Você acredita que uma empresa com potencial e ânsia de crescimento possa caminhar rumo ao sucesso, registrando os dados de seus clientes em folhas de papel? Arquivando-os em caixas de papelão? Difícil, não é mesmo?
É nesse cenário que o onboarding se apresenta, pois este conceito - na prática - visa, justamente, proporcionar um fluxo de trabalho eficiente, acessível e passível de ser analisado. Assim, o método traz benefícios para os negócios que o utilizam a curto, médio e longo prazo.
Para esclarecer esse conceito, falaremos, a seguir, sobre o que é o processo de onboarding de clientes e porque sua empresa deveria adotar essa estratégia. Boa leitura!
O que é onboarding de clientes?
Onboarding digital de clientes é o termo utilizado para descrever a aplicação da transformação digital nos processos de cadastros de novos clientes, ou seja, a automação e digitalização do trabalho de coleta, verificação, armazenamento e gestão dos dados e informações dos consumidores e também parceiros.
Assim, busca transformar processos manuais em processos digitais, transformação que impacta na organização interna da empresa e no serviço oferecido aos consumidores, otimizando o trabalho e reduzindo erros.
Por exemplo, com o onboarding é possível integrar todos os registros em um único sistema, facilitando a análise dos dados e informações dos clientes, além de simplificar, da mesma forma, a avaliação do perfil de seus consumidores.
Desse modo, é possível desenhar uma estratégia que elimine equívocos e foque na melhoria dos processos já realizados e serviços fornecidos e, assim, melhorar inclusive a captação de novos clientes e a permanência da clientela conquistada.
Quando um negócio investe em onboarding de clientes, a coleta de dados dos documentos, por exemplo, poderá contar com o Reconhecimento Ótico de Caracteres - OCR, ferramenta que facilita a busca pelo registro em um futuro próximo.
Muito mais fácil do que ir em busca de uma informação em meio a tantas outras papeladas, concorda?
Por que meu negócio deve adotar o onboarding de clientes?
Partimos do pressuposto de que quem não se reinventa fica para trás, manter os processos de integração de novos clientes digitalizados é o mínimo para continuar sendo visado no mercado.
Além disso, pense nos benefícios já mencionados: qual organização não quer melhorar seu atendimento e otimizar seu tempo? Afinal, tempo é dinheiro.
Mas se ainda não conseguimos convencer você da necessidade de utilizar esse método, lá vai mais algumas vantagens da utilização da estratégia, veja:
- redução de riscos;
- aumento de produtividade;
- melhor experiência para os clientes;
- diminuição de custos.
Ainda poderíamos acrescentar: a transformação digital é o futuro! Sua empresa deve estar preparada para ele. Por isso, adote o onboarding de clientes e, se possível, estenda a utilização de tecnologias em todos os setores do seu negócio.
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