Elaborar e colocar em prática qualquer tipo de projeto não costuma ser simples. Na maioria das vezes, falta planejamento adequado durante a elaboração e organização padronizada na sua aplicação. Sem a estipulação de um padrão de execução e supervisão, muitos projetos fracassam e ficam pelo caminho.
Pensando nisso, o Project Management Institute, o PMI - uma das instituições mais reconhecidas da área de gerenciamento de projetos - elaborou o guia PMBOK, visando disseminar boas práticas de gestão de projetos.
O que é PMBOK?
Project Management Body Knowledge, o PMBOK, ou, ainda, Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, é um guia elaborado pelo PMI que tem como objetivo padronizar e disseminar boas práticas de gerenciamento de projetos.
Mesmo que um dos seus objetivos seja apenas guiar a elaboração e a estruturação de projetos, o PMBOK não deve ser lido e posto em prática como um manual, pois, ele entende que cada projeto possui suas necessidades e particularidades. Certo?
O PMBOK define e entende projeto justamente como um esforço temporário e único. Ou seja, todo projeto deve ter um início, meio e fim e, cada um, por conta de suas especificidades, é diferente de outro.
Portanto, o PMBOK - desde sua primeira publicação, em 1996 - tem o intuito de descomplicar e auxiliar os gestores no desenvolvimento de projetos, fornecendo práticas eficientes, testadas e comprovadas por gerentes de projetos do mundo inteiro.
É importante, ainda, notar que o PMBOK não é uma metodologia, já que fornece uma visão geral sobre gerenciamento de projetos. O PMBOK é, de fato, um guia, pois deve ser utilizado como uma referência para o gerenciamento de projetos.
Por que utilizá-lo no gerenciamento de projetos?
A resposta é simples: além de ser um guia que garante possibilidades maiores de acertos, ele pode ser aplicado em qualquer projeto, em qualquer área e segmento.
Com a utilização do guia no gerenciamento dos projetos de sua empresa, você:
- Padroniza as atividades do gerenciamento do projeto;
- Melhora o fluxo de comunicação entre as partes envolvidas;
- Reduz a negligência de atividades importantes;
- Enfatiza o uso dos recursos de maneira eficiente;
- Controla o andamento do projeto;
- Diminui riscos;
- Potencializa as chances de sucesso do projeto.
Como dito anteriormente, seus conceitos podem ser aplicados em qualquer projeto, seja de baixa ou alta complexidade. Podendo, inclusive, ser aplicado na gestão de setores, como o de recursos humanos.
O guia PMBOK garante os benefícios citados, pois exige que haja controle do ciclo de vida dos projetos, indicando que se respeite as seguintes etapas:
- Iniciação;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e controle;
- Encerramento.
Além disso, o PMBOK é dividido em áreas de conhecimentos da gestão de projetos, instruindo o profissional a trabalhar da melhor maneira no gerenciamento de:
- Escopo;
- Tempo;
- Custos;
- Qualidade;
- Aquisições;
- Recursos humanos;
- Comunicação;
- Riscos;
- Partes interessadas;
- Integração.
Viu só? Enxergando os projetos como esforços organizados você entenderá o que o gerenciamento de projetos PMBOK tem a dizer e a ensinar. Por fim, vale ressaltar que possuir um exemplar do guia de 600 páginas no seu escritório ajudará no cumprimento dos objetivos propostos pela organização.
Deixe seu comentário