Promover a diversidade e inclusão nas empresas por meio de ações como treinamento de equipe, adequação do ambiente de trabalho e reformulação da cultura organizacional é essencial para o sucesso de qualquer negócio.
Segundo uma pesquisa feita pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2023, cerca de 90% das empresas do mundo demonstram algum nível de preocupação relacionada ao tema, mas 40% ainda não haviam implementado nenhuma mudança nesse sentido.
Ainda, de acordo com outro estudo, feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) apenas 29% dos cargos de liderança existentes em território brasileiro eram ocupados por mulheres no ano passado.
E, somada ao dado anterior, está a informação de que, conforme levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres recebem cerca de 20% a menos do que os homens que ocupam posições iguais às suas nas organizações do país.
O IBGE também aponta que, apesar de a população brasileira ser composta por 56% de pessoas negras, essas pessoas representam apenas 10% da força de trabalho e recebem cerca de 40% menos do que pessoas brancas.
Como você pode e deve contribuir para que o cenário seja diferente nos próximos anos e, além de tudo, para que a sua empresa saia ganhando nos âmbitos social e produtivo? Continue a leitura para descobrir!
O que é diversidade e inclusão nas empresas?
A diversidade e a inclusão nas empresas, especificamente, são movimentos que abrangem diversas ações promovidas interna e externamente, com o objetivo de acolher e inserir, no mercado de trabalho, pessoas de diferentes idades, crenças, orientações sexuais, identidades de gênero e fenótipos, além de pessoas com diferentes condições físicas e mentais.
O principal foco desse movimento é possibilitar que todos se sintam confortáveis para trabalhar sem medo de julgamentos ou de serem menosprezados por, simplesmente, serem quem são.
Além disso, a diversidade e a inclusão representam a exposição de qualquer ser humano às mesmas oportunidades e condições de desenvolvimento dos outros.
Qual é a importância da diversidade e inclusão nas empresas?
Ao ter um ambiente diverso e inclusivo, uma empresa, ao mesmo tempo que abre espaços e oportunidades para várias pessoas, também faz com que o seu cotidiano corporativo seja repleto de visões de mundo completamente distintas umas das outras, o que ajuda na abertura de horizontes, na troca de ideias e na obtenção de novos e melhores resultados.
Basicamente, pessoas diferentes possuem backgrounds diferentes e, portanto, têm criações, culturas e visões distintas, então, um time composto por várias delas aumenta suas chances de encontrar soluções que agradem e façam sentido para muito mais gente e de contornar qualquer possível problema no futuro.
Por exemplo, uma empresa pode pensar que deixar tudo 100% digitalizado é o melhor caminho para melhorar a experiência do cliente, mas, se ela tiver funcionários mais velhos, talvez eles apresentem dificuldades que nenhum dos mais jovens foi capaz de enxergar, inclusive se colocando na posição de consumidores da mesma faixa etária.
Assim, o time consegue buscar um equilíbrio e pensar em uma outra solução que atenda a todos os públicos.
Agora, você sabia que diversidade e inclusão não são a mesma coisa? Mesmo assim, dá para tratá-las em conjunto! Segue o fio!
Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?
A diversidade está relacionada às várias características e particularidades de cada indivíduo, enquanto a inclusão é o processo de englobar as pessoas com tais particularidades em um único ambiente, que seja acolhedor e adequado para todas elas.
Diversidade é convidar para a festa; inclusão é chamar pra dançar.
– Verna Myers, consultora de diversidade
Sendo assim, estar atento(a) à diversidade nas empresas é observar com mais carinho todas as características de novos e antigos colaboradores que serão usadas para gestores e líderes idealizarem e conduzirem as ações de inclusão.
Como promover a diversidade e inclusão nas empresas?
Treinar a equipe, adequar o ambiente de trabalho, conhecer as particularidades das pessoas, criar comitês de diversidade, definir políticas internas, desenvolver ou melhorar acultura organizacional e oferecer treinamentos são as melhores ações de diversidade e inclusão nas empresas.
Veja adiante como cada uma funciona.
Conheça as particularidades de cada pessoa
Conhecer os diferentes temperamentos e, mais do que isso, detalhes de quem são as pessoas com quem você trabalha, de como foi a vida delas até o momento e também de como elas vivem na atualidade vai ser essencial para você, se quiser promover a diversidade e a inclusão, entender os desejos e necessidades individuais e coletivos.
Ouça, de forma atenta, às pessoas:
- com 50 anos ou mais;
- LGBTQIAP+;
- com deficiência (PcD);
- do sexo feminino;
- pretas, pardas e indígenas; e
- de religiões não cristãs.
Em seguida, busque maneiras de fazer uma boa integração delas com o time para que todos possam conhecê-las e ouvi-las também.
Adeque o ambiente de trabalho
Esta dica vai, principalmente, para a diversidade e a inclusão envolvendo a contratação de pessoas com deficiência física ou mental.
- Instale rampas de acesso para cadeirantes
- Implemente piso podotátil para deficientes visuais
- Preocupe-se em disponibilizar ambientes silenciosos de trabalho para autistas
- Tenha vagas de garagem exclusivas e que facilitem o acesso de pessoas com deficiência à entrada da empresa
Lembre-se: conte com, pelo menos, uma pessoa que enfrente dificuldades diárias em decorrência de sua deficiência e busque sanar as necessidades dela. Caso seja impossível fazer isso no momento, recorra ao auxílio especializado de engenheiros, arquitetos e médicos.
