Banco de talentos: o segredo para formar um time vencedor

Descubra o que é o banco de talentos e como ele pode tornar a sua vida na gestão muito mais fácil na hora de contratar, além de aprender a criar o seu hoje mesmo!

Imagem de várias pessoas em uma sala ampla sentadas em cadeiras.

Para fazer um banco de talentos, colete as informações dos possíveis interessados e organize-as de acordo com as qualificações apresentadas, usando uma plataforma para armazenar os currículos recebidos, além de garantir adequação à Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD). Por fim, basta divulgar a novidade se quiser atrair mais pessoas.

Toda empresa busca bons profissionais e, por mais que alguns cruzem com o caminho da sua empresa, na maioria das vezes, não tem como contratar todo mundo durante o processo seletivo, não é mesmo?

Mas você não precisa perder esses profissionais de vez: dá para criar uma base de dados e entrar em contato com eles em uma nova oportunidade! Quer saber como criar esse cadastro de gente legal para trabalhar futuramente no seu negócio? Então, continue lendo e descubra como criar seu banco de talentos por aí.

O que é o banco de talentos de uma empresa?

O banco de talentos é uma base de dados com informações sobre candidatos que participaram de algum processo seletivo, tinham um perfil adequado ao que a sua empresa buscava, mas que, por alguma razão, não foram contratados.

Isso porque você pode ter encontrado alguém que cumpria melhor os requisitos da vaga, o salário pode ter ficado fora do que o candidato buscava ou simplesmente não era o momento.

Nesses casos, o recomendado é manter as informações da galera salvas para entrar em contato em um momento mais oportuno, poupando tempo e energia que seriam gastos criando um novo recrutamento do zero.

E como funciona um banco de talentos?

Para que essa base de dados funcione bem, é preciso coletar, organizar e atualizar as informações dos candidatos regularmente, permitindo que você acione esses profissionais sempre que uma nova vaga for criada.

Com as atualizações, você terá acesso a um vasto leque de candidatos que já demonstraram ter um bom fit com a vaga e cultura da organização, economizando tempo e dinheiro durante um novo processo seletivo, já que alguns talentos já estarão cadastrados e poderão ser contatados antes do recebimento de qualquer currículo.

Mas não pense que isso vale só para o pessoal que vê a sua empresa de fora, viu? Existem dois tipos de bancos de talentos para você investir!

Quais são os tipos de bancos de talento?

Um banco de talentos pode ser dividido em duas categorias: interno e externo. O interno é aquele que inclui as informações sobre os colaboradores atuais, e é excelente para identificar profissionais aptos a receberem promoções.

Já o banco externo é composto por informações de candidatos que aplicaram para uma vaga e, apesar de ainda não terem sido contratados, possuem características que a empresa procura com frequência no mercado.

Embora os propósitos sejam diferentes, cada um deles vai oferecer vantagens para o seu departamento de Recursos Humanos, seja na hora de contratar ou promover alguém na corporação.

Como um banco de talentos ajuda o RH?

Com essa ferramenta, o setor responsável pelas contratações consegue selecionar candidatos de forma mais assertiva, reter bons profissionais e agilizar o recrutamento.
Outro fator relevante é a redução de custos gerada pela implementação do banco, afinal, é muito mais barato contratar pessoas que já participaram de um processo seletivo do que procurar novos candidatos, começando tudo do zero.

Como consequência dessa facilidade, as contratações também acontecem de forma mais ágil. Pense só em todas as análises de currículo e entrevistas com os recrutadores: tudo já foi feito! Esse fato por si só já elimina algumas etapas e agiliza a escolha do candidato ideal para a nova vaga.

E se engana quem pensa que as vantagens se estendem somente ao público externo: com o banco de talentos interno, você consegue ter um panorama sobre as habilidades dos colaboradores atuais e considerá-los para uma promoção em vez de buscar uma pessoa de fora.

Se um líder está prestes a deixar a empresa, antes de buscar novas opções no mercado externo, você pode analisar se algum membro da equipe possui as habilidades para assumir a vaga, fomentando o plano de carreira do negócio e valorizando quem já está com você, o que contribui, inclusive, com a retenção de talentos!

Quer aproveitar todos esses benefícios e criar "para ontem" o seu banco de talentos? O tópico abaixo traz o passo a passo que você está buscando.

