Às vezes, um projeto pode parecer inalcançável ou muito difícil de realizar. Mesmo que seja um grande sonho ou uma necessidade do momento, nem sempre sabemos o que fazer para alcançar tal objetivo.
Isso normalmente ocorre porque a ansiedade ao visualizar o resultado final nos paralisa. Imaginar que teremos de fazer algo tão grande ou que está longe do presente faz com que possamos pensar que é melhor deixar para amanhã ou, ao contrário disso, começar hoje mesmo, mas no lugar e do jeito errado.
A verdade é que fica muito mais fácil obter o resultado realizado quando dividimos o projeto em pequenas metas. Assim, não ficamos congelados diante de todas as tarefas e sabemos por onde começar.
Por isso, na hora de executar os projetos da sua empresa, é muito importante saber como fazer um plano de ação.
O que é um Plano de Ação?
Essa é uma forma de simplificar e agilizar os processos de um projeto, além de garantir que nenhuma etapa seja esquecida. Com um bom planejamento estratégico, é possível saber exatamente de onde partir e quais etapas seguir. Por isso, deve ser pensado a partir de um foco ou objetivo, que guiará todo o processo.
Essa estratégia pode ser aplicada de diferentes formas. Em alguns casos, pode se fazer um Brainstorming antes, para surgir ideias inovadoras, e depois, finalizar com o plano de ação, que não é apenas um planejamento, mas sim, uma organização que pensa todo o processo, desde a ideia inicial, passando pelo planejamento e seguindo até os resultados.
Isto é, o planejamento faz parte do plano, como parte fundamental, ou até mesmo, pode ser considerada a mais importante do processo. Por isso, continue nossa leitura para aprender a metodologia de planejamento 5w2h e, em seguida, como aplicar um plano de ação.
Ferramenta 5W2H
A ferramenta 5W2H, apesar de objetiva e simples, é muito útil para um planejamento. Consiste, basicamente, em responder às seguintes perguntas em inglês:
- What? (O que será feito?);
- Why? (Por quê?);
- Where? (Onde?);
- When? (Quando?);
- Who? (Quem irá fazer?);
- How? (Como será feito?);
- How much? (Quanto custará?);
Esse é um método que pode ser aplicado na maioria dos planejamentos, para organizar as ideias e, enfim, começar a colocar o plano em prática. Agora, veja a seguir, como fazer um plano estratégico utilizando o 5w2h.
Etapa 1: Foco
Essa é primeira etapa na hora de organizar um plano de ação e uma das mais importantes. Não há como planejar algo se não se sabe qual o objetivo. É muito importante ter o seu foco totalmente esclarecido. Antes disso, não passe para a segunda etapa.
Etapa 2: Planejamento
Depois de ter o seu foco estabelecido, comece a planejar. É o planejamento que dará base ao seu plano, e aqui você definirá todas as etapas.
Imagine qual é o resultado final que você espera. Faça a reflexão do que aconteceu um pouco antes do seu resultado e vá regredindo as etapas, sempre se perguntando o que ocorreu antes de cada coisa, até chegar no passo inicial. Vamos imaginar que o seu objetivo seja mudar o cardápio do seu restaurante.
Resultado final: Cardápios novos no restaurante.
Quais as etapas anteriores?
A gráfica imprimiu os cardápios > Mandaram os cardápios para a gráfica > O cardápio ficou pronto > Foi decidido o design > Alguém escreveu os novos pratos para o cardápio > Decidiram os novos pratos > Os pratos foram colocados à prova > Alguém cozinhou os pratos > Foram criadas as receitas novas > Estudaram quais seriam os melhores tipos de receitas.
Siga assim até chegar no primeiro passo. Desse modo, você saberá bem por onde começar e por quais etapas deve passar.
Depois, para cada tarefa dessas, aplique a ferramenta 5W2H e responda às questões: What?; Why?; When?; Where?; Who?; How? and How Much? Como mostramos acima.
Lembre-se: todas as fases devem ter uma data específica para conclusão. Nunca determine apenas a quantidade de dias. Marque a data de cada entrega no calendário.
Etapa 3: Ação
Você já definiu todas as tarefas, como e onde serão feitas e quem irá fazê-las. Agora é só começar a executá-las.
Dica: Deixe sempre apenas uma pessoa responsável por cada etapa, mesmo que essa tarefa envolva mais pessoas. As chances de um esperar pelo outro é bem menor quando há um único responsável. E fica mais provável das tarefas serem cumpridas nos prazos.
Etapa 4: Aperfeiçoamento
É muito importante que você monitore o seu plano e vá fazendo aperfeiçoamentos, quando necessário. Talvez tenha estipulado alguma data errada ou colocado alguém em uma função equivocada. Saiba observar seu plano em ação e mude-o se necessário.
Etapa 5: Resultado
Esse é um momento decisivo! Agora que você tem o seu resultado final, revise-o. Veja se ele está de acordo com o seu foco inicial e se não há nenhum ajuste ou aperfeiçoamento a ser feito. Arrume tudo que for necessário e seu resultado ficará incrível.
Pronto! Agora você está preparado para começar o seu plano de ação e colocar em prática aquele projeto importante.
Deixe seu comentário