Manter uma equipe motivada não é tarefa fácil. Entre as estratégias disponíveis, o programa de incentivo surge como ferramenta indispensável na hora de engajar a equipe para alcançar melhores resultados.
O clima organizacional pode sofrer diversas alterações, seja com interferências internas ou externas. Por isso, é importante estar preparado para atuar de forma positiva, buscando manter um grupo motivado e altamente produtivo.
O que é um programa de incentivo profissional?
O programa de incentivo busca ampliar o rendimento e potencializar os resultados dos colaboradores e equipes em geral, utilizando um sistema de metas e recompensas.
O intuito é estimular a produtividade e, consequentemente, melhorar os números, reconhecendo o engajamento e o comprometimento dos colaboradores.
Estrutura dos programas de incentivos nas empresas
Motivação é o primeiro passo na construção de um programa de incentivo. Antes de se preocupar com as metas, é necessário um olhar atento para a equipe. Identificar seus anseios é o caminho, assim, as recompensas serão compatíveis e terão o impacto desejado. Serão quase personalizadas.
Uma boa opção é convidar a equipe para auxiliar no processo de criação de metas e prêmios. Confiança e comunicação agradecem.
Reconhecimento e recompensa caminham juntos no programa de incentivo. É preciso garantir que a dedicação e o empenho sejam enaltecidos, e, finalmente, premiados.
Motivação + reconhecimento + recompensa = melhores resultados
As recompensas devem estar sempre relacionadas às suas respectivas metas, como:
- Média de faturamento;
- Meta de redução de custos;
- Meta de prospecção de clientes;
- Cumprimento de prazos; entre outros.
Em relação aos benefícios, relembre alguns obrigatórios previstos na CLT:
- Vale-transporte;
- Adicional noturno;
- Férias remuneradas;
- Décimo terceiro salário; entre outros.
E, falando efetivamente sobre recompensas, receber aquele bônus salarial, após o cumprimento de uma meta é muito bom. Mas, vale a pena ser criativo e buscar prêmios que proporcionem experiências novas e, talvez, inesquecíveis, veja algumas ideias:
- Um dia no spa;
- Viagem com a família, com as despesas pagas;
- Ingressos para shows e espetáculos;
- Ingressos para os melhores parques e eventos na cidade; entre outros.
Outro ponto é o tempo entre a conquista e a recompensa. Esperar pelo próximo mês ou ainda mais dias e meses, pode ser frustrante. Entregue o prêmio assim que o resultado for obtido.
Como planejar os melhores programas de incentivos nas empresas?
A resposta é simples: conheça sua equipe! Uma organização preocupada com seus colaboradores é o sonho de todo profissional. Manter a comunicação clara e objetiva é a chave para o sucesso.
O grupo precisa conhecer todas as partes do programa de incentivo. Os detalhes devem ser claros:
- como irá funcionar;
- quais serão as metas;
- quais serão as bonificações.
Não dê espaço para futuros mal entendidos.
Benefícios de implantar um programa de incentivo
Equipe motivada, aumento da produtividade e melhores resultados, somente para citar alguns dos benefícios. Um programa de incentivo bem executado aproxima a empresa de seus objetivos, qualitativa e quantitativamente.
A empresa cresce, desenvolve-se e melhora sua imagem frente ao mercado. E é desse modo que a atração e retenção de talentos também aumenta, formando e mantendo equipes de alta performance.
Viu só? Benefícios tem efeito dominó: colaborador motivado significa melhores resultados para a empresa. É um investimento que tem sempre um retorno positivo.
Deixe seu comentário