Como criar um banco de talentos na sua empresa em 8 passos

Para criar o seu banco de talentos, você vai precisar escolher uma boa ferramenta para armazenar os currículos de acordo com a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD), coletar as informações, organizar os candidatos por filtros, manter contato com os aplicantes, criar uma campanha de incentivo de candidaturas, fazer a divulgação interna da ação e contar com a tecnologia para acelerar o processo.

Confira cada passo em detalhes, tin-tin por tin-tin!

1. Escolha uma ferramenta para servir de banco de dados

Na hora de criar uma base de dados, você vai precisar de um "lugar" para guardar as informações e acessá-las sempre que necessário. Apesar do Excel e do Google Drive serem escolhas comuns, há formas mais eficientes de fazer esse armazenamento.

Se você quer começar do jeito certo, escolha uma plataforma online que permita fazer a admissão digital e o upload de documentos, assim, você conta com um ambiente mais organizado para armazenar os currículos, e a gestão das informações se torna muito mais fácil.

2. Adeque-se à Lei Geral de Proteção de Dados

Conhecida popularmente como LGPD, essa normativa obriga os recrutadores a pedir a permissão dos candidatos para salvar suas informações, afinal, a normativa afirma que é crime guardar informações pessoais sem o devido consentimento.

Por isso, sempre pergunte aos candidatos se as informações podem ser mantidas em um banco de talentos, assim, você demonstra respeito pela privacidade da pessoa e permanece dentro da lei.

3. Colete as informações

O próximo passo envolve reunir todas as informações possíveis sobre os profissionais que têm fit com o seu negócio, e você pode usar uma fonte interna (seus colaboradores) ou externa (candidatos que lhe procuraram) para fazer essa coleta.

Redes sociais como o LinkedIn também podem ser boas opções nesse momento.

4. Use filtros para facilitar a organização dos dados

Separar os candidatos usando critérios que facilitam a identificação de um grupo quando surgir uma vaga é uma ótima solução para não perder currículos em um mar de documentos que o RH precisa lidar todos os dias.

Já pensou em ter um candidato perfeito no banco para determinada vaga e não encontrar as informações sobre ele porque você não lembra o nome e existem centenas de currículos armazenados na mesma pasta?

Pois é, criar filtros de acordo com a experiência, qualificações relevantes, cursos específicos, entre outros é a solução para tornar sua busca mais fácil e intuitiva.

5. Mantenha contato com os talentos

Atualizar os candidatos sempre que houver novidades na empresa acaba sendo uma boa tática principalmente quando surgem novas vagas. Dessa forma, você já sabe por onde começar a chamar a galera para preencher posições na sua empresa.

6. Crie uma campanha para divulgar o banco

Já pensou em começar um processo de recrutamento antes mesmo de uma vaga ficar disponível? Pois bem, você pode fazer isso ao criar uma campanha com o objetivo de alimentar o seu banco de talentos.

Só que, para a estratégia funcionar, tudo precisa ficar bem claro para os candidatos. Eles precisam saber que a candidatura é para entrar na base de dados, e não para uma contratação imediata.

Portanto, a recomendação é usar essa tática apenas quando você souber que uma vaga ficará disponível nos próximos meses, como é o caso de contratações temporárias para cobrir uma licença parental, por exemplo.

7. Ofereça incentivo interno

Muitas vezes, o candidato ideal já trabalha na empresa, e isso é bom para você, que não vai precisar gastar mais na abertura de um processo seletivo, e é bom para o colaborador, que vai se sentir valorizado.

Então, incentive o seu time a manter o currículo atualizado para participar de seleções, principalmente as que envolvem uma promoção.

8. Automatize a contratação

Não tem para onde correr: se você quer se destacar e tornar o processo de contratação mais simples e rápido, precisa usar a tecnologia do jeito certo.

Uma ótima alternativa é usar a admissão digital para contratar candidatos que vieram do banco de talentos, principalmente porque essa tecnologia permite fazer todo o processo de forma online, a exemplo do recebimento de documentos e a assinatura do contrato de trabalho, tudo feito através de um único aplicativo.

Nele, o candidato pode até verificar quais exames admissionais precisa fazer para dar andamento ao processo de contratação!

É muita tecnologia sendo criada e aprimorada para fazer o seu banco de talentos ficar cada vez mais completo, agora, resta saber se você vai querer entrar para o banco de gestores campeões quando o assunto é soluções para o RH da sua empresa. Não vai ficar de fora, né?

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