A melhor ferramenta é aquela que se adequa às necessidades da empresa, de maneira simples e completa. Se tentar adaptar o seu negócio em um modelo que fez sucesso em outra empresa, há boas chances de não funcionar da mesma maneira.
Isto acontece porque o modelo da ferramenta precisa ser pensado na realidade cotidiana do negócio e seus colaboradores. Tudo que acontece dentro da empresa influencia na maneira como esta se relaciona com o cliente.
Por isso, uma boa comunicação entre companheiros de equipe e gestores é essencial para alcançar resultados satisfatórios com os clientes. Até porque, um grupos de funcionários que trabalha bem junto ajuda a dar credibilidade à empresa.
Quando todos estão alinhados em objetivos e metas, assim como à visão, missão e valores que a empresa prega, isso ajuda, também, a atrair novos talentos que vão adicionar ainda mais qualidade à organização.
Benefícios da comunicação interna
A comunicação interna nas empresas é fundamental para trazer bons resultados, então, ela precisa acontecer, independente de todo o resto. A primeira coisa a ser analisada são quais meios a empresa já faz uso atualmente para estabelecer essa relação com os funcionários.
A partir disto, tentar entender quais estão sendo efetivos, quais poderiam ser deixados de lado e quais opções diferentes ainda não foram testadas e que poderiam ser vantajosas. Os principais benefícios da comunicação interna incluem:
- maior cooperação profissional;
- aumento de produtividade;
- menor turnover (rotatividade de funcionários);
- melhor integração de novos colaboradores.
Entre outras vantagens, essas provavelmente são as mais instigantes para um gerente buscando integrar mais a sua equipe.
Ideias e ferramentas para utilizar
O primeiro passo para começar a aprimorar a comunicação interna é implementar uma cultura organizacional da empresa. Ou seja, um guia para as práticas, comportamentos, políticas e diretrizes que os funcionários devem seguir.
Tendo essa base, torna-se mais fácil entender quais canais de comunicação funcionam melhor na empresa em questão. Basta pesquisar e conhecer quais as principais ferramentas utilizadas na comunicação interna:
1. Redes sociais corporativas
O conceito de rede social corporativa (RSC) é bem recente, pelo menos aqui no Brasil. Por isso, não vemos muitas empresas fazendo uso desta ferramenta. Contudo, a tendência é que ela passe a ser mais utilizada, principalmente com o trabalho remoto em alta.
Trata-se de um meio similar às redes sociais mais famosas, como o Facebook, mas com um layout e elementos exclusivos para corporações. É, provavelmente, a melhor opção para empresas que têm muitos colaboradores jovens.
Além de simplificar a troca de mensagens rápidas, estimula o trabalho em equipe e fornecimento de insights quando alguém estiver passando por dificuldades ou dúvidas em alguma situação do trabalho.
2. E-mail empresarial
A troca de e-mails vai ocorrer quer seja com intenção de melhorar a comunicação interna ou não. Grande parte das atividades empresariais hoje em dia precisa da troca de e-mails de vendas, informativos, entre outros.
Então, já que o email será utilizado numa base diária, por que não usá-lo também para a comunicação?
Apesar de parecer prático, é difícil usar e-mails como forma de troca de mensagens instantâneas e curtas. Isto acabaria lotando a caixa de mensagens dos colaboradores e poderia até acarretar na perda de alguns e-mails e informações importantes.
3. Reuniões
As reuniões funcionam como um complemento à ferramenta de comunicação sendo utilizada no dia a dia. Afinal, nenhuma empresa tem condições de realizar esse tipo de encontro todos os dias.
Então, todo final de semana ou final de mês, os gestores podem usar as reuniões tanto como uma forma de gerenciamento quanto de integração.
E vale usar da tecnologia a seu favor, quando tiver colaboradores trabalhando em home office. Existem vários aplicativos e softwares para videoconferência que funcionam muito bem, como os já conhecidos Skype e o Google Meet.
4. Mural impresso ou digital
Os murais, similarmente aos e-mails, não são tão eficientes quanto os meios de comunicação mais diretos. Porém, ainda podem ser boas ferramentas para expor informativos gerais para as equipes como um todo.
Para usar esse meio, é preciso pensar em um lugar estratégico, de maneira que fique acessível a todos os setores e, além disso, precisa estar sempre atualizado. De maneira que seria necessário manter alguém responsável por criar as notas e imprimí-las e/ou postá-las.
5. Aplicativos corporativos
Há uma boa variedade de aplicativos direcionados à melhoria da comunicação interna nas empresas, algumas até preferem desenvolver o próprio sistema. E, se tiver condições de fazê-lo, pode ser uma boa alternativa, afinal, terá tudo que os gestores consideram necessário e essencial.
Entretanto, os aplicativos e plataformas de RH já existentes podem servir de maneira eficiente às exigências da empresa.
Apesar de toda a facilidade, ter boas ferramentas não vai servir muita coisa se não der o incentivo e motivação para usá-las. Portanto, procure sempre dar o exemplo e usar você mesmo a ferramenta. Assim, a comunicação interna passará a acontecer naturalmente.
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