Em meio a tantas responsabilidades de um gestor, saber como construir e como motivar uma equipe de vendas pode ser uma das tarefas mais difíceis e - até angustiantes - do seu trabalho.
Um pouco, talvez, pela pressão de construir uma equipe vencedora, afinal a empresa depende disso. No entanto, a notícia boa é que o sucesso da sua equipe está nas suas mãos.
E mais, essa tarefa não precisa ser tão árdua assim. Ter uma excelente equipe ficará muito mais fácil seguindo essas dicas.
1 - Defina qual o perfil ideal da equipe
O perfil da equipe é muito importante para o sucesso do seu negócio. Se você tiver uma equipe que não está de acordo com a sua empresa e com seus clientes, provavelmente, haverá um fracasso nas vendas.
Por isso, você precisa, primeiro, saber o perfil do seu cliente, os valores e o perfil da sua empresa e, então, o perfil da sua equipe.
Perfil do cliente
Tenha estabelecido quem é o seu cliente: Para quem você vai vender? Qual problema dele você irá solucionar? Quais as crenças e valores desse cliente? Que tipo de negócio ele está procurando?
Valores e perfil da empresa
Uma marca precisa ter o perfil e valores que o seu cliente está buscando. Então, tenha um perfil estabelecido, que converse com os objetivos da empresa e com os anseios do cliente.
Também é essencial definir os valores da sua empresa. As vendas não podem ser o principal objetivo - mesmo sendo a fonte do seu negócio.
Pergunte-se: “como a minha empresa contribui para melhorar a vida dos meus clientes?”. O cliente percebe quando a empresa quer apenas vender o seu produto ou quando está realmente interessada em ajudá-lo, mesmo que implique na não venda!
Perfil da equipe: dê um nome a ela
Agora, com base no perfil dos seus clientes e da sua empresa, defina o perfil da sua equipe. Se você ainda estiver contratando os profissionais, contrate com base nesse perfil, mas, caso já tenha a equipe contratada, converse com cada vendedor sobre o perfil que se espera dele.
Uma dica bem interessante, também, é dar um nome para equipe de vendas. Isso mesmo! Escolha, talvez junto da equipe, um nome criativo, impactante, motivador e que combine com o grupo.
isso pode fazer com que eles se sintam parte de um time, além de ser divertido!
2 - Garanta que a sua equipe saiba tudo
Você não precisa de apenas vendedores, você precisa de especialistas. O seu vendedor deve saber tudo sobre o produto que vende e tudo sobre a sua empresa.
Primeiro, porque o cliente não pode sair com nenhuma dúvida, e, segundo, porque pesquisas indicam que passamos muito mais segurança quando estamos falando de algo que realmente temos conhecimento.
Dica extra: Deixe que ele saiba também como funciona os produtos da concorrência, isso o ajudará a esclarecer as dúvidas do cliente e mostrará como ele realmente entende desse mercado.
Mas, fique atento, nunca, permita que seu vendedor fale mal de outro produto.
3 - Valorize a sua equipe: invista em treinamento
Essa dica pode parecer óbvia pra muita gente, mas na prática, ainda é muito complicada. Os gestores, muitas vezes, esquecem de valorizar a equipe ou, mesmo, não veem tanta importância nisso.
Mas tenha certeza: é essencial que você valorize a sua equipe de vendas. E um bom salário não é o único caminho. Sim, você deve pagar bem os seus funcionários, principalmente os mais talentosos, afinal, você não quer perdê-los.
Porém, invista também em treinamentos e cursos! Além de formar uma equipe muito mais talentosa, um profissional que sabe seu valor tem sua autoestima elevada, e, consequentemente, trabalhará muito melhor, principalmente na área de vendas.
4 - Faça da tecnologia uma aliada
Se você ainda mantém o controle da sua empresa em planilhas, talvez seja a hora de mudar. Faça da tecnologia uma aliada, centralize tudo que a sua equipe precisa, em um só sistema, de forma que, todos tenham acesso às mesmas informações, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Um CRM (Customer Relationship Management) - Gestão de Relacionamento com o Cliente - é uma ferramenta muito importante para sua empresa e, principalmente, para a equipe de vendas.
Nele, é possível controlar todo o histórico de venda, cadastro de clientes, entre outros. Além de ser online e pode ser usado em qualquer lugar.
Com um CRM, você pode facilitar o trabalho da sua equipe, ganhando tempo e uma equipe mais eficiente.
5 - Faça reuniões individuais regularmente
Essa é uma das principais dicas: conheça sua equipe! Converse com cada colaborador, individualmente, de tempo em tempo. Entenda quais são os problemas que ele está enfrentando e o ajude, diretamente, a resolvê-los.
Às vezes, o administrador deixa as metas claras, mas não ensina como se faz para obtê-las. Nem sempre o que é óbvio para um líder, está óbvio para a sua equipe, e cada pessoa tem suas limitações.
Desse modo, converse com cada um e tente, ao máximo, alinhar os objetivos da empresa e da equipe com os objetivos e limitações de cada membro. Isso irá motivar a equipe de vendas ainda mais, pois saberão que podem contar com seu líder.
Equipe vencedora
Agora você já sabe como ter uma equipe vencedora, desde a escolha dos colaboradores até a motivação de cada um. Logo, se tem algum item que ainda não tenha colocado em prática, comece agora mesmo e acompanhe os resultados!
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