Apostar no marketing de recrutamento, oferecer um programa de benefícios atrativo e investir em employer branding são apenas algumas das estratégias para atrair talentos e montar uma equipe sustentável para a sua empresa.
A importância disso tudo está no longo prazo: conquistar colaboradores que possuem os mesmos valores que a empresa e que permanecem com o passar dos anos é o que gera resultados e eleva o nível da organização, destacando a empresa no mercado e atraindo pessoas engajadas em fazer acontecer.
Neste artigo, você vai conhecer as 10 melhores estratégias para alcançar esse objetivo. Boa leitura!
O que é a atração de talentos?
A atração de talentos é um processo que visa buscar colaboradores alinhados com as competências e a cultura organizacional de uma empresa. A meta é construir uma equipe de alta performance através da escolha minuciosa de funcionários.
Tudo isso para que você nutra a sua empresa com capital humano apto e pronto para os desafios que ela exige no dia a dia.
Qual a importância da atração de talentos para uma empresa?
Atrair talentos de forma assertiva diminui o turnover voluntário, reduz custos e contribui para a retenção de pessoas qualificadas, fazendo com que elas ocupem suas vagas por um longo prazo. Isso diminui a sobrecarga do Departamento Pessoal na hora de realizar novas contratações e agiliza o processo de recrutamento e seleção.
Não investir na seleção pode resultar em uma baixa produtividade e, por consequência, a cultura da empresa fica enfraquecida e prejudicada graças à alta rotatividade de pessoas nos projetos.
Você provavelmente não quer ver isso acontecer por aí, né? Então, pode começar a anotar as melhores estratégias elencadas por quem entende do assunto logo abaixo.
Como atrair talentos: 10 estratégias para selecionar os melhores
Comunicar a missão e os valores da empresa já no marketing de recrutamento, oferecer um programa de benefícios, apostar em um banco de talentos e no employer branding: essas são algumas das melhores táticas para atração de talentos, só para começar.
Confira em detalhes!
1. Comunique a missão e os valores da empresa
Toda organização nasce de um propósito e de uma forma de ver o mundo e o trabalho a ser realizado. Para obter sucesso na contratação de novos profissionais, não basta preencher os requisitos técnicos: o trabalhador precisa se identificar com a empresa, porque isso influencia diretamente na sua proatividade e no seu engajamento durante as atividades diárias.
Ter uma cultura forte e bem definida vai chamar a atenção dos candidatos e nutrir a sensação de pertencimento, aproximando quem tem valores em comum e afastando quem não tem.
2. Invista em marketing de recrutamento
Sim, o marketing também serve para encontrar colaboradores ideais! E a função do marketing de recrutamento, especificamente, está em mostrar que a sua empresa é um lugar saudável e interessante para se trabalhar.
Usar as redes sociais para alcançar essas pessoas e divulgar conteúdos sobre a cultura da organização e os pontos fortes dela é uma ótima alternativa para fortalecer a visão que os outros terão dela.
Muitos pontos de contato podem alcançar os potenciais candidatos, mas uma excelente pedida é apostar em redes como o LinkedIn, que é voltado para experiências profissionais e possui a opção de ofertas de vagas, porém, não deixe de apostar no Instagram e no Facebook também.
3. Ofereça um programa de benefícios atrativo
Não é de hoje que os programas de benefícios chamam a atenção de candidatos no mercado de trabalho, e eles vão muito além de um vale-alimentação e transporte, a exemplo de:
- plano de carreira;
- horários flexíveis;
- programas de treinamento e desenvolvimento;
- equipamentos de trabalho oferecidos pela empresa no home office; e
- descontos em academias e cinemas.
A ideia aqui é demonstrar que a organização valoriza o funcionário e deseja seu bem-estar, assim, as chances de obter talentos e de mantê-los motivados na sua empresa será muito maior.
4. Aposte em um banco de talentos
Fez um processo seletivo com bastante gente competente, mas não deu para contratar todo mundo? Crie um banco de talentos! Esse recurso nada mais é do que um documento ou planilha contendo os contatos de cada candidato do processo seletivo, e o objetivo dele é manter um “banco de reservas” para você não ter que procurar por novos candidatos a cada novo processo.
