Equipe desanimada, resultados ruins e energias negativas no ambiente de trabalho. Infelizmente, isso tudo pode fazer parte da rotina de uma empresa. Mas, por outro lado e felizmente, podemos encontrar uma excelente solução na boa e velha dinâmica de motivação de grupo.
Ações simples, como dinâmicas de motivação, podem ser grandes aliadas na hora de renovar as energias e a disposição dos colaboradores. Veja:
Dinâmica de grupo para motivação de equipe funciona?
Sim! Dinâmicas de grupo de motivação e integração compõem um capítulo importante no dia a dia de uma organização. O ideal é ter claramente definido o real objetivo da atividade, para que o resultado final corresponda à expectativa.
Ou seja, a atividade proposta funcionará, desde que você saiba exatamente o que procura alcançar.
Abaixo, conheça alguns exemplos de quais dinâmicas existem para alcançar as metas da sua empresa.
Tipos de dinâmicas e seus objetivos
- dinâmica de motivação pessoal;
- dinâmica de autoestima, motivação e integração de equipes;
- dinâmica de grupo para trabalhos em equipe; e
- dinâmicas rápidas de motivação.
Se você espera maior integração do grupo ou melhor entrosamento das equipes, há diferentes atividades para elas. Mas lembre-se: você pode fazer vários tipos, semanalmente. Cada uma visando um objetivo.
Portanto, não se apresse em escolher apenas um objetivo e uma única ferramenta. A constância é o que sempre entregará os melhores resultados, de modo que seria ideal criar uma rotina para aplicação dessas atividades.
Vamos conhecer, então, algumas ideias de dinâmicas para você implementar com a sua equipe.
7 exemplos de como fazer dinâmicas de grupo para motivação
1. Quem sou eu?
Com foco no autoconhecimento, essa dinâmica visa proporcionar uma visão ampla sobre os participantes. Pode ser realizada em círculo e ser formada por até 10 perguntas, como:
- Qual é o seu propósito?
- Como você se descreveria?
- Quais qualidades destacaria em você?
- Em quais pontos você acha que precisaria melhorar?
As respostas serão intercaladas, inspirando empatia e encorajamento entre os membros da equipe. É ótimo para entrosamento da equipe, autoconhecimento e motivação pessoal.
2. Eu queria... Eu quero
Buscando mostrar a importância de uma postura positiva, a dinâmica consiste em acomodar a equipe em um círculo. Com todos sentados confortavelmente, o gestor deve conduzir o grupo para um momento de reflexão.
De olhos fechados, os colaboradores devem visualizar um objetivo, mentalmente, partindo da afirmação “Eu queria". No segundo momento, todos trocam de lugares e o processo será repetido usando "Eu quero" como afirmação.
Ao final, é recomendável reforçar como uma postura confiante nos aproxima dos nossos objetivos. Essa é excelente para aumento da produtividade, já que a ideia é visualizar o que se busca.
3. Ilha do tesouro
Você vai precisar de uma recompensa (neste caso, algo palpável, como uma caixa de bombom, por exemplo) e algumas folhas de jornal. Posicione uma folha de jornal aberta na extremidade de uma sala e coloque a caixa de bombom em cima – essa será a "Ilha do tesouro".
Do outro lado, posicione uma folha de jornal aberta para cada dupla de colaboradores participantes. Cada dupla deve permanecer em pé, sobre a folha de jornal e precisará chegar até a "Ilha", mas sem tocar os pés no chão, fora da folha de jornal.
Pé no chão ou folha rasgada resulta numa dupla desclassificada. Para cumprir a atividade é necessário trabalhar em equipe. A sacada aqui é que a forma ideal de chegar ao destino é convidando outra dupla para trabalhar em conjunto. As duas duplas ficam em uma folha e passam a folha vazia para frente, e, assim, sucessivamente.
Essa é uma dinâmica que vai entregar muitos sorrisos e gargalhadas.
4. Carta para você no futuro
Essa atividade utiliza folhas de papel e canetas. O colaborador é convidado a refletir sobre seu momento atual, visualizar um cenário de 60 dias (por exemplo), e escrever essa mensagem para o futuro. Na carta, deverá colocar os resultados que quer atingir e habilidades que quer desenvolver.
