Na busca por colaboradores engajados e por um ambiente de trabalho produtivo, é essencial entender a importância de uma política de reconhecimento nas empresas.
No geral, uma política empresarial define as regras e as leis internas da organização e ajuda na tomada de decisões, no dia a dia. Ela é importante para que cada colaborador conheça suas expectativas referentes ao trabalho e suas ações, bem como quanto ao seu comportamento.
Quando o líder sabe a hora certa de dar um elogio para equipe de trabalho, os funcionários sentem-se mais valorizados, motivados e felizes, profissionalmente. Além de terem uma noção mais ampla sobre como desenvolver suas tarefas, para atender às expectativas da empresa.
Por que elaborar uma Política de Reconhecimento?
Funcionários que não se sentem motivados podem diminuir o desempenho ou mesmo deixar a empresa. Se você quer reduzir o índice de turnover, aumentar a produtividade e gerar mais lucros, é fundamental dar bons feedbacks para os colaboradores.
E vale lembrar que reconhecê-los vai além de dar um simples elogio à equipe de trabalho, vale a pena pensar em investir na qualificação, planejamento de tarefas e deixá-los cientes dos resultados, dando todo o amparo necessário.
Confira, a seguir, um passo a passo para aplicar uma Política de Reconhecimento:
1. Saiba o que realmente importa para os funcionários
Nem sempre o que é um reconhecimento para alguém também o é, para todo mundo. Por isso, conheça seus colaboradores e saiba o que realmente é importante para cada um deles.
Perceba o que eles estão precisando, qual benefício pode servir de reconhecimento e o que não é tão interessante para eles.
2. Qualifique seus colaboradores
Dar acesso à qualificação também é uma forma de reconhecer seus funcionários. Um bom profissional sabe o quanto é importante manter-se atualizado e ativo nos estudos.
Porém, nem sempre há tempo e/ou dinheiro para isso. Se você puder dar essa oportunidade aos integrantes da sua empresa, faça-a! Será um ótimo reconhecimento.
3. Tenha um plano de ação
Essa dica pode parecer estranha, afinal o plano de ação não parece ser uma forma de reconhecimento, certo? Porém, ele é, sim.
Para que seus colaboradores sejam reconhecidos, normalmente, é exigido que eles alcancem bons resultados - seria, no mínimo estranho, reconhecimento sem cumprimento de um bom trabalho. É nesse ponto que entra o planejamento estratégico.
Se os seus colaboradores têm acesso a um plano eficaz, na hora de colocar em prática os objetivos da empresa, as chances de obterem um bom resultado é muito maior e, assim, conquistarem bom feedback.
Além disso, muitas pessoas sentem-se motivadas e inspiradas por conseguirem colocar em prática um plano e alcançar uma meta.
4. Deixe os resultados visíveis
Contar os resultados apenas nas reuniões não é tão produtivo quanto tê-los visíveis em tempo real. Desse modo, ter um Dashboard ou quadro de gestão à vista, de preferência digital, para acesso dos funcionários, pode ser uma boa forma de reconhecimento.
Assim, todos poderão ver o desempenho de cada equipe ou setor, tornando instantâneo aquele feedback, que viria só na próxima reunião.
Além de tudo, ter noção de como está fluindo o trabalho e em qual direção estão indo os números, é imprescindível para corrigir comportamentos em tempo e prevenir fracassos.
5. Dê feedbacks privados e públicos
É importante pensar em dois exemplos de elogio profissional: privado, só você e o funcionário; e o público, aquele realizado na frente da equipe toda.
Isto porque algumas situações exigem um posicionamento e feedback em grupo, concedendo ao colaborador o prestígio devido. Mas, em outras situações, é mais interessante conversar particularmente.
É fundamental, também, saber como se sente o funcionário em relação a isso, e optar pelo estilo de feedback que o deixe mais confortável e motivado.
6. Demonstre confiança na equipe
Uma política de reconhecimento deve ser pautada na confiança nos seus funcionários.Quando você demonstra não confiar no trabalho da equipe, significa que você não acredita que eles são bons o suficiente - e essa é a forma mais clara de não reconhecer o esforço de cada um.
Por esse motivo, demonstre confiar na sua equipe.
7. Invista em um pacote de benefícios
Qualidade no ambiente de trabalho é fundamental, assim como qualidade de vida, de modo geral. Por essa razão, um pacote de benefícios corporativos é tão importante.
Possuir acesso a uma saúde de qualidade, horários flexíveis e, até mesmo uma sala de descanso agradável na empresa, pode ser o diferencial para a motivação dos seus colaboradores.
E você, já sabe como reconhecer e motivar sua equipe?
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