Se nessa virada de década você decidiu acabar com a alta rotatividade dos novos contratados, maximizar a performance dos mesmos e garantir, por essa razão, a estabilidade financeira de sua empresa, você deve realizar o onboarding de seus novos funcionários.
A realização do onboarding é a virada de chave neste processo, visto que o termo significa a integração efetiva do colaborador na cultura organizacional de uma corporação. Em outras palavras, é necessário inserir, integralmente e cordialmente, o novo membro na equipe.
Quer entender como funciona o processo de integração e engajamento dos novos funcionários? Acompanhe os tópicos abaixo.
Como o onboarding pode ajudar na permanência dos contratados?
Todo recomeço pode afetar positivamente ou negativamente uma pessoa. Quando se trata de uma nova etapa em outra organização, os desafios e riscos são os mesmos. Por isso, é necessário acolher os novos membros completamente e fazer dessa integração um processo tranquilo e transparente.
Realizando uma integração efetiva, as chances da permanência do novo contratado aumenta, pois, ao ser integrado por meio de estratégias de onboarding, o novo colaborador sente-se incluído, pertencente e motivado a continuar na empresa.
Além disso, no momento de integração, o recém-contratado pode visualizar e, por isso, almejar um plano de carreira para si, o que causa maior satisfação para permanência do colaborador na organização.
Como realizar um processo de integração eficiente?
O novo contratado e - até mesmo - o colaborador realocado, não deve cair de paraquedas na instituição ou no novo cargo. Portanto, o primeiro passo para integrar eficientemente um novo membro à sua equipe é melhorar o processo de contratação e seleção da sua empresa.
As funções do RH devem ser aperfeiçoadas para que as contratações sejam, por exemplo, mais assertivas, pois não adianta contratar um profissional que não trará à sua empresa o que ela precisa e que não se encaixará à cultura organizacional dela.
Depois, é claro, torna-se necessário criar uma atmosfera positiva logo no primeiro contato do profissional com a empresa, buscando, portanto, estratégias de onboarding para que tudo saia como planejado.
O onboarding não significa apenas receber bem os novos membros da equipe, mas, também, engajá-los e torná-los parte de algo maior. Para isso, é preciso ambientá-los, mostrando que o trabalho deles será reconhecido e importante para o funcionamento do restante da empresa.
Por esse motivo, não basta apenas orientá-los e sobrecarregá-los com trâmites burocráticos logo em seus primeiros dias, deixando-os à mercê, perdidos dentro da empresa.
Imagine você, em um ambiente totalmente novo, sem conhecer ninguém, nem mesmo suas funções e a política da empresa? Agoniante, certo?
Portanto, é preciso trazer a bordo os novos colaboradores, apresentando a cultura da empresa, sua missão e valores, seus processos e colegas de equipe, disponibilizando um clima propício para o bem-estar do contratado.
Um momento de integração eficiente pode culminar na estadia do colaborador por anos dentro da organização, por isso, invista energias e recursos para proporcionar ao novo membro uma espécie de “amor à primeira vista” por sua empresa, combinado?
Por que é importante para a empresa utilizar estratégias de onboarding?
A resposta é simples: a empresa, tanto quanto os colaboradores recém-contratados, beneficia-se com a realização bem feita do onboarding. Veja:
Se o RH contrata um novo colaborador, é porque a organização precisa. Se o profissional contratado é apropriado para o cargo, é necessário mantê-lo, certo?
Caso isso não ocorra, a empresa terá que arcar com os prejuízos da contratação e demissão, a perda do capital humano, o índice alto de turnover e, ainda, a longo prazo, a baixa significativa nos números da organização.
Por esse motivo e outros, é necessário encontrar meios para cuidar do colaborador recém-contratado e do clima organizacional da empresa. E estes meios são as estratégias de onboarding.
Pesquisas sobre o processo de onboarding comprovam que colaboradores integrados estão mais propensos a continuar na equipe e, mais, tornam-se mais produtivos, aumentando, também, os rendimentos da empresa.
No entanto, há um porém, essa integração precisa vir acompanhada de treinamentos e constantes projetos de capacitação. Apenas dessa maneira é possível manter o interesse dos colaboradores que, também, garantem o funcionamento do seu negócio.
Por fim, devemos esclarecer que o processo de onboarding não é complicado como parece, pelo contrário, a aplicação dele é simples e, na maioria das vezes, viável financeiramente. E, como você viu, seus benefícios podem ser decisivos para a longevidade da sua organização.
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