os colaboradores realizarem suas atividades.
Essas são apenas algumas alternativas já muito utilizadas e populares, sendo o RH totalmente livre para criar novas.
Além disso, com o surgimento do isolamento social e fechamento da maioria das empresas e comércios, surgiu a necessidade da criação da nova MP 927/2020, em que algumas alterações são feitas nas legislações trabalhistas para lidar com a quarentena de forma mais eficaz.
Antes de tomar uma decisão, o setor de RH deve avaliar cada possibilidade e suas consequências. Atente-se às modificações das medidas trabalhistas, adapte a sua empresa e pense de forma empática para que todos consigam enfrentar a pandemia e sair dela da melhor forma possível.
Deixe seu comentário