Pode ser difícil manter uma boa gestão de empresas com tantas tarefas e responsabilidades diárias. Mas isso não precisa ser assim, existem medidas bastante simples que irão resolver problemas nos mais diversos setores da empresa.
Dito isto, se o seu negócio depende de uma equipe de vendas para ter sucesso, é essencial que você saiba como manter a motivação. Afinal, a equipe reflete o espírito da empresa e de como ela está sendo administrada.
Confira, a seguir, sete ideias de como manter a equipe de vendas motivada.
1. Forneça treinamentos
Investir no ensino de técnicas de venda, comunicação e negociação é, com certeza, um bom negócio a se fazer. Além de aprender dicas valiosas que vão tornar o trabalho de cada membro da equipe melhor, fornecer treinamentos mostra ao time que a empresa está interessada na melhora de quem está ali dentro.
Pode acontecer de o gestor perceber que algo não está funcionando bem e partir para demissões, antes mesmo de tentar resolver o problema realizando mudanças dentro do setor.
Por isso, é bem mais vantajoso investir em treinamentos do que aumentar a rotatividade de funcionários na empresa. Esse é um tipo de atitude que faz o vendedor se sentir valorizado e mais motivado a fazer um bom trabalho. Além disso, os treinamentos regulares aumentam a confiança dos vendedores.
2. Estabeleça metas claras e objetivas
As metas devem ser distribuídas tanto para a equipe como um todo quanto para cada funcionário individualmente. O objetivo geral será para toda a equipe e, quando separado em pequenas ações, cada pessoa pode ser responsável por um papel diferente.
Há algumas coisas que podem ajudar a estabelecer metas dentro da empresa, tais como:
Definir uma meta a longo prazo
Que seja uma por mês e separá-la em pequenas ações que podem ser cumpridas diária ou semanalmente.
Estabelecer prazos viáveis
Estabelecer datas e prazos viáveis para a realização de tarefas. Claro que quanto mais rápido as coisas forem resolvidas, melhor será para a empresa, porém, pelo bem da sanidade dos funcionários, mantenha perspetivas realistas quanto ao que está sendo pedido;
Estar aberto ao diálogo
Estar aberto a ouvir novas ideias e soluções e ter disposição para ajudar os colaboradores que apresentarem alguma dificuldade durante o processo de venda.
Na busca de como motivar uma equipe de vendas, estabelecer metas e objetivos que são de fato realizáveis é um dos passos mais importantes.
3. Realize reuniões semanais e mensais
Se você está atrás de como manter equipe de vendas motivada, as reuniões frequentes são uma ótima maneira de auxiliar nesse processo. Apresentar os resultados com tamanha frequência ajuda os vendedores a terem perspectiva do que ainda precisa ser feito, do que poderia ser feito novamente e do que já teve sucesso.
Essa é uma ótima maneira de trabalhar nas estratégias para as próximas semanas e manter todos da equipe com objetivos alinhados.
Mais do que isso, também é uma boa oportunidade para trabalhar elogios com quem bateu as metas e ver quem está precisando de uma conversa de motivação extra ou orientações para melhorar o trabalho.
Mas certifique-se de deixar a reunião aberta para que todos expressem suas dúvidas e preocupações. Quando são ouvidos, os funcionários tendem a ficar mais motivados.
4. Seja um líder
Um bom líder é aquele que participa e cresce junto com seus trabalhadores. Deve sempre estar dialogando com a equipe para determinar as expectativas que têm sobre cada um e também deve ajudar o máximo que conseguir (sabendo o limite entre ajudar e fazer o trabalho pelos outros, claro).
Isso fará com que o time confie no líder e busque melhores resultados. Apesar disso, o papel do líder deve ser focar nas ações que levam aos resultados ao invés dos resultados em si.
Por exemplo, no lugar de cobrar uma venda, pergunte sobre o que está sendo feito para realizar essa venda, como ligações, visitas, etc.
5. Ofereça flexibilidade de horário
Tirando as reuniões e treinamentos, não há motivos para manter horários fixos dentro do escritório para a equipe de vendas. Contanto que todos estejam entregando resultados e atingindo as metas, deixe que cada vendedor organize a sua rotina diária da maneira que melhor lhe convir.
Oferecer esse tipo de liberdade também mostra a confiança do líder em seus colaboradores.
6. Dê feedbacks
A cultura do feedback já está bastante enraizada em muitas empresas atualmente, mas para que ela seja realmente efetiva e faça a diferença, motivando os trabalhadores, o feedback precisa ser feito da maneira correta.
E isto é: usando o diálogo aberto, fornecendo elogios onde são merecidos e críticas construtivas onde é necessário melhorar. Sempre faça um elogio antes de pedir para mudar algo, dessa maneira, o funcionário se sentirá mais disposto a escutar e melhorar.
Uma dica importante na hora de dar feedbacks é recompensar comportamentos ao invés de resultados. Como comentamos antes, a ação que leva ao resultado deve ser mais cobrada do que o resultado em si, afinal, são os pequenos passos que fazem um grande projeto dar certo.
Tendo isso em mente, não parabenize funcionários apenas quando fecharem vendas, mas quando obterem conquistas importantes durante o processo. Tome cuidado, porém, para não elogiar demais e acabar parecendo falso e superficial.
7. Entenda o que está gerando a desmotivação
O que afirmamos até então, de manter um diálogo aberto com a equipe, é especialmente importante nesta parte. Isso porque questionar cada pessoa no time sobre o que está acontecendo e o porquê as coisas não estão fluindo tão bem será essencial para entender como resolver os problemas.
Converse, primeiro, individualmente para garantir que ninguém fique com dúvidas e vergonha de perguntar sobre em meio à equipe e, depois disso, realize uma conversa com o time inteiro, apenas para mostrar que todos estão com o pensamento alinhado.
E lembre-se: o foco é sempre na solução, nunca no problema!
Deixe seu comentário