Recrutamento e seleção: tipos, etapas e vantagens

Veja quais os tipos de recrutamento e seleção realizados atualmente, conheça as técnicas para executar cada processo adequadamente, entenda quais profissionais precisam estar envolvidos nas etapas e como avaliar os resultados depois.

Recrutamento e Seleção

Quando uma empresa escolhe e contrata novos profissionais para trabalhar dentro dela, está realizando o chamado “processo de recrutamento e seleção” (R&S). Esse processo cabe especificamente ao setor de RH da organização e a profissionais especializados em gestão de Recursos Humanos, administração e psicologia.

Um bom recrutamento e uma boa seleção têm como características a eficácia e a otimização de tempo, mas não deixam de lado a humanização: é através do alinhamento de todos esses fatores que o processo causa impactos positivos para o clima organizacional, o fortalecimento da imagem e da reputação da empresa e a redução de custos e de rotatividade, entre outros.

Ao fazer “recrutamento e seleção”, a organização que busca por novos colaboradores para preencher suas vagas de emprego deve filtrar profissionais com competências práticas e teóricas e que, ao mesmo tempo, se destaquem em termos de soft skills - habilidades humanas e sociais e inteligência emocional.

Deve também analisar o alinhamento dos candidatos com a sua cultura e suas visões e valores e muito mais.

Veja a seguir quais as etapas fundamentais para um bom processo, quais os benefícios de segui-las do início ao fim e quais os diferentes modelos de recrutamento e seleção existentes hoje em dia.

Recrutamento e seleção: o que é?

O processo de recrutamento e seleção começa na definição de quais vagas estão disponíveis e do perfil de profissionais buscados para preencher cada uma das vagas. Para acontecer, ele também precisa de etapas muito bem traçadas e da atribuição de responsáveis pelo acompanhamento de cada uma dessas etapas, bem como pela avaliação, escolha ou “eliminação” dos candidatos depois que elas acontecerem.

Outro ponto importante para o processo: traçar previamente um plano para estabelecer e manter a comunicação com candidatos. Considerando através de quais canais serão repassadas informações sobre seguir ou não para a próxima etapa, qual o tom utilizado e até mesmo qual vocabulário usar ou não em cada informativo.

Seguindo à risca o plano de comunicação traçado, a empresa estará agindo de forma humanizada, ética e transparente com cada pessoa que busca um emprego.

Devemos ressaltar: existe uma diferença entre recrutamento e seleção e as duas palavras não são sinônimos umas das outras, mas complementares umas às outras. O recrutamento é uma parte do processo e a seleção é outra.

Primeira parte: Recrutamento

Envolve a abertura de vagas propriamente dita e a atração de candidatos qualificados.

Segunda parte: Seleção

Depois de os candidatos já terem sido atraídos e filtrados, serão avaliados na parte de seleção e selecionados para as vagas disponíveis.

A seleção não existe sem o recrutamento e vice-versa e dentro deles acontecem várias etapas sobre as quais falaremos no próximo tópico.

Etapas do processo de recrutamento e seleção

Um processo de recrutamento e seleção de pessoas costuma englobar diversas etapas e um fluxo de contratação completo. Entenda.

Alinhamento

Sobre a vaga que está disponível, análise de funções a serem desempenhadas pelo futuro contratado e de competências necessárias para a vaga, traçado do perfil de colaborador buscado para cada vaga, definição de horários de trabalho e remuneração, controle de jornada, etc.

Divulgação da vaga

Em canais on-line e/ou off-line nos quais a empresa tenha certeza de que possíveis candidatos estarão presentes.

Prospecção dos candidatos

Recebimento e triagem de currículos de forma automatizada ou não. Um trabalho realizado, preferencialmente, pelos profissionais de RH em conjunto com gestores e lideranças.

Contato inicial (remoto)

Com os candidatos escolhidos para participar do processo e agendamento de entrevista presencial ou virtual e/ou de dinâmica de grupo e realização da entrevista e/ou dinâmica.

Análises e testes

Análises de comportamento e testes de conhecimento.

Verificação de dados

Análise também das informações fornecidas pelos candidatos que foram selecionados para seguir adiante a partir das análises e testes. É imprescindível que todas as informações sejam comprovadamente verdadeiras tanto para o processo de admissão quanto para o de demissão de um funcionário. Sempre.

Comunicação, agradecimento e proposta

Agradecimento aos candidatos que não foram selecionados e apresentação de proposta de trabalho aos que avançaram no processo.

