Nossa vida é feita de projetos e cada etapa dela é composta por novos objetivos e metas. Quando transferimos esse termo para o mundo empresarial, geralmente não há tempo nem recursos disponíveis para a dúvida, e, por isso mesmo, contamos com a ajuda da gestão de projetos.
Ao contrário de muitos projetos em nossas vidas, os projetos planejados dentro de uma empresa não deveriam - via de regra - sofrer com tais variações. Por isso, é preciso planejamento, persistência, monitoramento, e, claro, finalizar o projeto com sucesso.
O que é um projeto?
Antes de prosseguirmos, faz-se necessário fazer uma pequena diferenciação entre projetos e operações empresariais. Muitas organizações cometem esse deslize e, como consequência, acabam por não cumprirem seus objetivos.
As operações processuais de uma empresa são, geralmente, iguais, contínuas e repetitivas. Os projetos, por sua vez, são únicos e devem possuir um início, meio e fim. Os projetos, ainda, deverão conter um objetivo claro, serem realizados dentro de um prazo determinado e possuírem um conjunto limitado de recursos.
Os projetos são progressivos, ou seja, começam de um lugar e devem chegar a outro - dentro de um tempo estipulado e condições pré-estabelecidas. E, para que tudo isso aconteça, é necessário gerir esses projetos, a fim de que tudo saia como o planejado.
Gestão de Projetos: definição
A gestão de projetos é o conjunto de conhecimentos, habilidades, técnicas e ferramentas aplicadas no planejamento, execução e monitoramento de um projeto.
Em outras palavras, a gestão de projetos é a responsável por fazer com que os projetos aconteçam. E, para isso, o processo é dividido em 5 etapas, sendo elas:
- Início;
- Planejamento;
- Execução;
- Monitoramento e controle;
- Encerramento.
E para realizar tais etapas, é preciso saber qual é o tripé básico da gestão de projetos. São eles:
- Gestão de escopo;
- Gestão de tempo;
- Gestão de custos.
É preciso como compreender também o que é a premissa em gestão de projetos, pois, estas são associadas ao escopo do projeto que, para fins de planejamento, são dadas como verdadeiras.
No entanto, vale ressaltar que para realizar um gerenciamento de projetos eficaz é necessário que haja profissionais qualificados para tal, evitando, assim, correr o risco de investir recursos no lugar errado.
Como dito anteriormente, para gerenciar é preciso dispor dos conhecimentos e das habilidades necessárias, adquirindo o conhecimento das melhores práticas da gestão de projetos, como as recomendadas no guia PMBOK.
Além disso, é possível desenvolver - por meio de qualificações - conhecimentos, capacidades e habilidades para atuar como gestores da área. Isso é o que significa MBA (Master in Business Administration) em gestão de projetos. Ou seja, é possível contratar um gestor cuja formação seja nessa área específica.
Qual é a importância da Gestão de Projetos?
Como dito anteriormente, não há recursos financeiros e humanos para desperdiçar em projetos mal gerenciados. Estabelecer e ter à disposição uma equipe de gerenciamento de projetos reduz a porcentagem de erro.
O objetivo é concluí-los com sucesso, entregando ao cliente o produto ou o serviço requisitado com êxito, respeitando o tempo estipulado e utilizando apenas os recursos destinados ao projeto em questão.
A gestão é importante para sua empresa, pois, além de garantir sucesso e reduzir custos, demonstra maturidade frente ao mercado. Investidores e clientes buscam por isso.
Para deixar ainda mais claro a importância da gestão de projetos, listamos algumas das suas principais vantagens, veja abaixo:
Vantagens de aplicar a Gestão de Projetos
1. Controle dos processos
Com uma equipe de gestão fica mais fácil controlar o andamento dos processos do projeto, já que a equipe centraliza todas as informações. O gestor da empresa poderá, então, visualizar e controlar todas as etapas;
2. Cumprimento do calendário
Com o gerenciamento dos projetos, os atrasos no cumprimento do cronograma são diminuídos, já que é possível prevê-los, ficando, portanto, mais fácil contornar a situação e entregar o projeto dentro do período estabelecido;
3. Monitoramento dos lucros
Com a gestão de projetos é possível saber realmente quais foram os gastos com o desenvolvimento do determinado projeto. Por esse motivo, consegue-se, com mais clareza, calcular o retorno em cima do investimento;
4. Redução de riscos
Uma gestão atenta contribui para a redução de riscos e prejuízos, visto que consegue identificá-los a tempo de solucioná-los, diminuindo, consideravelmente, a margem de erro;
5. Agilidade na tomada de decisões estratégicas
Como a gestão apresenta todas as variantes do projeto, é possível tomar decisões de maneira mais rápida e eficaz;
6. Satisfação do cliente
Com a ajuda da gestão, como citado na vantagem de número 2, os projetos são entregues no prazo e com a qualidade esperada e, por isso, o cliente sairá satisfeito e as chances de retornar a fazer negócios com a sua empresa são maiores.
Por fim, reunindo todos os pontos citados acima, pode-se dizer, com certeza, que os benefícios de aplicar a gestão de projetos na sua empresa são muitos, garantindo, portanto, a elaboração de novas demandas de projetos.
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