GPTW é a sigla para Great Place To Work (ótimo lugar para trabalhar, em português), nome pertencente à organização que avalia as melhores empresas para trabalhar no mundo através de uma pesquisa de clima feita com os funcionários das instituições participantes.
O resultado dessa pesquisa é a conquista – ou não – de um certificado em forma de selo que, basicamente, serve para ser estampado com orgulho na "vitrine" de empresas para atrair talentos e aumentar o prestígio das marcas.
Afinal, cada vez mais, as pessoas buscam trabalhar em um ambiente saudável, justo e motivador, o que leva bons profissionais a optarem por aqueles onde há reconhecimento, mérito e uma boa cultura organizacional.
Se você tem um negócio e quer que ele se torne uma referência de bom lugar para trabalhar, comece tirando todas as suas dúvidas sobre o processo agora mesmo. Boa leitura!
O que é o GPTW e qual a sua importância?
GPTW significa Great Place to Work, que, em português, pode ser traduzido como “ótimo lugar para trabalhar”, e a sigla é comumente usada para se referir à certificação de renome internacional que avalia instituições usando alguns critérios definidos pela empresa emissora do selo, a Great Place to Work®.
Por ser um certificado de extrema relevância, o GPTW aumenta o prestígio e reconhecimento das organizações e ajuda a reter e atrair grandes talentos, além de dar margem para que as certificadas sejam vistas como a primeira opção de outras instituições na hora de fechar parcerias.
E como funciona o GPTW?
O método GPTW para avaliar o quanto uma empresa é boa de se trabalhar consiste, basicamente, em entrevistas com os funcionários, afinal, são eles que estão lá todos os dias e podem dizer, melhor do que ninguém, como é o ambiente de trabalho.
O objetivo do questionário é entender como funciona a relação empresa/colaboradores, o papel e o comportamento das lideranças, o reconhecimento, os benefícios e a comunicação e, com base na análise de um questionário que aborda todos esses aspectos, uma nota é dada à instituição participante.
Para ser considerada um bom lugar para trabalhar, ela precisa ter um desempenho de, pelo menos, 70% de aprovação, ou seja, 7 a cada 10 pessoas precisam estar muito satisfeitas no ambiente laboral para que o local consiga o certificado.
Em caso de sucesso ao passar pela avaliação e cumprir os requisitos, a empresa receberá o certificado Great Place To Work válido por 1 ano, atestando que é um dos melhores lugares do país para se trabalhar.
Como fazer a pesquisa de clima GPTW?
O primeiro passo é entrar em contato com o GPTW para entender melhor qual plano se adequa à realidade da sua empresa. Com o negócio fechado, uma equipe especializada da consultoria vai combinar um período para fazer a pesquisa e analisar os dados para, finalmente, bater o martelo.
Importante: a empresa participante paga apenas pelos custos da pesquisa. O GPTW deixa claro que o certificado não é comercializado sob nenhuma hipótese! |
Se interessou e quer saber mais detalhes? Confira o passo a passo com todas as etapas!
Solicite um horário com a consultoria GPTW
Acesse o site oficial do Great Place to Work® e se inscreva no programa. Ao se inscrever, você mostra que está de acordo com todas as regras e métodos usados pela consultoria responsável pelo estudo, e não pode interferir no questionário em nenhum momento.
A pesquisa é confidencial, e os funcionários precisam responder com total liberdade para que o resultado seja honesto e assertivo, sob pena de anulação do estudo.
Prepare-se para o período de pesquisa
A próxima etapa consiste em definir o período da pesquisa, que pode levar algumas semanas e, por isso, é importante se preparar.
A data será combinada com a organização e, enquanto isso, você pode conversar com os funcionários para explicar do que se trata, como será a rotina durante o processo e orientá-los de que todas as respostas devem ser 100% verdadeiras, além de lembrá-los que, embora seja importante, ninguém é obrigado a respondê-la.
Aguarde o período de pesquisa terminar
Estando tudo certo, seus colaboradores vão receber um questionário online, que deverá ser respondido anonimamente dentro do prazo predeterminado pela consultoria, garantindo que cada um se expresse sem medo de possíveis represálias.
