Atualmente, manter todos os funcionários de uma empresa em um escritório não é mais necessário, devido à tecnologia que nos permite o trabalho remoto.
Esta modalidade vem ganhando cada vez mais espaço dentro das organizações, não apenas pelas vantagens financeiras, mas também porque a flexibilidade e a possibilidade de trabalhar em qualquer lugar motiva o colaborador e o inspira.
Entre as inúmeras vantagens de trabalhar com os times remotos, poder contratar profissionais qualificados de todas as partes do mundo é um dos grandes privilégios.
Em contrapartida, gerenciá-los pode ser um desafio, sendo necessário conhecer meios de conservar uma boa organização e comunicação.
Sendo um modelo de trabalho recente, algumas empresas ainda têm dificuldade e não sabem exatamente como gerenciar equipes remotas. Por isso, confira as principais dicas que preparamos para ajudá-lo a fazer uma gestão de qualidade.
Vamos lá?
Defina os sistemas de comunicação
A comunicação é primordial em qualquer empresa e, mesmo que não estejam no mesmo local físico, os colaboradores precisam possuir uma maneira garantida de conversar entre si.
Para recados, opte por meios mais ágeis, como o e-mail e o WhatsApp, que podem ser o suficiente. Mas, lembre-se: a empresa precisará investir e conhecer a tecnologia que utiliza.
É importante possuir mais de uma alternativa de comunicação entre os funcionários remotos para assegurar que não existirão imprevistos técnicos e a conversa seja sem interrupções, garantindo que a mensagem seja passada de forma clara.
Também será necessário definir um meio adequado para treinos eficazes, reuniões e demais atualizações empresariais, de forma segura e com qualidade para que não atrapalhe o andamento da conversa e altere a programação do conteúdo em pauta.
Seja claro e objetivo
As tarefas a serem executadas pelos colaboradores precisam possuir explicações objetivas e claras por parte dos gestores, além de ser importante revelar quais são os objetivos das atividades que estão sendo realizadas para que busquem atingi-los.
Para que o trabalho remoto dê certo na sua empresa, é essencial que haja passe livre para diálogos entre administradores e funcionários. Tente manter disponível um manual com ações e dicas genéricas que colabore com atitudes positivas, incrementando o espírito do trabalho em equipe e eliminando o medo do funcionário em perguntar e sanar suas dúvidas.
Atente-se aos horários
O trabalho remoto permite a contratação de colaboradores de toda parte do mundo, por isso, é necessário prestar atenção aos horários em que comunicados são repassados e reuniões marcadas. Com regiões distintas, é normal a conversação ser afetada por fatores como horário ou até mesmo feriados locais.
Aliás, a Coalize está disponibilizando uma ferramenta de contratação remota gratuitamente, por 6 meses. Se você está com intenção de contratar algum talento nesse momento de trabalho remoto, é uma boa oportunidade.
Além de ter conhecimento sobre os horários e cidades de cada funcionário, lembre-se de analisar e agendar compromissos antecipadamente para que não aconteça imprevistos.
Para ajudá-lo nisso, faça um plano de trabalho com as ações e prazos que precisam ser cumpridos, esse planejamento pode ser individual ou para uma equipe e já determina uma data para desfechos.
Não deixe de realizar a gestão dos resultados para garantir os objetivos da empresa e entender melhor o que funciona para cada equipe, obtendo cada vez mais qualidade nas entregas.
Documente os processos
Quando falamos em documentação referente ao trabalho remoto, o ideal é haver armazenamento de dados em nuvem. E-mails, projetos, etapas de projetos e suas alterações, entre outros documentos precisam estar facilmente acessíveis para todos da equipe.
Assim, será possível manter o grupo de colaboradores atualizados, com foco nos resultados, além de responder questionamentos de clientes de forma clara e eficiente, e também evitar perdas de arquivos.
Integre os colaboradores remotos
Mesmo sem dividir a mesma localidade, o gestor precisa encontrar formas de unir a equipe, pois a realização de atividades em grupo ajuda na troca de conhecimento e no desenvolvimento de projetos.
Se você já tiver um manual de integração de novos colaboradores, pode atualizá-lo para o trabalho remoto, pois mais mentes pensando em um único propósito, mais chances de alcançar uma boa ideia para atingir rapidamente um objetivo ou solução!
Ter um meio de comunicação eficaz e de acesso constante, realizar reuniões periodicamente, reconhecer o trabalho e comemorar as vitórias são importantes durante todos os processos do trabalho remoto.
Mantenha a organização da sua equipe
Hoje, é possível manter a organização totalmente online através de um gerenciador de equipe remota. O gerenciador é uma plataforma que realiza os principais processos de recursos humanos, permitindo um contato mais profissional com o funcionário, mesmo que distante, e acesso de qualquer lugar.
Se você tem interesse em disponibilizar um controle de jornada e horários para sua equipe remota, através de ponto por geolocalização, uma boa dica é utilizar a plataforma da Coalize, que está disponibilizando sua ferramenta por 6 meses grátis. Para começar a testar o ponto por geolocalização, basta entrar em contato.
Alguns websites oferecem ferramentas para gerenciar equipe remota, desde a contratação até suporte completo com o envio de documentos, controle de ponto, banco de horas e gestão de desempenho, disponibilizando metas que geram recompensas para funcionários quando atingidas. Todas as funções completamente online e disponível 24 horas para consultas e alterações.
Aproveite a tecnologia, fique atento às novidades que podem colaborar com o trabalho remoto, mantenha a equipe motivada e unida, valorizando cada conquista e respeitando as suas diferenças.
Cada indivíduo selecionado para integrar a sua empresa tem um conhecimento específico para agregar e tornar o seu negócio ainda melhor.
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