As empresas modernas não devem mais tolerar um gestor opressivo e “mandão”, ou seja, aquele chefe que apenas manda e não participa do trabalho com a equipe. Isso, porque, já está claro que esse tipo de administração não funciona.
O sucesso de um negócio está ligado à uma liderança que pratica uma gestão participativa e que sabe inspirar e motivar a equipe. Pois, entende a importância do capital humano para uma empresa. Isto é, um bom líder tem uma série de funções importantes, que vão muito além de apenas usar a autoridade e distribuir tarefas.
O papel do líder moderno
O líder ou gestor é o responsável por sua equipe. Nessa função, ele deve guiar os colaboradores em direção às suas metas e objetivos, garantindo que cada um deles aprenda e evolua profissionalmente, durante o processo.
Assim, podemos afirmar que o Líder Moderno é muito mais que um chefe, é um influenciador. Por isso, deve ser a pessoa mais respeitada do grupo, por sua personalidade e por seus atos, e não apenas por seu cargo. Desse modo, é papel do gestor estar sempre em um processo de aprendizagem e, com isso, poder ensinar e inspirar o seu grupo.
Atualmente, também é função do líder, planejar e organizar o trabalho da sua equipe com base em dados. Por esse motivo, é essencial que conheça as características das organizações formais modernas e da gestão de informação.
Continue a nossa leitura para entender melhor como o líder deve desempenhar seu papel nas organizações modernas.
Perfil do líder atual
- gosta de pessoas e pratica a empatia;
- sabe trabalhar em equipe;
- traça metas e objetivos claros;
- planeja o trabalho da equipe;
- se baseia em dados para tomar decisões;
- motiva e inspira a equipe;
- tem inteligência emocional;
- dá bom exemplo;
- fornece feedbacks diários aos seus colaboradores;
- participa das atividades diárias;
- tem boa comunicação;
- é ousado e busca fazer mais e melhor;
- procura conhecer cada membro da equipe;
- é pró-ativo;
- sempre traz novas ideias e soluções.
Como desempenhar uma gestão moderna
Veja, abaixo, as cinco características básicas das organizações formais modernas, para você se inspirar e aplicar na sua empresa.
1. Divisão do trabalho
Uma gestão moderna começa pelo ato de decompor os trabalhos complexos, dividindo as tarefas da equipe. A boa liderança começa no planejamento de trabalho.
2. Especialização
Ao dividir o trabalho, o gestor deve priorizar tarefas específicas aos mesmos funcionários, assim, formará especialistas para cada função. Contudo, o espírito do trabalho em equipe precisa estar presente, e todos devem se ajudar, sempre que necessário.
3. Responsabilidade e autoridade distribuídas
Ao longo do processo, os colaboradores devem receber responsabilidade e autoridade diferentes. Para que o líder não precise tomar todas as decisões sozinho, apenas as mais importantes.
4. Hierarquia
É essencial que o grupo entenda e respeite as suas hierarquias, por isso, elas devem estar muito claras. Cada membro da equipe deve saber qual a sua responsabilidade e qual a sua autoridade no trabalho.
Esses níveis de autoridade são essenciais para a organização e produtividade do trabalho, como também para a motivação do funcionário. Pois gera a possibilidade de crescimento dentro da empresa, além de valorizar publicamente aquele que têm mais responsabilidades.
5. Racionalismo
Trata-se do planejamento e da organização com base em dados, e não em pensamentos empíricos ou apenas ideias. Nesse quesito, é essencial que a empresa conte com um responsável pela contabilidade gerencial e que se atenha a uma gestão da informação.
Isto é, garantir que os dados da sua empresa sejam mensurados e analisados, desde os mais voltados ao financeiro até os mais relacionados ao Recursos Humanos. Isso irá dar embasamento na hora de tomar decisões, fazer planejamentos e organizar o trabalho de modo geral.
Quais os resultados de uma gestão moderna
- maior produtividade e lucratividade;
- decisões assertivas;
- motivação da equipe;
- aperfeiçoamento e crescimento do grupo;
- retenção de Talentos.
Se você não tem uma liderança humanizada e moderna na sua empresa, comece hoje mesmo. Leia também as 5 características de um bom líder e se inspire!
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