As perguntas abordam cinco aspectos:
- credibilidade, mostrando a confiança que os funcionários têm na liderança;
- respeito, indicando se eles sentem que são tratados com dignidade;
- imparcialidade, apontando se as decisões são tomadas com justiça, equidade e sem favorecimentos por afinidade pessoal;
- orgulho, relatando se os funcionários se sentem satisfeitos e honrados por fazer parte da empresa; e
- camaradagem, indicando se existe uma cultura que valoriza a colaboração e o trabalho em equipe.
Com as respostas em mãos, a consultoria seguirá para o próximo passo.
Espere pelo resultado da avaliação
Ao término da pesquisa, começa o processo de análise, no qual a equipe GPTW compila todos os dados recebidos e analisa cada resposta, enquadrando-as em sua metodologia própria.
É no período após a interpretação dessas respostas que a pontuação será revelada.
Receba o feedback geral da pesquisa de clima
Aqui entra um detalhe importante: o GPTW não entrega apenas os resultados, mas também um relatório completo que mostra os seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado na organização.
Essa é a oportunidade perfeita para fazer uma autoanálise e traçar um plano para tornar o local cada vez melhor.
Recebimento do certificado – ou não
Caso sua empresa atinja a pontuação mínima exigida (70% de satisfação), ela receberá o certificado Great Place To Work por 1 ano.
E, se você quiser manter o selo por mais tempo, será preciso refazer a pesquisa anualmente para garantir que o ambiente permanece saudável e a empresa continua se esforçando para proporcionar um clima agradável, justo e recompensador aos funcionários.
Quer garantir sucesso já na primeira aplicação? As dicas abaixo podem ajudar!
6 dicas de como conseguir a certificação Great Place to Work
Para ser uma empresa com selo GPTW, é preciso transparência e investimento em pessoas. Além disso, a própria consultoria recomenda validar e divulgar a cultura organizacional, investir em employee experience, desenvolver as lideranças e fortalecer a cultura de confiança dentro do negócio.
Aí vai uma lista das principais orientações para você se preparar para o processo.
- Transparência na comunicação: fomente atitudes que promovam um ambiente no qual a comunicação seja direta, transparente e colaborativa. Encorajar a participação dos funcionários é fundamental para que eles se sintam como parte vital da organização e saibam que suas opiniões serão sempre levadas em consideração.
- Invista nas pessoas: todo profissional quer alcançar novos patamares na carreira, e sua empresa pode ser uma grande motivadora, por isso, considere investir em cursos e treinamentos dos funcionários, incentivando-os à melhoria contínua.
- Ofereça benefícios e invista em employee experience: amadurecer como empreendedor(a) é saber que salário não é tudo. Se possível, ofereça diferenciais que vão além do básico (transporte e alimentação), investindo no bem-estar e na saúde mental dos colaboradores com planos de saúde, academia e até auxílio-terapia, afinal, esse tipo de valorização impacta no nível de satisfação dos trabalhadores.
- Capacite os líderes: lideranças bem preparadas criam um ambiente de trabalho positivo, promovem a comunicação aberta e justa e reconhecem o esforço dos colaboradores, o que resulta em maior satisfação e engajamento dos funcionários, refletindo diretamente na avaliação positiva da empresa como um ótimo lugar para trabalhar.
- Fortaleça a cultura da confiança: a confiança promove um ambiente de transparência, respeito e colaboração, no qual todos se sentem valorizados e motivados, melhorando não só a satisfação e o engajamento dos colaboradores, como também a produtividade e a retenção de talentos, refletindo positivamente na pesquisa e contribuindo para a conquista do certificado.
- Espírito de equipe: incentive a interação das pessoas através de projetos conjuntos (entre dois ou mais departamentos) ou até com a criação de um espaço de entretenimento para ser usado nos intervalos. Isso desestimula a competitividade entre os setores e permite que os funcionários tenham uma visão de comunidade na qual todos trabalham pelo mesmo propósito.
E como um negócio é formado por pessoas, ter um time diverso ajuda a moldar uma perspectiva mais ampla para lidar melhor com os desafios diários. Nesse sentido, outro artigo publicado aqui, no blog da Coalize, fala mais a fundo sobre a diversidade e a inclusão nas empresas. Salve-o para ler em seguida!
Agora, depois de aplicar as dicas que você acabou de ler, pode se considerar preparado(a) para passar pelo processo que leva ao certificado GPTW. Boa sorte!
Deixe seu comentário