Um local de trabalho tóxico, que não proporciona conforto, saúde e, até mesmo um pouco de diversão, pode ser altamente desanimador e pode diminuir, em muito, o desempenho dos resultados.
Com toda a certeza, estar em um local em que não há o conforto necessário, nenhum reconhecimento, apenas com muita pressão, cobranças e desorganização dos espaços, por exemplo, poderá deixar o colaborador doente ou, até mesmo, fazer com que ele desista de trabalhar na empresa.
A verdade é que as organizações de sucesso investem na satisfação dos funcionários através do ambiente de trabalho, pois sabem que isso é tão importante para o engajamento e inspiração quanto o salário e demais benefícios.
Às vezes, uma organização pode estar com dificuldade para conseguir um quadro de funcionários engajados, assíduos (que faltam pouco) e que dão bons resultados, mesmo que os colaboradores sejam altamente qualificados e bem remunerados.
Isso pode estar ocorrendo devido ao ambiente tóxico, pouco atrativo, cheio de cobranças e muito cansativo.
Motivos para investir em bem-estar e saúde no trabalho
Se a sua empresa não possui um programa de bem-estar, conheça, agora, motivos para implantar um:
Colaboradores mais engajados e produtivos
Quando se sentem mais valorizados, os funcionários tornam-se mais eficientes e inspirados, gerando um grupo mais unido e animado.
Retenção de talentos
A retenção de talentos pode ser avaliada no momento em que se percebe a tendência dos colaboradores felizes em ficar mais tempo na empresa.
Otimização dos resultados
Se o grupo é mais eficiente, os processos são melhor realizados e os resultados tendem a crescer.
Empresa ganha destaque no mercado
Quando o índice turnover é baixo, isto é, quando a saída de funcionários da empresa é pequena, ela pode ser mais respeitada no mercado, mostrando o seu valor, pois seus colaboradores querem permanecer nela.
Ambiente mais agradável e feliz
São as pessoas que fazem o ambiente e, portanto, se elas estiverem satisfeitas e felizes, o ambiente ficará mais agradável, multiplicando a satisfação para todos os outros setores.
Dicas de saúde e bem-estar no trabalho
Confira as principais dicas para um ambiente agradável e colaboradores mais saudáveis e felizes.
1. Programas de Reconhecimento
Funcionários dedicados merecem ser reconhecidos. Não há nada pior que ver todo o seu esforço ser ignorado e pouco valorizado.
Dê feedbacks positivos sempre que possível, principalmente, em público.
Além disso, pense em recompensas para os funcionários e elogios profissionais, por exemplo. Garanta que seu colaborador saiba que ele é importante.
2. Metas adequadas
Muitas empresas querem ver os resultados subirem e lançam metas absurdas, que sabem que os funcionários não darão conta sem que precisem realizar esforços além do saudável.
Isso é um grande erro. A longo prazo, ocorrerá o esgotamento da equipe, desmotivando cada membro e, até mesmo, adoecendo muitos outros. Além disso, é altamente desmotivador não conseguir alcançar uma meta.
Por isso, pense em objetivos justos. Bons resultados vêm com tempo e com uma equipe de alta performance!
3. Líderes amigáveis
Muitos colaboradores não pedem demissão da empresa que trabalham, mas, sim, dos seus gestores. Manter um líder que não é compreensivo e não ajuda no trabalho diário, pode ser exaustivo.
Para garantir o bem-estar da sua empresa, treine seus gestores para que sejam agradáveis, educados e cooperativos, isto é, trabalham junto!
4. Cultura de respeito
É inadmissível que os colaboradores de uma organização não se respeitem. Isso tornará o ambiente insustentável e, com certeza, diminuirá a produtividade. Por esse motivo, sustente uma cultura de respeito, sem fofocas e brigas.
5. Flexibilidade na jornada de trabalho
Se o seu segmento permite uma jornada de trabalho flexível, essa é uma ótima escolha. Seus colaboradores se sentirão um pouco mais livres e autônomos e poderão motivar-se, sozinhos, a entregar melhores resultados.
Além disso, ficarão menos estressados, assim que puderem lidar com imprevistos pessoais, sem perder horas de trabalho, já que podem se organizar para trabalhar quando quiserem.
6. Ambiente confortável
É imprescindível que o ambiente da sua organização esteja de acordo com as necessidades dos seus funcionários.
Ter uma boa climatização, cadeiras confortáveis e nenhum barulho desnecessário, por exemplo, são questões básicas para o conforto físico e mental dos mesmos.
Além disso, pense em momentos de descanso, sala para café e outras possibilidades.
7. Faça questionários sobre Bem-estar
Periodicamente, disponibilize um questionário para saber como está a satisfação dos seus funcionários. Nem sempre o gestor tem a noção correta de como os colaboradores estão se sentindo e, além disso, não é tão fácil saber como melhorar, sem saber. Por isso, pergunte!
Renove sempre as formas de manter o bem-estar no trabalho para manter a motivação e a produtividade altas, otimizando os resultados e garantindo o sucesso da sua empresa.
Deixe seu comentário