Contratação e integração

Recepção e treinamento onboarding dos que aceitaram a proposta e se tornarão parte do time.

A imersão dos candidatos em possíveis cenários e desafios de soluções de cases também podem fazer parte da seleção e, quando acontecem, geralmente ficam inseridos depois dos testes iniciais de comportamento e conhecimento.

Toda e cada etapa deve ser acompanhada e monitorada por um profissional de RH que esteja inteirado sobre o processo e os participantes, mas, além deste especialista, outras figuras importantes participam de momentos específicos. Saiba mais.

Quais profissionais participam do processo de recrutamento e seleção?

Profissionais de RH no geral, especialistas em gestão de RH, profissionais de administração e até mesmo psicoterapeutas devem ser escalados para participar do processo de recrutamento e seleção de uma empresa.

Quando desenvolvido com o máximo de cautela e atenção, inclusive com a intenção de reduzir gastos e turnover, o processo envolve recrutadores, headhunters, consultores, analistas e psicólogos.

Recrutador e headhunter

O primeiro é a pessoa que atrai talentos no geral e o segundo é responsável por preencher vagas com requisitos específicos, como aquelas para posições mais estratégicas ou de liderança.

Eles podem trabalhar juntos no mesmo processo, bem como pode haver apenas um recrutador ou apenas um headhunter em determinado recrutamento.

Consultor ou business partner

Define as vagas que serão divulgadas e os critérios para candidatura e seleção; tem como objetivo garantir que o recrutamento seja eficiente e a seleção otimizada.

Analista

Organiza e administra o processo seletivo do início ao fim. É uma pessoa técnica, que se envolve em várias etapas e reconhece e repassa aos outros a importância de realizar recrutamento e seleção por competências. Fica responsável também pela comunicação e por feedbacks.

Psicólogo

Participa especificamente das entrevistas, avaliações e testes e precisa estar muito alinhado com os objetivos e propósitos tanto da vaga quanto da empresa como um todo.

Uma dúvida muito comum nesse processo todo é se não tem problema não ter psicólogo no meu processo de recrutamento e seleção e, na verdade, tem problema sim. Afinal de contas, a ausência deste especialista no R&S deixa toda a avaliação de um candidato mais genérica e rasa, o que aumenta as chances de a pessoa escolhida não ser, de fato, ideal para a vaga e de falhas no processo de admissão.

Seja qual for o tipo de processo que a sua empresa pretenda fazer, tenha a garantia de que contará com todos estes profissionais e de que eles estão habilitados em termos de técnicas de recrutamento e seleção. O custo-benefício a médio e curto prazo vale muito a pena!

5 tipos de processos de recrutamento e seleção

Atualmente, existem cinco diferentes tipos de recrutamento e seleção que são mais comumente aplicados em empresas ao redor do país e do mundo. Eles recebem os nomes de processos: recrutamento interno, externo, misto, digital ou online e às cegas.

1.  Recrutamento externo

Acontece quando as vagas disponíveis estão abertas somente para profissionais que ainda não fazem parte da empresa contratante.

É feito para a busca de novos talentos, atualização das equipes e inserção de novas pessoas e ideias no cotidiano da empresa. Essas pessoas chegam com alto nível de motivação e dispostas a compreender, aceitar e absorver novas práticas implementadas na organização.

2.  Recrutamento interno

É feito somente para quem já trabalha na empresa e tem interesse em trabalhar em outra vaga ou outro cargo. Fica, portanto, restrito a profissionais do próprio time da organização e ajuda a reduzir custos, satisfazer necessidades dos colaboradores, aumentar moral e reter talentos, inclusive aqueles que buscam estabilidade no trabalho.

3.  Recrutamento misto

Como o próprio nome já diz, mistura o processo externo e o interno e abre vagas tanto para quem já faz parte da empresa quanto para profissionais que estão no mercado. Ao mesmo tempo que permite à organização receber novos talentos, também pode possibilitá-la valorizar os que já trabalham para ela.

4.  Recrutamento online

Também chamado de processo digital de recrutamento e seleção, tem todas ou quase todas as etapas de qualquer outro processo tradicional, mas acontece remotamente.

Para realizá-lo de forma adequada, o mais indicado é que as empresas utilizem ferramentas específicas de recebimento e filtragem dos currículos e também para a realização de entrevistas e dinâmicas.

5.  Recrutamento e seleção às cegas

É aquele processo cuja fase de filtragem e análise dos currículos não leva em consideração informações como gênero, idade ou raça dos candidatos. Está diretamente ligado à cultura de pluralidade e diversidade das empresas.