Essa é também uma forma de valorizar quem já bateu na trave para entrar na sua empresa!
Para implementá-la, você precisa, durante o processo de recrutamento, oferecer um formulário para que os interessados possam se inscrever e para que você mantenha os registros depois.
5. Utilize o employer branding ao seu favor
A melhor forma de criar uma marca forte, inspiradora e com uma boa imagem dentro do mercado é através do employer branding. O termo se refere a uma estratégia de marketing que fortalece a imagem da empresa diante das pessoas, mostrando ao mundo que você é um bom empregador.
E essa estratégia anda de mãos dadas com a atração de talentos, uma vez que a força e o relacionamento da sua marca com as pessoas é essencial para despertar a vontade de alguém de ser um colaborador por aí.
Uma forma de reforçar essa imagem na mente dos futuros candidatos é se candidatar a prêmios de melhores empresas para se trabalhar, como o selo Great Place to Work, da empresa de mesmo nome, ou o Top Companies, do LinkedIn.
6. Incentive o crescimento dos seus funcionários
Além da cultura e dos benefícios, é interessante divulgar quais são as oportunidades de crescimento que a sua empresa oferece, dando prioridade ao recrutamento interno.
É bom lembrar que a maioria dos grandes profissionais está se aperfeiçoando continuamente tanto dentro quanto fora da sua empresa, mas que, para realmente mostrar a quem vê de fora que dá para, de fato, crescer na sua organização, você precisa ter um plano de carreira bem elaborado para oferecer à galera que já está com você hoje em dia.
7. Tenha um processo seletivo humanizado
Fugir da mesmice e levar a entrevista de forma humanizada, conhecendo melhor os candidatos ao seu time de alta performance, vai fazer com que as pessoas já se sintam mais à vontade logo no primeiro contato com o seu negócio, o que conta muito não só para a atração, como para a retenção desses talentos.
Por isso, orientar os recrutadores para que sejam compreensivos e acolhedores vai colaborar para que o candidato fique mais à vontade e responda às perguntas de maneira leve e tranquila.
8. Invista em tecnologia como diferencial da sua empresa
Com o crescimento das inteligências artificiais e várias outras ferramentas, é importante tê-las a favor da empresa nas rotinas do dia a dia. Sites que facilitam o recrutamento, gestão de pessoas e automatizam processos burocráticos podem economizar tempo e dinheiro para as organizações.
Para quem possui pequenas ou médias empresas e tem uma gestão de Recursos Humanos de uma única pessoa ou poucas pessoas, plataformas que possibilitem a admissão digital e ajudem no controle de ponto podem ser grandes aliadas na hora de focar na escolha dos talentos de delegar a burocracia.
9. Capriche na inovação
O diferente chama atenção, e por isso as empresas que apostam em testar e validar novas ideias saem à frente da concorrência. Ser uma organização que dá espaço para novos projetos, está disposta a ouvir a sugestão dos seus colaboradores e dá autonomia para que eles validem suas ideias é uma empresa que inspira respeito e valorização do capital humano.
Inclusive, sabia que premiar iniciativas de sucesso e ofertar treinamentos também é uma forma de investir em inovação e agradar os funcionários? Reflita!
10. Facilite as seleções utilizando testes comportamentais
Atualmente, a gama de testes para entender melhor o perfil dos candidatos às vagas é variada, permitindo que a empresa conheça o máximo possível sobre o futuro profissional a adentrar no time.
Utilizar testes e questionários que esclareçam aspectos psicológicos, comportamentais e sociais vai poupar muito tempo da sua equipe na hora de selecionar e reter talentos alinhados com o que a empresa procura.
Por fim, em tempos nos quais as pessoas estão cada vez mais priorizando a qualidade de vida, o tempo de descanso e as experiências dentro e fora do trabalho, só o fato de explorar as estratégias acima já mostra aos candidatos que o seu negócio é muito mais do que um simples local de trabalho.
Aplique-as na sua empresa e veja a mágica acontecer!
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