Treine a equipe atual
Mesmo sem saber ou reconhecer, muita gente vive distante das diversidades, por isso, é essencial fazer um treinamento com os colaboradores que já trabalham no ambiente corporativo desde antes de serem buscadas maneiras de promover a inclusão, para que todos entendam a importância do acolhimento e do respeito.
Você pode contratar um profissional para fazer uma palestra ou planejar uma dinâmica sobre inclusão e diversidade para fazer na empresa, a exemplo das duas alternativas deixadas no quadro abaixo.
Exemplos de dinâmicas para promoção de diversidade e inclusão nas empresas | ||
Dinâmica | Orientações | Justificativa |
“Corrida dos privilégios” |
| A dinâmica é uma metáfora de que tem gente que precisa batalhar mais para chegar onde deseja! |
“Vozes diversas” |
| Este exercício visa promover a empatia e a escuta ativa, além de incentivar reflexões. |
Aproveite e crie comitês de diversidade – uma nova dica, por sinal!
Crie comitês de diversidade
Outra ótima forma de implementar ações de diversidade no ambiente de trabalho é criando comitês específicos para abordar e lidar com o tema, ou seja, grupos focados cada um em uma comunidade específica, disponíveis para networking e trocas também com quem não pertence a eles.
Os comitês de diversidade devem ser:
- abertos para o envolvimento de todos;
- destinados à discussões sobre como implementar melhorias e mudanças para os seus respectivos nichos dentro e fora da companhia; e
- influenciadores de ações de comunicação interna, de conscientização dentro da empresa.
Muitos cine-debates (debates que se seguem à exibição de um filme), muitas rodas de conversas e vááárias dinâmicas interativas surgem de sua mobilização, bem como atualizações das políticas internas.
Atualize ou defina políticas internas
Para uma pessoa estar confortável no ambiente de trabalho, ela precisa saber que tem suas necessidades e seus desejos como uma preocupação genuína de gestores e líderes, e nada melhor do que atualizar ou definir políticas internas de diversidade e inclusão para isso ser transmitido!
Dentro dessas definições, canais de denúncias anônimas são essenciais para a manutenção do trabalho harmonioso, além de regras sobre atitudes que são e não são permitidas no ambiente laboral.
Desenvolva ou melhore a cultura organizacional
Ligada diretamente à atualização ou definição de políticas internas, mas ainda muito mais ampla, a cultura organizacional também pode ser desenvolvida ou melhorada na busca pela promoção da diversidade e da inclusão.
Ela está diretamente atrelada aos princípios da empresa, e tê-la melhorada, bem definida e disseminada entre os funcionários vai ser de extrema importância no que diz respeito às diferenças.
Já chegou a hora da etapa da divulgação das novidades por aí?
Nada melhor do que mandar e-mails de endomarketing contendo os valores da companhia, promover palestras de conscientização e espalhar frases sobre diversidade e inclusão nas empresas ao redor do ambiente, preferencialmente aquelas que foram ditas ou escritas por referências no assunto. Anote sugestões!
- “Nossa força reside na diversidade; nossa motivação, na inclusão.” – John William Gardner, ex-secretário de Saúde, Educação e Bem-estar dos Estados Unidos da América
- “Ninguém nasce odiando outra pessoa por sua cor da pele, sua origem ou sua religião. As pessoas podem aprender a odiar e, se podem aprender a odiar, pode-se ensiná-las a aprender a amar.” – Nelson Mandela, ativista e ex-presidente da África do Sul
- “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.” – Paulo Freire, educador brasileiro
Lembrando que a cultura organizacional e a promoção do respeito também precisam estar claros para o público em geral – incluindo consumidores, acionistas, patrocinadores etc. –, então, vale levá-las para o site institucional e os perfis de redes sociais e colocá-las na ponta da língua nos porta-vozes da companhia se ainda não estiverem.
Ofereça programas inclusivos e treinamentos
Segundo a Rede Nacional de Pessoas Trans no Brasil, em 2022, 70% não conseguiram terminar o ensino médio por conta do preconceito e das agressões que sofreram no período em que cursavam a escola.
De acordo com o Instituto Locomotiva de Pesquisas, em 2019, apenas 7% dos surdos brasileiros tinham o ensino superior completo.
Essas são só algumas das várias porcentagens muito comuns dentre os grupos para os quais são – ou deveriam ser! – voltadas ações de promoção de diversidade e inclusão dentro e fora das empresas, já que muitos de seus componentes não possuem suporte ou condições ideais para completar seus estudos e conseguir um espaço adequado no mercado de trabalho.
Pensando nelas, saiba que uma das melhores iniciativas por aí será proporcionar oportunidades de aprimoramento profissional também para as minorias, bem como oferecer e traçar planos de carreira com cada colaborador.
A organização encoraja os profissionais a sempre darem o seu melhor no trabalho, mostra que eles têm um futuro se permanecerem por perto, e sai ganhando com mais produtividade e redução nos índices de turnover e absenteísmo no trabalho!
Por fim, saiba também que, independentemente das porcentagens, todo mundo tem algo para agregar aos outros como pessoas e como profissionais – e que são as particularidades das pessoas que as tornam quem elas são.
Tudo começa por você. Preparado(a)?
Deixe seu comentário