E, afinal, qual o melhor tipo de recrutamento?

Aquele realizado de maneira completa, com todas as etapas executadas do início ao fim, com cautela e atenção e acompanhadas por profissionais capacitados. Além de ser o melhor, será o que trará mais benefícios.

Quais os benefícios de um bom processo de recrutamento e seleção?

Um processo bem estruturado tem as seguintes vantagens para qualquer empresa:

  • redução de custos com contratações, treinamentos e demissões;
  • diminuição de turnover (rotatividade) dos colaboradores;
  • fortalecimento e melhora da cultura organizacional;
  • aumento dos níveis de felicidade e satisfação dos funcionários;
  • aumento da produtividade;
  • diminuição de faltas e atrasos (absenteísmo);
  • aumento do número de pessoas completamente qualificadas e capacitadas para crescerem junto com a companhia;
  • preservação da reputação e da imagem da empresa no mercado; e
  • atualização de equipes para diversificá-las e ampliar seus horizontes de pensamento e formação de novas equipes com muito mais facilidade.

São muitos benefícios mesmo!

Quando feito de forma estratégica dá para contratar as pessoas certas, trazendo frutos para serem colhidos por bastante tempo. Acredite!

Como ser estratégico no recrutamento e na seleção?

Ou, se preferir, como contratar as pessoas certas? Temos algumas dicas.

  1. Experimente usar o LinkedIn como plataforma profissional e procure talentos por lá. Outra ideia é pedir indicações, se achar válido.
  2. Ofereça um plano de carreira.
  3. Acrescente os detalhes mais importantes sobre a vaga ao próprio anúncio e tenha bastante critério ao redigi-lo. Assim, será maior a tendência de aparecerem candidatos que mais se adequem às exigências e necessidades.
  4. Aplique o mesmo critério a todas as outras fases do processo seletivo e selecione pessoas dentro da empresa que dediquem sua atuação única e exclusivamente para o processo enquanto ele estiver acontecendo.
  5. Antecipe-se em relação às perguntas que serão feitas a cada candidato e não deixe para planejá-las somente no momento do cara a cara: trace um roteiro de entrevista de emprego.
  6. Escolheu os possíveis contratados? Explique em detalhes todas as informações necessárias sobre a empresa e sobre a função que eles irão exercer e abra o jogo sobre a jornada de trabalho. Deixe que eles ponderem a ideia do novo emprego também.

Faça questão de ter, nos processos online, o mesmo profissionalismo e acompanhamento especializado que teria em processos tradicionais e tome cuidado com a personalização da comunicação; a linguagem equilibrada e nem tão formal, nem tão informal; a gentileza com os candidatos a sua valorização.

Se quiser, invista em tecnologias específicas para RH que ajudem na recepção e filtragem dos currículos ou até mesmo na análise comportamental de cada pessoa: pesquise e conheça mais sobre “recrutamento 2.0” e descubra como e por que aplicá-lo por aí.

Uma boa ideia é optar também por uma ferramenta de admissão digital. Você já conhece a solução oferecida pela Coalize? Através dela é possível solicitar a documentação admissional a distância sem exigir cópias impressas, criar contratos personalizados em questão de minutos e customizar cada admissão, entre outras coisas.

Finalmente, avalie os resultados

Reúna RH e gestores para definir alguns indicadores de recrutamento e seleção relacionados à performance e aos resultados do processo que vocês decidiram implementar na empresa e faça avaliações destes indicadores para saber como estão as coisas. Podem trazer boas métricas as análises de:

  • qual o tempo médio de fechamento de cada vaga aberta;
  • quantas vagas foram preenchidas dentro do prazo estabelecido e quantas não foram;
  • em quantos dias, semanas ou meses cada novo colaborador conseguiu se adaptar às exigências e aos processos da vaga para a qual foi selecionado;
  • nível de turnover;
  • custos de contratações e treinamentos; e
  • porcentagem de propostas aceitas e recusadas.

Os resultados não aparecem de uma hora para a outra, mas ver a sua evolução e por que ela está acontecendo é algo completamente satisfatório.

Entre 300 gerentes gerais, CIOs e CFOs ouvidos por uma pesquisa da empresa de recrutamento Robert Half, mais de 40% assumiram ter feito alguma contratação equivocada no ano passado. A maioria porque checou apenas habilidades técnicas e “ignorou” habilidades comportamentais (68%) ou porque quis acelerar o processo de seleção (65%).

Fuja destas estatísticas.

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