As ferramentas para melhorar relações entre colegas de trabalho estão cada vez ganhando mais atenção e sendo atualizadas para a realidade tecnológica da nova geração.
Nesse sentido, o endomarketing tem sido praticado crescentemente por pequenas, médias e grandes empresas.
Também conhecido como marketing interno, trata-se, basicamente, de uma estratégia que busca meios de manter funcionários produtivos e motivados na companhia. Dentro deste objetivo principal, existem outros que decorrem deles, como diminuir a rotatividade de empregados e dar credibilidade à empresa.
Para entender melhor como funciona o endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas, é preciso esclarecer o que é esta metodologia e qual a importância dela. Através de algumas explicações e exemplos, o conceito se tornará mais simples.
O que é endomarketing
De maneira geral, o endomarketing é a junção do setor de Recursos Humanos com o de Marketing, para buscar a melhoria da experiência dos funcionários. É uma ferramenta para analisar como anda a satisfação dos funcionários e, além disso, pensar em maneiras de aprimorar essa mesma questão.
O setor de Recursos Humanos da organização é o responsável por começar a implementar essa técnica.
Através de conversas com os funcionários e até de algumas pesquisas de satisfação de clima, em que os colaboradores podem esclarecer, por exemplo:
- o que está bom;
- o que poderia mudar;
- se algo os incomoda e o que; e
- se há algum problema em relação à empresa ou algum gestor (ou até mesmo outro colaborador).
São várias as razões que podem trazer algum descontentamento ao funcionário, e, por isso, o RH faz esse trabalho de encontrar o “problema”.
A partir de então, a equipe de marketing entra em ação ao lado do RH, buscando recursos que ajudem a resolver o que foi levantado, engajando e motivando a equipe.
Como funciona na gestão de pessoas?
A gestão de pessoas é direcionada por práticas que motivam e capacitam os colaboradores, por isso, ela é de grande importância dentro de toda empresa, independentemente do porte da mesma.
O endomarketing como ferramenta de gestão de pessoas possui diversas finalidades, tais como:
- gerar fidelização do funcionário;
- melhorar o desempenho;
- engajar as equipes;
- alcançar mais resultados;
- valorizar os funcionários.
E como aplicar ações de endomarketing na empresa?
O endomarketing, além de tudo, é caracterizado por ter medidas alternativas e singulares de aplicação.
Alguns exemplos que são comuns nas empresas incluem:
- coffee breaks e happy hours (com o objetivo de motivar, não apenas distrair);
- e-mail marketing;
- uso de manuais do empreendedor ou manual empresarial;
- ferramentas de gamificação;
- programas de bonificação por desempenho;
- treinamentos em equipes;
- dinâmicas em equipes;
- palestras;
- programa de funcionário do mês.
Mais que a melhoria da comunicação entre gestores e equipes, o endomarketing traz outros benefícios para a empresa e seus colaboradores, pois eles ficam mais motivados e produtivos, assim como mais envolvidos na empresa, o que, por sua vez, diminui o turnover (a rotatividade de funcionários que mencionamos anteriormente).
Uma equipe que se comunica bem acaba conseguindo alinhar seus objetivos com mais assertividade, afinal de contas.
O principal a levar em conta é que esta ferramenta do RH e do Marketing visa aperfeiçoar a comunicação interna, de maneira que toda ação que tiver essa finalidade pode ser usada na estratégia geral do endomarketing.
Cada empreendedor deve saber reconhecer o que se encaixa melhor no perfil e cultura da empresa e colaboradores, assim poderá entender quais medidas e ações de endomarketing serão mais eficientes e melhor recebidas dentro da organização.
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