Todo profissional de Recursos Humanos sabe que algumas documentações são essenciais para evitar problemas no futuro ou erros.
Ao realizar a admissão de um funcionário, por exemplo, são várias etapas e alguns detalhes não podem ficar para trás.
Para ajudar você a ter uma checklist perfeita, vencendo qualquer burocracia, preparamos um passo a passo.
Tudo começa pelas informações e documentos básicos
O cabeçalho da sua ficha deve conter as informações básicas do novo funcionário, para ser mais fácil de encontrar essa documentação depois e tudo ficar mais organizado. Inclua:
- nome completo;
- função;
- salário;
- data de admissão;
- horário de trabalho; e
- grau de instrução.
Checklist da documentação para solicitar ao colaborador
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)
- Declaração de rejeição ou de requisição do vale-transporte
- 1 foto 3x4
- Atestado médico admissional
- Cópia da Carteira de Identidade (RG)
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF)
- Cópia do Título de Eleitor com os comprovantes de votação nas 3 últimas eleições
- Cópia do cartão de inscrição no PIS
- Cópia do Certificado de Reservista, se menor de 45 anos
- Cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
- Cópia do comprovante de residência
- Cópia da Certidão de Casamento, se for o caso, ou Certidão de Nascimento
- Cópia da Certidão de Nascimento de filhos menores de 21 anos
Ainda antes da admissão
Também é interessante fazer uma checklist de infraestrutura, para deixar o espaço no qual o funcionário irá trabalhar apto para o uso.
É importante que o funcionário se sinta bem e incluído na empresa, especialmente nos primeiros dias, para que possa focar em toda a informação nova que vai receber. Quanto mais bem instalado estiver, melhor. Por exemplo:
- mesa e cadeira;
- telefonia;
- equipamentos (no caso de um escritório, computador, monitor, teclado, mouse);
- acesso aos softwares necessários;
- configuração do e-mail do funcionário, bem como acesso a grupos de comunicação interna.
Depois da admissão
Depois de recepcionar o funcionário e fazer a coleta de toda a documentação, existem alguns passos que devem ser observados para que ele entenda a cultura e a dinâmica da empresa. Sugerimos:
- se existir algum treinamento obrigatório, informar e agendar ele para tal;
- se existirem benefícios como de saúde, alimentação ou assistencial, por exemplo, realizar o cadastramento;
- se existir um termo de confidencialidade da empresa, ler e assinar com ele;
- se existir um código de conduta da empresa, também ler e assinar;
- apresentar todas as áreas da empresa, funções e objetivos;
- realizar atividades de recepção, se houver;
- também pode ser interessante fazer uma reunião com um superior do funcionário antes de começar, para definir objetivos de desempenho, medidas e processos de avaliação lembrando sempre de dar feedbacks de forma frequente depois, se fazendo sempre presente e acompanhando o funcionário.
Mais algumas observações importantes
Modelo de rejeição do vale-transporte
Caso o funcionário não precise usar o vale-transporte, esse documento pode ser bem simples, como exemplificado abaixo, precisando apenas ser assinado por ele:
À Eu, (nome), (nacionalidade), (estado civil), (profissão), inscrito(a) no CPF sob o nº (informar), portador(a) da CTPS nº (informar), série (informar), residente e domiciliado(a) à (rua), nº (informar) - (bairro), na cidade de (município) - (UF), declaro que não farei uso do benefício do vale-transporte, desde já isentando a empresa de seu pagamento. (localidade), (dia) de (mês) de (ano). (assinatura) |
Agendamento de exame admissional
Para que o empregado consiga o atestado de exame admissional, é interessante que você já deixe uma data agendada com a empresa responsável pelo exame e informe o funcionário no primeiro dia de trabalho, ou até mesmo antes, para que não exista demora para obter esse documento da checklist.
Lembrando que o exame admissional deve ser feito em até 15 dia após a data de contratação e que testes de gravidez, HIV e esterilidade são proibidos!
Fazem parte desse tipo exame: testes simples, como de batimentos cardíacos e pressão arterial, para avaliar o quadro clínico do funcionário, ou mesmo questionários sobre histórico de doenças na família.
Também podem ser realizados exames ligados à função que o funcionário vai exercer, como de audição ou visão, por exemplo.
E se a admissão puder ser digital?
Graças à Medida Provisória nº 2200-2/2001, a admissão digital pode ser realizada eletronicamente sem o risco da empresa sofrer processos trabalhistas. Os funcionários só precisam fazer uma assinatura eletrônica, garantindo a veracidade dos documentos.
Esse formato também agiliza todo o processo, reduz custos e dá autonomia para o funcionário, que passa a ser protagonista na hora de preencher e enviar os formulários e documentos necessários, deixando mais tempo para o RH cuidar do que realmente importa: as pessoas.
Muito antes da pandemia chegar e do home office se popularizar, a Coalize já sabia da importância de otimizar processos do dia a dia do RH e oferecê-los de forma digital, facilitando a vida de empregadores e funcionários.
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