Passado o período definido, o gestor entrega a carta aos membros da equipe. Analisando a carta e os resultados, é chegada a hora de parabenizar as conquistas, e programar novas ações, para os pontos que ainda necessitam melhorias.
Essa é ótima para fazer para aumento de produtividade, mas também para motivação pessoal, já que a empresa pode ajudar os colaboradores a desenvolverem-se pessoalmente.
Que tal fazer uma vez por mês, a cada seis meses ou anualmente?
5. Verdade ou mentira
Nessa dinâmica, utilizamos papéis, canetas e alguns bombons como recompensa. A ação consiste em testar o quão entrosada a equipe está. Cada participante anotará em sua folha três afirmações sobre si mesmo, duas das quais devem ser falsas e apenas uma verdadeira.
O objetivo é criar afirmações que deixem os colegas em dúvida. No segundo momento, cada colaborador irá até a frente do grupo e lerá suas frases. O restante da turma poderá conversar entre si até definir qual é a afirmação verdadeira.
Os participantes que conseguirem enganar seus colegas vencem e dividem o prêmio. Muitas vezes, acreditamos que conhecemos profundamente nossos colegas, mas nem sempre isso é verdade, e essa dinâmica mostra a importância de socializar.
Muitas empresas têm dificuldades em manterem as equipes unidas, trabalhando pelo mesmo objetivo. Essa ferramenta pode começar a quebrar o gelo e aumentar a integração.Intercalada com outros exercícios voltados para esse mesmo objetivo, dá para obter excelentes resultados.
6. Vamos dar as mãos
O grupo forma um círculo de mãos dadas de modo que todos os integrantes memorizem quem segura suas mãos esquerda e direita. Depois, os integrantes soltam as mãos e caminham aleatoriamente pela sala.
Em seguida, o gestor colocará uma cartolina no chão e pedirá para que todos se espremam sobre ela.
Então, o líder pede para que todos deem as mãos para seus pares originais. O objetivo é formar o círculo novamente, sem soltarem as mãos. Podem passar uns sobre os outros, se arrastarem e pularem. Uma dinâmica ótima para trabalho em equipe, liderança informal e motivação.
7. Trem
Com espaço disponível na sala, o grupo se movimenta livremente. O coordenador da atividade, intitulado "locomotiva", anuncia o nome de um dos colegas e atribui uma ou mais qualidades a ele. Nesse momento, ele junta-se à "locomotiva", fazendo o papel de um "vagão".
Então é a hora do "vagão" chamar outro participante e entregar para ele uma nova qualidade. Esse será o "vagão" seguinte e, assim, a dinâmica seguirá, sucessivamente.
É ótima para estimular a comunicação e motivação da equipe, através do reconhecimento mútuo entre os colegas.
Quais são os objetivos da dinâmica de grupo?
Com os exemplos de dinâmicas de grupo para interação e motivação citados acima, aumentamos nosso repertório de ferramentas que, com certeza, ajudarão nas rotinas administrativas.
Seja por meio de uma dinâmica de grupo para motivação, ou de outros instrumentos disponíveis, como é o caso das estratégias de gamificação, o importante é saber que uma equipe motivada é vital para os bons resultados de uma empresa.
Mais do que isso, uma equipe motivada é uma equipe feliz — e nós sabemos o quanto este aspecto pode modificar o ambiente de trabalho e render frutos para o negócio.
Qual a melhor dinâmica de grupo?
A que der certo para a sua empresa. Portanto, use e abuse dessas rotinas de exercícios e, como citamos mais acima, lembre-se de intercalar e manter a constância das atividades, de modo que as pessoas do seu time desenvolvam-se para mais de um objetivo.
Motive e estimule suas equipes a se comunicarem e atingir os resultados desenhados. Os ganhos serão incontáveis também com a criatividade que despertará como consequência natural, trazendo ainda soluções inesperadas para os problemas e desvios naturais dos projetos propostos.
Vale a pena tentar.
Deixe seu comentário